como atrair clientes para sua loja virtual

Como melhorar seu site e atrair clientes para sua loja online?

Entender como atrair clientes para a loja virtual é muito importante para manter o negócio em alta. Quando falamos de lojas pequenas e que estão começando, a atração de usuários é ainda mais crucial.

De acordo com dados do índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro avançou 24,21% em setembro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Mesmo com a abertura total do varejo físico, o comércio eletrônico não perdeu fôlego e deve fechar 2021 com um novo recorde em vendas e faturamento.

Mas se a demanda cresce, a concorrência também. O país já tem quase 1,6 milhão de lojas online, levantamento feito pelo PayPal em parceria com a BigDataCorp. Como se destacar nesse meio e atrair clientes para sua loja virtual?

Confira dicas!

Como atrair clientes para loja virtual?

Existem muitas ações que podem ser aplicadas para atrair clientes para sua loja online. O lojista pode atuar tanto visando um tráfego orgânico (não pago) quanto um tráfego pago (anúncios). Ambas as estratégias são válidas e potencializam a atração de clientes quando combinadas.

Vamos a um passo a passo de como melhorar seu site para atrair mais clientes para o seu e-commerce.

Verifique se está tudo certo no seu site

Antes de criar uma estratégia de atração de clientes, é preciso saber se o site está preparado para receber esse público. Para acompanhar as métricas do seu site, conecte ele com o Google Analytics, que é gratuito.

Para veicular anúncios pagos levando para sua loja virtual, será necessário instalar Pixels (do Facebook e Instagram) e Tags (do Google Ads). Tratam-se de códigos que são instalados no seu site e conectam as plataformas de anúncios a sua loja virtual.

Por meio desses códigos, é possível fazer o que chamamos de remarketing, ou seja, passar a exibir anúncios para usuários que já visitaram sua loja virtual.

Dica extra: use o PageSpeed, ferramenta gratuita do Google, para checar como está a velocidade de carregamento do seu site. Páginas que demoram para carregar afastam clientes.

Veja como o site funciona no mobile

O número de usuários que compram pelo celular já é muito maior do que aqueles que compram pelo computador. Por isso, ter uma loja virtual que funcione bem no mobile é fundamental.

Cheque como sua loja funciona no celular, faça toda a jornada de compra e observe em quais passos a jornada pode ser melhorada (ou simplificada).

Cheque o layout

Cheque também a disposição dos menus e a facilidade de navegação na sua loja virtual. O cliente consegue pesquisar o que procura de maneira fácil e rápido? Se não, é importante repensar o layout da sua loja.

Outra questão muito importante é verificar se o caminho que o cliente precisa percorrer até a compra é claro o suficiente. Os botões estão claramente expostos? As informações que ele precisa preencher são pedidas de maneira clara?

Para atrair clientes verifique se o processo de compra do seu site e simples e rapido.
Faça a jornada de compra que seu cliente faria em sua loja virtual e verifique se o processos é simples, rápido e eficaz. (Foto: FreePik)

Verifique as páginas dos produtos

O cliente online quer ter o máximo de informações possíveis antes de decidir pela compra. Ao cadastrar os produtos, capriche no título, na descrição e nas fotos dos produtos.

Não coloque apenas uma foto por produto (um erro bastante comum) e, caso seja possível, adicione vídeo do produto sendo usado. Isso influencia muito na decisão de compra e com certeza vai atrair clientes.

Também é importante que preço, condições de pagamento e opções de frete sejam claramente exibidos. Sem essas informações visíveis, o cliente perde rapidamente o interesse e vai procurar o produto em outra loja virtual.

Prepare suas redes sociais para atrair clientes

As redes sociais, especialmente o Instagram, podem ser complementos de venda muito importantes para sua loja virtual para ajudar a atrair clientes.

Se mantenha ativo no Instagram (e em outras redes que façam sentido para sua marca) e use a plataforma tanto para chamar tráfego para o e-commerce quanto para exibir produtos, mostrar como usar, mostrar pessoas usando, etc.

Invista em tráfego pago para atrair clientes

A maior vantagem das campanhas de mídia é poder investir a quantidade de dinheiro que quiser, podendo começar com pouco e ir aumentando a medida que o retorno for aparecendo.

Outra vantagem de ferramentas como o Google Ads e o Gerenciador de Anúncios do Facebook é conseguir aplicar filtros para exibir os anúncios. É possível atrair pessoas de determinado lugar, faixa etária e gostos.

O primeiro passo para criar uma campanha de mídia paga é definir o objetivo da campanha. Você quer aumentar tráfego? Divulgar sua loja? Vender um produto específico?

Definido o objetivo, é hora de escolher a ferramenta ideal para exibir os anúncios e qual será o público-alvo que vai ser impactado por aquela campanha.

Invista em tráfego orgânico

Tráfego orgânico é aquele espontâneo, que chegou a seu site sem ter sido pago.

Uma maneira de atrair tráfego orgânico é através da criação de conteúdo, que vai chamar a atenção do público e levá-lo até sua loja virtual. Conteúdos em texto (através de um blog), em vídeo (no Youtube, Instagram, TikTok) e envio de ofertas por e-mail e WhatsApp são maneiras orgânicas de atrair clientes para sua loja online.

Gostou das dicas? Siga o Plugar Ideias no Instagram e receba muito mais conteúdos como esse!

Deixe uma resposta