o que e branding marketing

O que é branding marketing?

Saiba o que é branding marketing e qual a importância dessa área dentro do marketing!

Quando começamos a estudar marketing ou trabalhar na área, um mundo de novas terminologias e possibilidades se abre.

O marketing digital se tornou tão grande e importante que as empresas precisaram dividi-lo em pequenas áreas, cada uma focando em um conjunto de estratégia e, frequentemente, em um canal diferente.

Neste sentido, temos o branding marketing, uma ala dentro do setor dedicada ao cuidado com a marca e a criação de conteúdos para promovê-la das mais variadas maneiras.

A seguir, saiba detalhes sobre o que é branding marketing e quais as estratégias mais comuns usadas por profissionais que trabalham tendo essa área como foco. preparado?

O que é branding marketing?

A palavra branding é inglesa e significa ‘marca’. Branding marketing é, portanto, o marketing voltado para a marca. A primeira vista isso pode confundir algumas pessoas: todo marketing não tem a finalidade de promover a marca?

Indiretamente, sim. Mas nem todas as estratégias de marketing têm como foco principal a promoção da marca. Algumas delas focam em conversão, atração de novos clientes, educação da audiência e outros objetivos mais ligados ao dia a dia do negócio.

O branding marketing é um conjunto de ações que tem como objetivo principal colocar a marca no centro das atenções. Quando dizemos que vamos construir um conteúdo ou uma campanha focada em branding, estamos falando que a mensagem mais forte ali será a divulgação da marca.

📍 O cuidado do branding com a marca é estendido a tudo relacionado a ela: nome, slogan, logo, valores, símbolos e por aí vai.

Isso não significa que haverá pessoas no setor de marketing dedicadas exclusivamente ao branding. Muitas vezes, o que acontece é que todos os profissionais do setor estão alertas sobre a importância de divulgar a marca e o fazem de vez em quando, alternando conteúdos e ações que visam educação e conversão com peças mais voltadas ao branding.

Como o branding marketing é feito?

Existem diversas maneiras de construir uma campanha voltada ao branding. Essa maneiras podem envolver o marketing digital e as mídias tradicionais (televisão, revistas, jornais, etc).

Muitas das campanhas de branding marketing tem um objetivo explícito de divulgar a marca. Nessas ações, o conteúdo deixa claro que se trata de uma ação voltada a determinada marca.

Mas o que a maioria dos especialistas discutem atualmente é que esse modelo de branding marketing que tenta agressivamente empurrar um produto ou serviço está fazendo cada vez menos sucesso.

📍 As pessoas buscam marcas que inspiram. Elas estão a procura de marcas que reflitam parte de sua personalidade e que sejam capazes de comunicar isso.

É por isso que o mercado está muito mais voltado a campanhas de branding marketing com caráter mais inspiracional. Sabe aquele comercial de televisão que traz histórias reais e emocionam e que você só descobre que está relacionado a uma marca no final dele? É disso que estamos falando.

Marcas como Dove, Coca-Cola e Itaú são bastante conhecidas por investirem forte nesse tipo de campanha. É o que chamamos de storytelling, ou seja, saber contar uma história que inspire e marque quem estiver assistindo.

Mas não é qualquer história. As campanhas de branding que usam storytelling precisam criar roteiros que reflitam os valores que a marca carrega e pelos quais ela gostaria de ser conhecida.

É por isso que antes de começar a trabalhar o branding marketing de uma empresa, é necessário definir com clareza os valores da organização, suas personas e os objetivos do negócio.

Em resumo, toda campanha de branding marketing de sucesso terá gabaritado os seguintes pilares:

  • deixará claro quais os valores da empresa
  • contará histórias que transmitam esses valores (reais ou ficcionais)
  • terá personas em mente ao produzir o conteúdo
  • saberá com clareza quais objetivos pretende atingir com aquela campanha

Mas toda campanha de branding marketing precisa ser em vídeo?

Formato de uma campanha de branding

O vídeo é a mídia favorita das empresas para a criação de campanhas de branding marketing, mas não precisa (e nem deve) ser a única. Ações de branding podem ser feitas em qualquer mídia: texto, imagens, postagens nas redes sociais, podcasts, etc.

Aliás, uma campanha de branding pode envolver todas as mídias da empresa.

Por outro lado, no dia a dia, conteúdos de branding podem ser criados para apenas determinados canais, como um post no Instagram ou um texto no blog, por exemplo.

Parcerias com influenciadores para que eles comuniquem a marca também é uma ação de branding. Aqui, novamente, vale aquele cuidado de tentar criar um roteiro mais focado em mostrar o que a empresa faz de bom do que em vender explicitamente. [Ações com influenciadores voltadas explicitamente a venda também são comuns, mas nesse caso se trata de uma estratégia de conversão, não branding]

O mais importante é entender que branding marketing é muito mais do que a velha publicidade. Trata-se de comunicar os valores da empresa com o público através de conteúdo. Quando bem feito, ele tende a reforçar a imagem da marca de tal maneira que ela se torna reconhecível apenas pelo estilo de conteúdo que produz (lembra dos conteúdos únicos da Red Bull?).

Portanto, ao estruturar ações de branding, se pergunte incansavelmente: como eu gostaria que minha empresa ficasse conhecida? Pelo que eu quero que ela seja lembrada? Minha empresa tem um perfil mais descontraído ou mais sério? Se ela fosse uma pessoa, qual arquétipo a definiria? Teria uma personalidade de mãe (que cuida, protege), de amigo (que ajuda, aconselha), de heroi (que salva dos problemas, tira das enrascadas) ou outro?

Ter essa visão clara sobre a marca que se pretende comunicar é muito importante para criar campanhas que vão acertar em cheio os objetivos estipulados.

Gostou do texto? Siga o Plugar Ideias no Instagram e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

(Imagem de capa: Divulgação Dove)

Deixe uma resposta