Como fazer remarketing no Facebook e no Google Ads

Como fazer remarketing no Facebook e no Google Ads?

Já ouviu falar em remarketing? Essa é uma das funções mais legais dentro do universo dos anúncios digitais, sendo particularmente útil para aqueles que possuem um negócio na internet e querem turbinar suas vendas. Mas, como fazer remarketing? Descubra neste artigo!

Só para se ter uma ideia do tamanho do mercado digital, uma pesquisa recentemente divulgada pelo Neotrust mostrou que o comércio eletrônico registrou 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses deste ano. Esse número representa um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020.

É possível fazer remarketing usando diferentes ferramentas, pois o princípio de ação dessa estratégia é o mesmo. Mas, afinal, como fazer remarketing? Descubra as respostas a partir de agora. 

O que é remarketing?

Remarketing é o ato de impactar novamente alguém que já passou pela sua loja virtual. Usando ferramentas disponibilizadas pelo Google Ads ou pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível capturar o comportamento dos usuários online e passar a exibir anúncios para eles de acordo com as páginas que eles visitaram.

É por isso que, após você visitar a página de determinado produto em uma loja virtual, o mesmo produto (ou produtos semelhantes) começam a aparecer para você em anúncios por toda parte (Facebook, Instagram e sites). Isso é remarketing!

Usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook é possível configurar ações de remarketing tanto para o próprio Facebook quanto para o Instagram, pois ambos pertencem ao mesmo dono.

Usando o Google Ads, é possível criar campanhas de remarketing para aparecerem em toda a rede de display do Google, ou seja, milhões de sites, blogs e páginas que estão aptas a receberem campanhas do Google.

Como fazer remarketing nesses canais? Entenda a seguir!

Como fazer remarketing no Facebook e no Google Ads
Para fazer remarketing no Facebook é necessário instalar um código chamado Pixel em seu site. (Foto: Unsplash)

Como fazer remarketing no Facebook e Instagram

Conforme dito acima, para entender como fazer remarketing no Facebook e Instagram você precisará aprender a usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, uma plataforma em português onde é possível configurar tanto anúncios simples quanto estratégias mais elaboradas – como o remarketing.

Para que o Facebook consiga mapear e acompanhar o comportamento dos usuários, você precisará instalar um código rastreador em seu site e informar esse código no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Tal código é chamado de Pixel do Facebook. Após instalá-lo em seu site e configurá-lo no gerenciador, ele passará a acompanhar o comportamento de usuários que passam pelo seu site e que têm conta no Facebook e no Instagram, ou seja, milhões e milhões de usuários.

📌 Mas, como instalar esse tal de Pixel do Facebook? Não é tão complicado quanto parece e você encontra um passo a passo detalhado nesse tutorial do Facebook: Como criar e instalar um Pixel?

Após ter o Pixel do Facebook devidamente instalado, você poderá usar o Gerenciador de Anúncios para criar os chamados anúncios dinâmicos, que nada mais são do que remarketing. É possível escolher se quer veicular a campanha apenas no Facebook, apenas no Instagram ou em ambos.

Você também poderá adicionar um orçamento e um tempo de duração para a campanha, podendo ajustar isso no decorrer da ação.

👉 Qual a diferença entre os anúncios dinâmicos de remarketing e a opção de impulsionar publicações? Embora impulsionar publicações seja muito mais simples, do ponto de vista estratégico é um tiro no escuro pois você está investindo dinheiro no impulsionamento daquela publicação sem saber se as pessoas em questão estão realmente interessadas nela.

Por outro lado, criar anúncios focados em remarketing tende a trazer muito mais resultados, pois você está mostrando para o usuário exatamente aquilo que ele está buscando. As chances de concretizar uma ação são muito maiores!

Viu só? Entender como fazer remarketing no Facebook não é tão difícil assim.

Como fazer remarketing no Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de criação de anúncios do Google. Dentro dessa ferramenta há uma opção que é chamada de remarketing e, como o próprio nome sugere, serve para a criação de campanhas focadas em mostrar ao usuário publicidades relacionadas ao que ele está buscando.

Como fazer remarketing no Google Ads? O processo é muito semelhante ao do remarketing para Facebook. Você precisará acessar a plataforma, clicar em remarketing, seguir o passo a passo e gerar um código, chamado de tag do Google Ads. Essa tag deverá ser adicionada a seu site e, a partir disso, você conseguirá criar campanhas focadas em remarketing.

📌 O Google fornece o passo a passo com tudo o que você precisa saber.

Ao criar uma campanha de remarketing no Google Ads, você poderá selecionar o tipo de campanha: rede de display (sites, blogs, etc) ou rede de pesquisa (as páginas de pesquisa do Google).

Você tem liberdade para estipular um orçamento e o período em que a campanha de remarketing ficará no ar. Se nunca trabalhou com esse tipo de estratégia, comece com um valor baixo, teste a ferramenta, faça ajustes e vá aumentando os valores à medida que notar os resultados.

Entendeu como fazer remarketing? Se quiser traçar uma estratégia mais detalhada sobre o assunto, talvez convenha contratar um profissional de marketing para te auxiliar.

Leia também: 5 ferramentas gratuitas para pesquisa de palavras-chave

Siga o Plugar Ideias no Instagram! Lá tem muito mais conteúdo sobre marketing, criatividade e inovação!

Deixe uma resposta