Como funciona o algoritmo do Instagram

Como funciona o algoritmo do Instagram? Entenda detalhes!

As redes sociais são controladas por algoritmos, ou seja, códigos que definem para quem nossas publicações são exibidas e quais conteúdos são mostrados para a gente. Entender como funciona o algoritmo do Instagram, uma das redes mais populares do mundo, é algo que desperta a curiosidade de milhões de pessoas, tanto para compreender os mecanismos por trás da rede quanto para traçar estratégias mais assertivas para publicação do conteúdo.

Por exemplo: qual o melhor horário para postar no Instagram? Como fazer com que meu conteúdo chegue a mais pessoas organicamente? Quais posts são selecionados para aparecerem na aba “descobertas”? Tem o dedo do algoritmo do Instagram por trás de todos esses tópicos.

Para ajudar a elucidar os usuários, o próprio Instagram compartilhou algumas informações sobre seu algoritmo durante a Creator Week 2021, evento que aconteceu online entre 8 e 10 de junho e reuniu profissionais do Instagram e criadores de conteúdo do mundo inteiro para falar sobre tópicos relacionados ao aplicativo.

Confira os highlights a seguir.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

A primeira coisa que o Instagram esclareceu durante a Creator Week 2021 é que não possui apenas um algoritmo, mas sim vários, cada um cumprindo uma função. 

“O Instagram não tem um algoritmo que supervisiona o que as pessoas fazem e vêem no aplicativo. Usamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade. Queremos otimizar ao máximo o seu tempo, e acreditamos que usar a tecnologia para personalizar sua experiência é a melhor maneira de fazer isso”, disse a empresa em nota.

Mas aí a coisa complica. Se o algoritmo do Instagram na verdade são vários algoritmos, fica muito mais difícil entender o que é preciso fazer para usar a rede em seu potencial máximo, certo? Não é bem assim.

O algoritmo do Instagram se molda a como o usuário se comporta na plataforma. As publicações que ele vê, os stories que aparecem primeiro, as sugestões de posts na aba descobrir… tudo isso são sugestões do robô do Instagram com base no que ele avalia que você vai gostar.

Tanto é que se as publicações de uma pessoa aparecem com frequência para você, mas você não interage com elas, em breve elas vão aparecer cada vez menos até sumir do seu feed.

“Para encontrar fotos e vídeos de seu interesse e mostrá-los na aba explorar, analisamos comportamentos do seu passado, tais como quais postagens você gostou, salvou e comentou”.

👉 Entender isso é importante porque mostra que parte da “culpa” pela baixa repercussão do conteúdo que criamos pode ser nossa mesmo. Se criarmos conteúdos que os seguidores não gostam, não curtem e não engajam, o algoritmo do Instagram vai mostrando os próximos conteúdos para cada vez menos pessoas.

Portanto, para criar conteúdos certeiros, é preciso conhecer o público que te segue e o que ele gostaria de consumir. Para isso, você pode olhar para suas publicações de maior sucesso e se perguntar: o que elas têm em comum? Por que fizeram sucesso?

Outra prática que deixa o algoritmo do Instagram feliz é usar as ferramentas que o app disponibiliza, como as enquetes, por exemplo. Estimular a interação com o público é uma das melhores maneiras de aumentar o seu alcance e, de quebra, ainda te permite conhecer melhor o seu público e os gostos dele.

Descubra como funciona o algoritmo do Instagram
O algoritmo do Instagram está programado para analisar nosso comportamento e oferecer conteúdos que sejam parecidos com aquilo que damos like. (Foto: Unsplash)

Cuidados com o perfil e as legendas

O Instagram confirmou aquilo que criadores de conteúdo já desconfiavam: as informações do perfil e as informações da legenda ajudam o algoritmo do Instagram a decidir para quem ele vai exibir o conteúdo. Portanto, se a sua bio de perfil está me branco ou sem informações e se você posta fotos sem legenda e sem localização, já está fazendo muitas coisas errado.

“Essas informações nos ajudam a ter uma noção do quão interessante a pessoa [e seu conteúdo] podem ser para você”.

Quanto mais você interage com uma pessoa, mais você vai ver conteúdos dela e também fortalece o engajamento dela para que o algoritmo mostre os posts para outras pessoas.

“No feed, as cinco interações que examinamos mais de perto são a probabilidade de você passar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, salvar e tocar na foto do perfil”, diz o Instagram.

O último insight interessante que o Instagram deu sobre seu algoritmo diz respeito aos Reels. A rede social confirmou que um dos critérios para selecionar os Reels que você vai ver é analisar os seus gostos e mostrar Reels que possam não só te entreter, mas também te inspirar a criar o seu próprio conteúdo.

“As previsões mais importantes que fazemos são a probabilidade de você assistir a um Reel até o fim, curtir, comentar e ir para o perfil do autor”. 

As informações foram compartilhadas durante a Creator Week 2021 e reunidas originalmente pelo site Social Media Today.

E aí, alguma surpresa em relação ao funcionamento do algoritmo do Instagram ou eram todas informações que você já sabia?

Falando em Instagram, siga o Plugar Ideias lá e fique por dentro de muitos conteúdos sobre marketing digital, tecnologia e muito mais!

Deixe uma resposta