O que esperar da 5 temporada de The Crown

O que esperar da 5ª temporada de The Crown?

A 5ª temporada de The Crown foi confirmada e alguns nomes do elenco também já são de conhecimento público. Muitas especulações sobre o período histórico que será retratado continuam rondando os fóruns de fãs, assim como quais figuras históricas ganharão destaque nessa temporada.  

Para a maioria dos fãs de The Crown, a 4ª temporada da série, que estreou no catálogo da Netflix em novembro de 2020, foi a melhor até então. Introduzindo figuras importantíssimas da história moderna do Reino Unido, Lady Di e Margaret Thatcher, a série de Peter Morgan foi um sucesso enorme de público e crítica, conquistando 97% de aprovação da mídia especializada no Rotten Tomatoes e nota 85 no Metacritic.

Abordando o período histórico entre 1979 e 1990, a temporada contou com Olivia Colman,  Tobias Menzies, Helena Bonham Carter, Gillian Anderson, Emma Corrin e Josh O’Connor nos papéis principais. A temporada ganhou o Critics’ Choice e o Globo de Ouro de Melhor Série de Drama e é favorita ao Emmy 2021 na mesma categoria.

Mas, diante de tanta aclamação, o que esperar da 5ª temporada de The Crown? De algumas coisas já sabemos, já outras ainda são apenas rumores. Descubra tudo a seguir!

Leia também: Site disponibiliza mais de 1000 pôsteres para baixar de graça em HD

Qual será o elenco da 5ª temporada de The Crown?

Se você acompanha a série sabe que, a cada duas temporadas, o elenco muda completamente. Pois bem, Olivia Colman e seus companheiros se despedem de seus papéis para dar espaço ao novo elenco, que se encarregará de concluir a 5ª e 6ª temporadas, as duas últimas da produção.

A veterana atriz Imelda Staunton, conhecida do público jovem por interpretar Dolores Umbridge na saga Harry Potter, ganhou o papel de rainha Elizabeth. Lesley Manville, atriz indicada ao Oscar, dará vida a princesa Margaret e o aclamado ator Jonathan Pryce viverá o príncipe Philip. 

O príncipe Philip, aliás, faleceu nesta última sexta-feira, 9 de abril. Ele tinha 99 anos. Os motivos da morte ainda não foram revelados.

A jovem atriz Elizabeth Debicki ficou encarregada de interpretar Lady Di nos anos finais de sua vida – um período muito turbulento e acompanhado de perto pela mídia e pelo público. Debicki tem um desafio e tanto nas mãos, especialmente após a aclamação de Emma Corrin como a jovem Di, papel que lhe rendeu Globo de Ouro e Critics’ Choice de melhor atriz.

Para dar vida ao príncipe Charles nessa nova fase, o escolhido foi o ator vencedor do BAFTA Dominic West. Assim como Elizabeth Debicki, Dominic terá o desafio de interpretar o príncipe na fase mais complicada de sua vida, que envolveu divórcio, escândalos públicos de traição e a morte prematura da princesa. 

Por hora, esses são os únicos nomes confirmados do novo elenco.  

A atriz Imelda Staunton dará vida a rainha Elizabeth na 5 temporada de The Crown e também na temporada final da série.
A atriz Imelda Staunton dará vida a rainha Elizabeth na 5 temporada de The Crown e também na temporada final da série.

Qual será o período da 5ª temporada de The Crown?

Peter Morgan, criador da série, deu entrevista falando que a história não chegará nos dias atuais e que a 6ª temporada provavelmente acabará no comecinho dos anos 2000. Pois bem, em 2002 há um grande marco na vida da família real: a morte da princesa Margaret (em fevereiro) e a morte da rainha mãe (em março), com pouco menos de dois meses de intervalo. 

Os criadores de The Crown têm duas opções óbvias: retratar esses momentos e encerrar a série nesse período ou não retratar esse momento e encerrá-la um pouquinho antes. Muito provavelmente será uma dessas duas soluções.

Sendo assim, a quinta temporada se passará integralmente nos anos 90. Havia a especulação se a 5ª temporada de The Crown terminaria no momento do acidente que vitimou Diana, mas a legenda de uma publicação no Instagram oficial da série descartou essa possibilidade.

Na foto que anuncia Elizabeth Debicki como Lady Di, a Netflix avisa que a atriz interpretará a princesa nas duas últimas temporadas da série, o que sugere fortemente que a 5ª temporada de The Crown se passará na primeira metade dos anos 90 e a sexta temporada retratará a morte da princesa, o final dos anos 90 e o comecinho dos anos 2000 (com ou sem a morte da princesa Margaret e da rainha mãe).

Leia também: Conheça Younger, série do criador de Sex and The City

O que será retratado na 5ª temporada de The Crown?

Ainda não há nada oficial sobre o que será retratado na 5ª temporada de The Crown, apenas especulações baseadas na história e na linha do tempo. Confira a seguir alguns eventos históricos que muito provavelmente ganharão cenas (e quem sabe episódios) em The Crown.

Tablóides e divórcios

O divórcio da princesa Margaret, em 1978, foi o primeiro na família real e abriu precedentes para uma série de separações que viriam a partir de então, sobretudo nos anos 90.

Para começar, em 1992 a princesa Anne se divorciou do capitão Mark Phillips, após anos de uma relação publicamente conturbada e infeliz.

Anos depois, o príncipe Andrew, que vivia um relacionamento bastante complicado com Sarah Ferguson, conhecida popularmente como Fergie, também se separou. O relacionamento chegou ao fim em maio de 1996 após Fergie ser flagrada com um amante

Por fim, o mais comentado e polêmico de todos os divórcios é a turbulenta separação de  Charles e Diana (que aconteceu oficialmente em agosto de 1996), após anos de farpas trocadas, relações extraconjugais de ambos os lados e uma intensa briga midiática. 

É bastante provável que todos esses escândalos (e divórcios) sejam retratados na 5ª temporada de The Crown.

Política

Em relação à política, Sir John Major assumiu o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após a saída de Margaret Thatcher, entre 1990 e 1997, e Tony Blair assumiu o cargo de 1997 até 2007. Major era conservador e Blair trabalhista.

Há 99% de chance dessas duas figuras históricas ganharem representação em The Crown, já que as relações entre a rainha Elizabeth e seus primeiros-ministros são bastante exploradas na série. O grau de importância que será dado a cada um deles é que ainda é um mistério.

O incêndio no Castelo de Windsor, os divórcios na família real e a relação da rainha com o primeiro ministro  Sir John Major devem ser tópicos abordados na quinta temporada de The Crown.
O incêndio no Castelo de Windsor, os divórcios na família real e a relação da rainha com o primeiro ministro Sir John Major devem ser tópicos abordados na quinta temporada de The Crown.

Fatos Históricos

Em 1992, o Castelo de Windsor enfrentou um grande incêndio que danificou 115 quartos no castelo. O desastre causou cerca de R$252 milhões em prejuízo. Acredita-se que ele tenha começado graças a fiação de uma luminária que estava em reforma. Felizmente, não houve vítimas. A reforma durou muitos anos, dada a complexidade e o valor da mesma.

Esse acontecimento seguramente será retratado na 5ª temporada de The Crown.

Em 1997, a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip comemoraram bodas de ouro. Não há como saber se o evento será retratado no final da 5ª temporada de The Crown ou se será deixado para a sexta.

Leia também: Normal People, a serie que mostra que os caminhos da vida não são lineares

Quando estreia a 5ª temporada de The Crown?

Não há nenhuma previsão de quando estreia a 5ª temporada de The Crown. Na realidade, as gravações sequer começaram. Por causa da pandemia, é muito provável que o calendário de gravações seja postergado.

Cada temporada de The Crown tem 10 episódios de pouco menos de 1 hora cada. Pela complexidade da produção, as gravações são demoradas. Por isso, dificilmente a 5ª temporada de The Crown estreará ainda em 2021. 

Se fosse para fazer uma previsão mais realista, diria que nem no primeiro semestre de 2022. Que pelo menos tenhamos mais informações sobre elenco e roteiro nos próximos meses para ajudar a conter a ansiedade!

Se você ainda não viu The Crown, as quatro temporadas estão disponíveis na Netflix!

Deixe uma resposta