No último dia 6, o Facebook veio a público anunciar algumas mudanças. A mais significativa delas é que a rede social americana vai remover as curtidas das páginas. Mas calma, há uma explicação lógica para isso.
Há um tempo, o Facebook incluiu nas páginas de sua rede social a possibilidade de seguir, ao invés de curtir. Isso gerou uma certa confusão, pois as páginas passaram a mostrar tanto o número de curtidas quanto de seguidores.
Como parte de um pacote de reformulações, o Facebook anunciou que vai remover as curtidas das páginas e deixar visível apenas o número de seguidores. Esse número, aliás, passará a ser o número oficial da página, acabando com a confusão.
Confira a seguir quais outras novidades a rede social de Mark Zuckerberg está preparando para 2021.
💡 Leia também: O que é a certificação Facebook Blueprint?
Remover as curtidas das páginas faz parte de reformulação visual
Quem usa o Facebook já deve ter reparado que o número de seguidores das páginas na rede social sempre costuma ser maior do que o número de pessoas que curtiram a página.
Dessa forma, com a iniciativa de remover as curtidas das páginas, o Facebook espera tornar mais claro para os administradores das páginas quantas pessoas estão, de fato, interessadas em receber conteúdo daquela página.
A ideia de remover as curtidas das páginas do Facebook veio acompanhada do anúncio de uma reformulação visual, que irá implantar outras iniciativas na rede social. As novidades são:
- Mais destaque para a biografia e para a descrição das páginas;
- Haverá a possibilidade de os administradores criarem um novo tipo de publicação, que tem um formato de perguntas e respostas para interagir com os seguidores;
- As páginas agora poderão seguir outras páginas;
- Haverá um feed de notícias especialmente criado para os administradores de páginas. Nele, os criadores de conteúdo poderão seguir, interagir em posts e acompanhar tendências entre páginas;
- Os comentários em posts que forem feitos por figuras públicas e páginas verificadas serão destacados nas publicações;
- Quando figuras públicas e páginas verificadas comentarem em publicações, o selo de verificado ficará destacado nos comentários deles. Haverá ainda um botão “seguir” ao lado do nome da página, para estimular o público a conhecer novas páginas;
- Implantação de novos recursos de segurança, como a capacidade de detectar atividades que não são permitidas na rede social, incluindo discurso de ódio, conteúdo violento, sexual ou spam e contas impostoras.
Você pode observar muitas dessas mudanças na imagem abaixo, divulgada pelo Facebook à imprensa:
Com mudanças, Facebook quer valorizar interações entre páginas
Coisa muito comum em outras redes como o Instagram e o Twitter, a interação entre páginas não é algo muito visto no Facebook. Aliás, ela até acontece, mas acaba se perdendo em meio a tantos outros comentários.
Com a reformulação visual, o Facebook espera criar um ambiente que valorize a interação e a troca entre páginas, além de permitir que os usuários conheçam mais facilmente outras páginas que interagem com as páginas que ele segue e que, portanto, podem ser de seu interesse.
As mudanças já começaram a ser implantadas e serão colocadas no ar gradativamente ao longo dos próximos meses.
E você, aprova a ideia de remover as curtidas das páginas do Facebook e deixar apenas o número de seguidores?
💡 Leia também: FGV oferece mais de 100 cursos online, gratuitos e com certificados!
Siga a página do Plugar Ideias no Facebook e fique por dentro das novidades sobre marketing, redes sociais e muito mais!