LinkedIn anuncia redesign e interface mais intuitiva para facilitar busca por emprego

LinkedIn espera que redesign da rede torne mais fácil a busca por emprego

Mais de 700 milhões de usuários fazem uso do LinkedIn ao redor do mundo. É a maior rede social profissional do planeta, onde 3 pessoas são contratadas por segundo. Diante de uma comunidade tão grande e ativa, o LinkedIn (que pertence à Microsoft) anunciou que está concluindo seu primeiro grande redesign em cinco anos.

A intenção da rede social é se tornar mais intuitiva e fácil de ser usada, tanto para recrutadores quanto para quem está buscando oportunidades. Além disso, o LinkedIn espera que os usuários possam, cada vez mais, compartilhar mais do que apenas vagas de emprego, mas também experiências. A seguir, você confere quais novidades já foram implantadas e quais estão sendo preparadas.

Em busca de emprego: como o Linkedin pode te ajudar a ser notado pelos recrutadores

Ciente de que a pandemia de Covid-19 causou um forte abalo no mercado de trabalho como um todo, o LinkedIn acredita que tornar a rede mais intuitiva vai facilitar tanto a busca por vagas quanto a busca por profissionais. A maior novidade nesse aspecto é o selo “Buscando emprego”.

De acordo com o próprio LinkedIn, ao analisar dados de uso da plataforma ficou claro que os recrutadores querem saber de maneira simples se o usuário está ou não procurando emprego. Pensando nisso, a rede criou o botão “Buscando emprego” e implementou o “Open to Work”, uma moldura que pode ser acrescentada a foto de perfil para que o usuário que estiver à disposição do mercado seja facilmente identificado. 

Os primeiros testes mostraram que usuários que usam a moldura recebem 40% mais contatos de recrutadores do que aqueles que não usam. 

Para adicionar o selo e a moldura a seu perfil, primeiro você precisa comunicar à rede que está procurando emprego. Para isso:

1) Vá até a página de perfil;

2) Clique no botão “Adicionar seção do perfil” à direita da sua foto de perfil;

3) Clique em Apresentação;

4) Clique em “Em busca de oportunidades de emprego”;

5) Insira as informações aplicáveis na janela pop-up que será exibida;

6) Escolha se todos os usuários do LinkedIn ou apenas os recrutadores podem ver que você está aberto a novas oportunidades. Se você optar por compartilhar com todos os usuários do LinkedIn, a rede adicionará uma moldura de foto #OpenToWork à sua foto de perfil;

7) Clique em Adicionar ao perfil.

Para quem está procurando emprego no LinkedIn, também vale a pena configurar alertas de vagas. Dessa maneira, você receberá notificações toda vez que uma vaga com as especificações que foram configuradas for anunciada.

A nova interface do LinkedIn já está no ar e é bastante intuitiva, inclusive para quem não costuma usar a rede.
A nova interface do LinkedIn já está no ar e é bastante intuitiva, inclusive para quem não costuma usar a rede.

O que mais há de novo no LinkedIn?

Uma grande mudança no LinkedIn diz respeito ao mecanismo de buscas da rede social. De acordo com a própria rede, após as mudanças previstas, será “muito mais fácil encontrar as pessoas, eventos, grupos e conteúdo que se deseja, ajudando [o usuário] a ir além de sua rede imediata – quando isso fizer sentido”. 

Outra novidade é a facilidade para iniciar chamadas de vídeo. Agora, ao clicar na caixa de mensagens de outro usuário, você visualiza o ícone de chamada de vídeo e pode iniciar uma chamada com a pessoa. Pode ainda escolher por qual plataforma a videoconferência acontecerá: Microsoft Teams, Zoom ou BlueJeans.

Para os próximos meses está prevista a implementação de um “modo escuro” no aplicativo do LinkedIn. Outra novidade é a inclusão de novas ilustrações, que buscam retratar a diversidade da comunidade da rede profissional. 

Por fim, o LinkedIn encerra seu comunicado dizendo que os stories da rede – lançados inicialmente como um teste – se mostraram bem sucedidos e vieram para ficar. 

“O LinkedIn não é mais apenas um lugar para encontrar pessoas. É um local de crescimento pessoal e profissional, um local de crescimento de negócios, um local de crescimento econômico e um local que faz a diferença na vida profissional. É uma comunidade onde você pode se inspirar, construir relacionamentos e descobrir oportunidades inesperadas”, diz Ryan Roslansky, diretor executivo do LinkedIn.

Agora ficou muito mais fácil iniciar chamadas de vídeo direto pelo LinkedIn.
Agora ficou muito mais fácil iniciar chamadas de vídeo direto pelo LinkedIn.

Deixe uma resposta