Mais de 700 milhões de usuários fazem uso do LinkedIn ao redor do mundo. É a maior rede social profissional do planeta, onde 3 pessoas são contratadas por segundo. Diante de uma comunidade tão grande e ativa, o LinkedIn (que pertence à Microsoft) anunciou que está concluindo seu primeiro grande redesign em cinco anos.
A intenção da rede social é se tornar mais intuitiva e fácil de ser usada, tanto para recrutadores quanto para quem está buscando oportunidades. Além disso, o LinkedIn espera que os usuários possam, cada vez mais, compartilhar mais do que apenas vagas de emprego, mas também experiências. A seguir, você confere quais novidades já foram implantadas e quais estão sendo preparadas.
Em busca de emprego: como o Linkedin pode te ajudar a ser notado pelos recrutadores
Ciente de que a pandemia de Covid-19 causou um forte abalo no mercado de trabalho como um todo, o LinkedIn acredita que tornar a rede mais intuitiva vai facilitar tanto a busca por vagas quanto a busca por profissionais. A maior novidade nesse aspecto é o selo “Buscando emprego”.
De acordo com o próprio LinkedIn, ao analisar dados de uso da plataforma ficou claro que os recrutadores querem saber de maneira simples se o usuário está ou não procurando emprego. Pensando nisso, a rede criou o botão “Buscando emprego” e implementou o “Open to Work”, uma moldura que pode ser acrescentada a foto de perfil para que o usuário que estiver à disposição do mercado seja facilmente identificado.
Os primeiros testes mostraram que usuários que usam a moldura recebem 40% mais contatos de recrutadores do que aqueles que não usam.
Para adicionar o selo e a moldura a seu perfil, primeiro você precisa comunicar à rede que está procurando emprego. Para isso:
1) Vá até a página de perfil;
2) Clique no botão “Adicionar seção do perfil” à direita da sua foto de perfil;
3) Clique em Apresentação;
4) Clique em “Em busca de oportunidades de emprego”;
5) Insira as informações aplicáveis na janela pop-up que será exibida;
6) Escolha se todos os usuários do LinkedIn ou apenas os recrutadores podem ver que você está aberto a novas oportunidades. Se você optar por compartilhar com todos os usuários do LinkedIn, a rede adicionará uma moldura de foto #OpenToWork à sua foto de perfil;
7) Clique em Adicionar ao perfil.
Para quem está procurando emprego no LinkedIn, também vale a pena configurar alertas de vagas. Dessa maneira, você receberá notificações toda vez que uma vaga com as especificações que foram configuradas for anunciada.

O que mais há de novo no LinkedIn?
Uma grande mudança no LinkedIn diz respeito ao mecanismo de buscas da rede social. De acordo com a própria rede, após as mudanças previstas, será “muito mais fácil encontrar as pessoas, eventos, grupos e conteúdo que se deseja, ajudando [o usuário] a ir além de sua rede imediata – quando isso fizer sentido”.
Outra novidade é a facilidade para iniciar chamadas de vídeo. Agora, ao clicar na caixa de mensagens de outro usuário, você visualiza o ícone de chamada de vídeo e pode iniciar uma chamada com a pessoa. Pode ainda escolher por qual plataforma a videoconferência acontecerá: Microsoft Teams, Zoom ou BlueJeans.
Para os próximos meses está prevista a implementação de um “modo escuro” no aplicativo do LinkedIn. Outra novidade é a inclusão de novas ilustrações, que buscam retratar a diversidade da comunidade da rede profissional.
Por fim, o LinkedIn encerra seu comunicado dizendo que os stories da rede – lançados inicialmente como um teste – se mostraram bem sucedidos e vieram para ficar.
“O LinkedIn não é mais apenas um lugar para encontrar pessoas. É um local de crescimento pessoal e profissional, um local de crescimento de negócios, um local de crescimento econômico e um local que faz a diferença na vida profissional. É uma comunidade onde você pode se inspirar, construir relacionamentos e descobrir oportunidades inesperadas”, diz Ryan Roslansky, diretor executivo do LinkedIn.

Foto de capa: Inlytics