Freepik lança editor gratuito com centenas de templates prontos

Freepik lança editor gratuito com centenas de templates prontos

Um dos maiores bancos de imagens e vetores gratuitos do mundo, o Freepik lançou uma novidade que promete facilitar a vida de muita gente, especialmente daqueles que não dominam ferramentas avançadas de design: o Freepik Editor.

Com centenas de templates prontos e milhares de opções de combinações, a nova ferramenta do Freepik promete ser uma alternativa a plataformas parecidas, como o Canva, embora comece com menos possibilidades. A seguir, conto mais detalhes sobre a plataforma.

O que é o Freepik Editor e como acessar

Fundado na Espanha, o FreePik se tornou um dos maiores bancos de imagens do mundo. Segundo dados da própria companhia, mais de 100 milhões de downloads foram feitos na plataforma em 2019.

Quem usa o Freepik atualmente, já consegue fazer pequenas alterações em imagens usando algumas ferramentas de edição da própria plataforma. A novidade agora é que o Freepik Editor promete ser uma plataforma completa de design, integrada ao banco de imagens e com centenas de opções de templates gratuitos.

Ainda em versão beta, o Freepik Editor já está no ar. Diferente do Canva, ainda não é possível usar a plataforma no mobile, sendo necessário acessar pelo computador. A variedade de designs é realmente impressionante, mas a lentidão da plataforma é algo que precisa ser trabalhado. 

O Freepik Editor chegou ao mercado para oferecer mais uma opção de plataforma de criação de templates.

O que é possível fazer no FreePik Editor

O Freepik Editor oferece templates prontos para diversas necessidades, dentre elas: post do Instagram, stories do Instagram, post para Facebook, convites, logos, infográficos, currículos personalizados, pôsteres, certificados e papéis de parede.

Assim como em outros editores do gênero, basta escolher um modelo e clicar nele para começar a edição. Você pode fazer apenas finalizações, ou pode editar a arte completamente e dar uma cara especial ao design. 

Também há a possibilidade de começar uma peça do zero, usando o banco de vetores e outras ferramentas da plataforma. É claro que o banco de imagens do Freepik, um dos maiores do mundo, também está integrado à novidade. No menu à esqueda, basta clicar em “Photos”, que uma barra de pesquisas se abrirá. 

Leia também: O que é Freefall Writing e como aplicar essa técnica de escrita criativa

É muito fácil usar o Freepik Editor, não é preciso nem fazer login.

O que achei da plataforma?

Aplicativos de fast design tendem a se tornar cada vez mais populares. Nessa área, o Canva reina absoluto, mas sempre há espaço para novas soluções. O Freepik Editor é bem-vindo, e tem tudo para conquistar o público.

No que diz respeito aos templates, há diversas opções e alguns designs realmente são muito bonitos. A edição é simples e intuitiva e o uso da plataforma não é nada burocrático – você não precisa sequer criar conta e nem fazer login.

A integração entre o Freepik Editor e o banco de imagens talvez seja o maior atrativo da plataforma, justamente pela praticidade que essa opção oferece e a grande variedade de vetores e imagens. 

Trata-se de uma versão beta, precisamos levar isso em consideração. Dentre as melhorias para o futuro, a velocidade de carregamento da plataforma deve ser analisada. Além disso, o Freepik Editor não oferece opção de criar design em vídeo, o que também poderia ser implantado mais adiante.

No geral, é mais uma opção de ferramenta que pode facilitar a vida de muitas pessoas, especialmente estudantes e pequenos comerciantes.

Dica: nem todo mundo conhece, mas o FreePik possui um blog de design e criatividade com várias dicas sobre esses assuntos. O conteúdo é em inglês, mas você pode contar com a ajuda do Google Tradutor caso precise. Vale a pena dar uma olhada.

Usou o Freepik Editor? Me conte qual foi a sua experiência. Siga o Plugar Ideias no Instagram! Doses diárias de conhecimento de um jeito fácil e rápido de entender.

5 comentários sobre “Freepik lança editor gratuito com centenas de templates prontos

Deixe uma resposta