tendencias do marketing de influencia

Marketing de influência em 2023: tendências e previsões

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Em 2023, espera-se que essa tendência continue em alta e se torne um meio ainda mais popular de divulgação de marcas, produtos e serviços, além de um instrumento de fortalecimento de branding.

Neste artigo, vamos explorar as tendências e previsões para o marketing de influência em 2023 e como as marcas podem aproveitar essa estratégia para alcançar seus objetivos de marketing.

6 tendências do marketing de influência em 2023

Confira, a seguir, 6 tendências e previsões do marketing de influência ao longo desse ano:

1 – Uso de influenciadores virtuais

Os influenciadores virtuais são personagens de marca criados para conversar com a audiência que se pretende atingir. Mesmo não sendo humanos, possuem uma base de seguidores fiéis e poder de influência sobre eles. Há exemplos bastante famosos e influentes, como a Magalu (do Magazine Luiza) e o CB (das Casas Bahia).

Em 2023, espera-se que esses personagens sejam cada vez mais usados por marcas como embaixadores para promover seus produtos e serviços. Isso porque, diferentemente dos influenciadores humanos, os influenciadores virtuais podem ser controlados e personalizados de acordo com a narrativa e as necessidades da marca.

2 – Valorização da diversidade

Com o crescente movimento pela diversidade e inclusão, espera-se que haja uma maior diversidade entre os influenciadores escolhidos pelas marcas. Em vez de optar apenas por influenciadores com grandes números de seguidores, as marcas devem buscar influenciadores que representem diferentes grupos e minorias. Cada vez mais, os microinfluenciadores estão no radar!

3 – Foco na autenticidade e transparência

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam marcas autênticas e transparentes. Em 2023, espera-se que as marcas sejam mais transparentes sobre seus relacionamentos com os influenciadores e que haja uma maior ênfase na autenticidade das campanhas. Isso significa que os influenciadores devem ser escolhidos com base em seus valores e estilo de vida, e não apenas em seu número de seguidores.

tendencias do marketing de influencia
O TikTok deve ter cada vez mais importância na revelação de novos nomes do marketing de influência. (Foto: Unsplash)

4 – Uso de tecnologias para metrificação

Em 2023, espera-se que haja um aumento no uso de tecnologia para identificar influenciadores que tenham fit com a marca e também avaliar de maneira mais assertiva a performance e os resultados do influencer.

Isso inclui o uso de inteligência artificial e análise de dados para identificar influenciadores com grande potencial de engajamento e alcance. As marcas também podem usar a tecnologia para rastrear e medir o impacto das campanhas de influenciadores – tanto direta quanto indiretamente.

Leia também: Como criar um midia kit?

5 – TikTok como foco do marketing de influência

O TikTok chegou como um furacão e hoje já está no panteão de maiores redes sociais do mundo. Os influencers que atuam diretamente lá tendem a ter nichos muito bem definidos, audiência fiel e também conversam com públicos mais jovens.

Se você pensa em investir em marketing de influência, buscar nomes que estão crescendo no TikTok é uma maneira inteligente de criar sua estratégia.

6 – Campanhas de longo prazo

Em vez de campanhas de curto prazo, espera-se que as marcas invistam cada vez mais em campanhas de influenciadores de longo prazo em 2023. Isso significa trabalhar com os mesmos influenciadores por um período prolongado para construir relacionamentos mais fortes e autênticos com seus seguidores.

O futuro do marketing de influência

O marketing de influência em 2023 será caracterizado pelo uso crescente de influenciadores virtuais, diversidade entre os influenciadores escolhidos, foco na autenticidade e transparência, aumento do uso de tecnologia e campanhas de longo prazo.

Para aproveitar ao máximo essa estratégia, as marcas devem escolher influenciadores com base em valores e estilo de vida, ser transparentes sobre seus relacionamentos com eles e medir o impacto das campanhas.

Dependendo da marca e ramo de atuação, a disponibilidade de influenciadores para marketing de influência pode ser baixa. Por isso, espera-se uma disputa maior por eles e, consequentemente, o aumento do custo de ações com esses profissionais.

Neste cenário, a busca por microinfluenciadores, a contratação a médio e longo prazo e o bom relacionamento com influencers são tendências para 2023 e para os próximos anos.

Gostou do conteúdo? Siga o Plugar Ideias no Instagram!

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s