Um pequeno guia sobre legendas do TikTok

Um pequeno guia sobre legendas do TikTok

Qual o tamanho das legendas do TikTok? Quais hashtags usar? Devo usar emojis? Confira as respostas a essas e outras perguntas nesse pequeno guia prático!

O ponto forte do TikTok são os conteúdos em vídeo, isso é fato! Mas isso não significa que as legendas devam ser ignoradas ou pensadas de qualquer maneira!

Quando olhamos atentamente aos posts publicados na rede social, percebemos que muitas pessoas não usam o espaço da legenda de maneira eficiente. É muito comum ver inclusive postagens que sequer incluem um acompanhamento textual ao vídeo. 

O que levar em consideração ao escrever legendas do TikTok? Confira, a seguir, um pequeno guia com orientações gerais!

Qual o tamanho máximo das legendas do TikTok?

As legendas no TikTok podem ter até 500 caracteres, incluindo as hashtags. Parece pouco, mas é um espaço mais que suficiente para a criação de algum texto que complemente o vídeo postado. 

Isso não significa que você precisa usar todos os 500 caracteres. Na maioria das vezes, a legenda deve conter apenas um CTA, emojis e hashtags.

O que devo colocar nas legendas do Tiktok?

As legendas do TikTok devem complementar as informações que estão sendo passadas no vídeo. Essa é a maior função desse pequeno texto.

Traga mais informações além do que foi falado no vídeo. Caso o seu conteúdo não necessite de mais informações, use esse espaço para incluir um CTA, ou seja, uma chamada para ação.

Um CTA nada mais é do que uma pequena frase instigando o usuário a fazer algo. Frases curtas como “isso também acontece com você?”, “já passou por isso?”, “Conhecia esse lugar?”, “já conhecia essa dica?” e coisas do tipo são objetivas e convidam o usuário que assistir o seu vídeo a interagir com ele.

💡 E se você usa bastante as redes sociais já sabe do segredo: quanto mais os usuários interagirem com seus posts, mais o algoritmo vai mostrar suas publicações a novos usuários, aumentando o seu alcance.

escolha as hashtags corretas para usar na legenda do TikTok
Escolha as hashtags corretas para usar na sua legenda do TikTok e aumentar as chances de ser encontrado! (Foto: Unsplash)

Posso usar hashtags?

Deve! Se no Instagram as hashtags estão caindo em desuso, no TikTok elas são cada vez mais fundamentais!

As hashtags no Instagram ajudam o algoritmo da rede social a entender do que se trata seu conteúdo. Dessa forma, o robozinho mostrará seus vídeos a usuários que consomem conteúdos daquele tipo, aumentando as chances deles gostarem do que você produz.

Além disso, de tempos em tempos surgem novas hashtags bombadas no Tiktok. É preciso cautela ao usá-las, mas algumas delas tendem a aumentar as chances do seu conteúdo chegar a mais pessoas.

Quantas hashtags usar? Quais usar?

Use no mínimo três hashtags, mas não exagere. Não use mais do que cinco ou seis.

Não encha sua legenda de hashtags que não estão relacionadas a seu conteúdo só porque você acha que aquelas hashtags estão bombando. Isso tende a gerar um efeito negativo e fazer com que seu post pare de ser mostrado a outros usuários.

A lógica é a seguinte: o algoritmo (robozinho) do TikTok percebeu que você está usando várias hashtags aleatórias. Essas palavras não têm conexão entre si, por isso o robô fica confuso sobre qual o tema do seu conteúdo, fazendo com que ele acabe não mostrando o material para ninguém.

Escolha hashtags que tenham relação com seu conteúdo e seu nicho e use-as repetidas vezes nas suas postagens. É preciso ensinar o algoritmo que aquelas hashtags representam seu nicho e que seu conteúdo deve ser mostrado a usuários que gostam daqueles temas.

No próprio TikTok, na barrinha de pesquisa, é possível digitar hashtags e descobrir qual o volume de uso delas, te permitindo pesquisar diversas hashtags e escolher aquelas que tem um bom volume de uso dentro do seu nicho de conteúdo. É um trabalho manual de pesquisa e testagem que deve ser feito com calma e atenção.

⚠️ Não encha sua legenda de hashtags aleatórias só porque são bombadas. Palavras como #foryou #foryourpage e outras aleatoriedades não têm mais poder de impulsionar seu conteúdo. Como já dito anteriormente, opte por hashtags que descrevem seu conteúdo e seu nicho.

Emojis ajudam a deixar a legenda mais descontraída e podem ser usados com moderação! (Foto: Unsplash)
Emojis ajudam a deixar a legenda mais descontraída e podem ser usados com moderação! (Foto: Unsplash)

Posso usar emojis nas legendas?

Claro! 🥳🎉

Emojis ajudam a deixar a legenda do TikTok mais descontraída e podem ser usados em conjunto ao texto e as hashtags.

📍 Porém é importante pontuar: nunca coloque apenas emojis nas legendas. Isso não diz nada! Escreva uma pequena frase (de preferência um CTA), em seguida coloque os emojis que desejar e finalize com as hashtags.

Qual a fórmula para criar legendas do TikTok?

Resumindo tudo o que foi falado neste artigo, a fórmula para criar legendas do TikTok é a seguinte:

Texto (de preferência um CTA) + emojis + hashtags (de três a seis)

Simples, objetivo e eficiente! Agora que você já sabe, repense as legendas dos seus conteúdos e vá ajustando até encontrar uma fórmula que funcione para você.

Deixe uma resposta