o que e uma Persona no Marketing Digital

O que é uma Persona no Marketing Digital?

O marketing digital é amplo e repleto de conceitos que podem confundir quem não é da área. Mas quando estudamos um pouco, percebemos que não é difícil entender a maioria deles. Um dos conceitos mais importantes e fáceis de entender dentro do marketing digital é o conceito de persona. Já ouviu falar?

Quando você entende o que é persona e passa a aplicar o conceito em suas estratégias, vai acabar percebendo que a comunicação será muito mais assertiva. Mas o que é e como criar uma persona? Vamos entender juntos.

O que é persona?

Uma persona é um perfil semifictício de seu cliente ideal baseado em informações reais. Através da criação de uma persona, você tenta construir um perfil de alguém que seria o seu consumidor ideal e passa a traçar estratégias tendo em mente esse perfil criado. 

Para criar uma persona, você deve usar informações reais coletadas a partir da pesquisa e análise de seu público. Informações como: idade média do seu usuário, sexo predominante, renda, escolaridade, gostos e por aí vai. 

No geral, o perfil de uma persona deve conter: objetivos, contexto, idade, gênero, profissão, comportamento, hábitos de consumo, principais problemas e necessidades. Lembrando que uma persona é a representação de um usuário ideal, é um perfil fictício com informações baseadas na realidade. 

Uma persona é um perfil fictício de seu cliente ideal. Esse perfil e construído com base em dados reais sobre seu público-alvo. (Ilustração: FreePik)
Uma persona é um perfil semi fictício de seu cliente ideal. Esse perfil é construído com base em dados reais sobre seu público-alvo. (Ilustração: FreePik)

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Podemos dizer que o conceito de persona é a evolução do conceito de público-alvo. Quando falamos em público-alvo, estamos nos referindo a um conjunto de informações coletadas sobre seu público que irão determinar, pela análise dos dados, qual público deverá ser o foco das ações da empresa.

Já a persona propõe um passo além. Ela quer que você pegue esses dados frios e pouco empáticos e transforme-os em uma figura real, com nome, gostos e características. Quando você faz isso, a sua comunicação será muito mais eficiente, pois você visualizou o seu cliente ideal e agora já sabe como se comunicar de modo a atingi-lo em cheio.

💡 Uma empresa pode ter apenas um público-alvo, mas diversas personas. É recomendado que cada grupo dentro do seu público-alvo tenha uma persona que o defina. O perfil dessas personas pode ser constantemente alterado de acordo com novas informações apuradas.

Uma empresa pode criar quantas personas achar necessário, não há um número pré-definido. (Ilustração: FreePik)
Uma empresa pode criar quantas personas achar necessário, não há um número pré-definido. (Ilustração: FreePik)

Como criar uma persona?

A criação de personas para sua marca é um processo muito importante e que deve ser realizado com atenção. Afinal de contas, as estratégias de marketing e vendas serão executadas à partir dos perfis criados para representar os consumidores da sua empresa.

Por isso, o processo de criação de personas deve envolver diversos profissionais e departamentos, visando ter um retrato o mais fiel possível dos consumidores da marca.

Profissionais de diferentes setores podem ter algo a contribuir, já que os departamentos da empresa têm visões diferentes dos clientes e participam de etapas distintas da jornada do usuário.

Para começar, denomine uma pessoa – ou um setor – para coordenar a criação das personas. O marketing geralmente fica a cargo dessa tarefa. A partir daí, começa o trabalho de ouvir os demais departamentos, estudar o cenário e buscar características em comum dentre os clientes da empresa para traçar os perfis.

Gerador de Personas

📍 Para facilitar o processo de pesquisa e geração de personas para a sua marca, a Rock Content criou um um gerador de persona online e gratuito. 

Basta que você acesse o gerador, inclua as informações de sua persona e gere o perfil. É importante dizer novamente que você não deve inventar as informações, deve usar informações reais obtidas através de pesquisa junto a seu público. 

Uma vez criada a persona, você deve levá-la para sua equipe que está responsável por desenvolver as estratégias de comunicação da empresa. Começa aí o exercício de tentar enxergar essa pessoa humanamente.

  • Quais são suas necessidades?
  • O que poderia ser feito para que ela tivesse suas necessidades e desejos atendidos levando em consideração seu perfil?

Tais respostas que deverão ser buscadas. É importante dizer que a busca por tais respostas deve ser constante. O mercado está sempre mudando, assim como o público-alvo. De tempos em tempos, é necessário reavaliar se as personas traçadas ainda correspondem à realidade da empresa.

Viu como é simples entender o que é persona? Através da criação de uma, você dará um salto de qualidade na assertividade das suas estratégias. Mas criar a persona em si não garante o sucesso. O marketing digital é o resultado da ação conjunta de diversas frentes e a criação de personas é apenas uma delas. 

Para conhecer outras estratégias usadas pelo marketing digital, fique de olho em nossos artigos! Até a próxima.

3 comentários sobre “O que é uma Persona no Marketing Digital?

Deixe uma resposta