como fazer uma curadoria de conteudo incrivel

Dicas para fazer uma curadoria de conteúdo excelente!

Se você pretende trabalhar com conteúdo, deve saber que parte das atividades consiste em criar materiais do zero e outra parte, igualmente importante, consiste em fazer a curadoria de conteúdo.

Através da curadoria, é possível tanto ter ideias para postagens novas quanto aproveitar o conteúdo encontrado para encaixá-lo em seu calendário editorial. Mas faze risso requer atenção a alguns detalhes.

A seguir, entenda o que é curadoria de conteúdo e confira algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível. Vamos lá?

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é um trabalho de pesquisa e seleção de conteúdos que tenham a ver com a área na qual você trabalha. São textos, vídeos, imagens, podcasts, estudos e outros tipos de materiais que possam agregar conhecimento à audiência que você tem.

Podemos usar o processo de curadoria de conteúdo tanto para obter inspiração para a criação de conteúdos próprios, quanto para replicar esses conteúdos (sempre citando a fonte original) por saber que nossa audiência gostaria de aproveitar aquele material.

Sim, replicar, repostar e compartilhar conteúdos de outras fontes é uma atividade aconselhada, desde que feita com moderação. Dessa maneira, você se posiciona como uma fonte segura de informação que, além de criar conteúdo do zero, também está preocupada em pesquisar e compartilhar conteúdos de qualidade com o público.

Para que esse objetivo seja alcançado, o curador deve filtrar bem os materiais que irá compartilhar, tomando o cuidado de ler com atenção antes e checar as informações postadas. Tudo isso para evitar o compartilhamento de informações incorretas, o que poderia gerar uma desconfiança junto ao público.

Uma curadoria de conteúdo bem feita pode trazer inspiração ao criador. (Foto: Unsplash)
Uma curadoria de conteúdo bem feita pode trazer inspiração ao criador. (Foto: Unsplash)

Dicas para fazer curadoria de conteúdo

Confira dicas que vão te ajudar a fazer uma curadoria de conteúdo melhor e mais profissional:

Analise seu calendário editorial

Todo criador de conteúdo tem, ou deveria ter, um calendário editorial. Ao analisá-lo e planejá-lo, naturalmente surgem direcionamentos de assuntos e tipos de materiais que poderiam deixá-lo mais rico. 

Preste atenção a isso. Sair a procura de materiais quando você já tem um direcionamento do que procura torna o trabalho mais fácil.

Tenha uma lista de fontes

Faça uma lista de fontes interessantes que vale a pena sempre consultar. Sites, blogs, podcasts, canais do Youtube. Tenha essa lista sempre a mão (pode ser uma planilha do Excel) e vá atualizando ela à medida que novas fontes bacanas forem aparecendo.

Compartilhar ou propor parceria?

Se você se depara com um conteúdo bacana e acha que tem relação com sua audiência, avalie se vale a pena compartilhar aquele conteúdo ou se seria mais bacana entrar em contato com a fonte e propor uma parceria, quem sabe uma troca de conteúdos. 

💡 O Instagram, por exemplo, agora permite a postagem de conteúdos colaborativos, que aparecerão no feed dos dois colaboradores. Esse tipo de parceria é excelente para ajudar o engajamento de ambos os perfis e ainda te permite aproveitar uma ferramenta bacana que a rede social oferece.

Fique de olho nos influenciadores

Um dos pilares do marketing de conteúdo na atualidade é o trabalho junto a influenciadores e microinfluenciadores. Eles têm o engajamento, a persuasão e conversam diretamente com o público que você pretende atingir.

Mapeie e acompanhe os influencers e microinfluenciadores da sua área, fique de olho nos conteúdos que eles estão produzindo (pode ser uma grande fonte de inspiração) e, se possível, proponha parcerias com eles.

Teste novos tipos de conteúdo

Quando trabalhamos com determinado tipo de conteúdo, a tendência é que foquemos a curadoria em outras fontes que produzem materiais do mesmo tipo. Isso é um erro!

Mesmo que sua empresa não trabalhe com o TikTok, por exemplo, crie uma conta lá e acompanhe criadores de lá! Mesmo que ainda não desenvolva conteúdo para o LinkedIn, esteja na rede social e acompanhe os Top Voices da sua área!

O trabalho da curadoria de conteúdo se estende muito além de simplesmente analisar conteúdos parecidos com os que você produz. O olhar do curador procura também o novo, aquilo que pode despertar interesse na audiência.

Minha curadoria de conteúdo está sendo bem feita?

O melhor termômetro para saber se a curadoria de conteúdo está sendo bem feita é a recepção do público. Mas não pense que o engajamento aumentará da noite para o dia. Em todas as redes sociais, esse é um trabalho lento e contínuo.

Outro segredo para o sucesso é mesclar conteúdos selecionados com materiais próprios. Sempre invista na qualidade das peças que você produz. Você quer ser conhecido como uma fonte segura de conteúdo, isso inclui entregar conteúdo inédito ao público, não apenas replicar.

Como tudo na vida, o segredo é o equilíbrio.

Este post foi livremente inspirado em um infográfico produzido pela Social Media Today.

Deixe uma resposta