quais as diferencas entre midias sociais e redes sociais

Quais as diferenças entre redes sociais e mídias sociais?

Eis uma das maiores dúvidas de quem estuda ou trabalha com marketing digital: o correto é dizer redes sociais ou mídias sociais? Quais as diferenças entre esses dois termos e quando usar cada um deles?

A seguir, você vai entender que redes sociais e mídias sociais não são a mesma coisa e vai descobrir qual termo usar quando estiver se referindo a canais de comunicação digital. Vamos lá?

O certo é redes sociais ou mídias sociais?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que ambos os termos estão corretos, mas se referem a coisas diferentes. 

Redes sociais é um termo amplo e pode se referir a qualquer rede de comunicação com pessoas que têm interesses em comum. Seus colegas de trabalho são uma rede social, os usuários de um grupo no Facebook são uma rede social e por aí vai.

Já mídias sociais são os canais digitais de comunicação, tais como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e por aí vai. Uma mídia social pode conter diversas redes sociais.

Isso fica mais claro quando imaginamos o Facebook, por exemplo. Ao usar o canal (uma mídia social) você pode adicionar amigos (que farão parte da sua rede social) e fazer parte de grupos sobre assuntos que você gosta (que também são redes sociais).

mídias sociais que contêm apenas uma rede social, como o Twitter, por exemplo. Por muitos anos, o formato do Twitter não permitia a criação de várias redes sociais dentro da mídia social. Era apenas uma rede social (você seguia quem queria que fizesse parte da sua rede e era isso).

Aperfeiçoando seu conceito, o Twitter está dando um jeito de se transformar em uma mídia social com diversas redes sociais. Um exemplo recente é a criação da função salas de bate-papo, onde é possível convidar apenas algumas pessoas para ficar conversando na plataforma. 

Mídias sociais são, portanto, tradicionalmente digitais. Já as redes sociais podem ser digitais ou não, já que é possível estabelecer laços sociais nas mais diferentes esferas de nossas vidas.

Então é errado chamar uma mídia social de rede social?

Tecnicamente não, afinal de contas toda mídia social tem como objetivo possibilitar a criação de redes sociais entre seus participantes. 

Entender as diferenças entre mídia social de rede social é importante especialmente para quem trabalha com marketing digital. Afinal, fica mais fácil traçar estratégias para suas mídias digitais quando você entende que pode criar ou encorajar a criação de redes sociais dentro de uma mesma mídia.

Quais as funções das mídias sociais?

A principal função das mídias sociais é servir como espaços para a criação de redes sociais entre seus membros e fazer com que pessoas com interesses em comum se encontrem e se conheçam.

Mas esse não é o único motivo delas existirem. Podemos elencar algumas funções importantes das mídias sociais atualmente:

  • Servir como vitrine de exposição (de trabalhos, imagem, voz, etc)
  • Posicionar marcas no mercado
  • Aproximar marcas e pessoas
  • Servir como canais de venda e veiculação de anúncios
  • Gerar conteúdo relevante
  • Ser um espaço de debate de ideias

Quais as principais mídias sociais atualmente?

Por muito tempo, o Facebook foi a grande mídia social do planeta. Mas, pelo menos desde 2020, o TikTok já é a mídia social que mais cresce no mundo. Recentemente, o canal chinês ultrapassou 1 bilhão de usuários!

No entanto, os dados do ranking que temos foram construídos com informações até o primeiro semestre de 2021. O gráfico foi elaborado pela consultoria americana Statista, que acompanha o crescimento das mídias digitais ao redor do mundo.

Segundo a empresa, o Facebook ainda é a maior mídia social do mundo, com mais de 2,8 bilhões de usuários ativos por mês! O Youtube aparece em segundo lugar, com quase 2,3 bilhões de usuários e o Whatsapp completa o pódio, com 2 bilhões de usuários mensais. 

Confira o gráfico com as 12 maiores mídias sociais do mundo no primeiro semestre de 2021:

O Twitter, o Linkedin e o Pinterest, embora não apareçam no top 12, estão no top 20 e são mídias sociais com públicos bastante cativos, sendo muito importantes para as estratégias de marketing digital da maioria das empresas.

E aí, gostou de entender as diferenças entre mídias sociais e redes sociais?

Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro de muito mais conteúdos como esse!

Deixe uma resposta