Dicas de SEO para blog Wordpress

Dicas de SEO para blog WordPress

Confira várias dicas de SEO para blog que vão ajudar a otimizar seu conteúdo e fazer com que seu site apareça nas primeiras posições do Google.

WordPress é um dos criadores de blog e site mais populares do mundo! Com interface intuitiva, inscrição gratuita e centenas de templates, essa plataforma permite a criação de blogs personalizados até mesmo por quem tem pouca experiência com criação de sites.

Mas para indexar o site criado no WordPress e fazer com que os conteúdos postados sejam encontrados no Google, é preciso seguir algumas dicas de SEO para blog.

Tais dicas são simples e ajudarão o criador de conteúdo que vai cuidar do blog a dar maior visibilidade a seu site. A seguir, falaremos mais sobre elas!

SEO para blog: o que significa SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou, em Português, Otimização para os Mecanismos de Busca. É um conjunto de boas práticas que podem ser aplicadas tanto no site quanto nos conteúdos postados para fazer com que eles sejam encontrados pelos usuários toda vez que alguém digitar termos correspondentes no Google (ou em outro buscador).

O Google usa uma série de critérios para exibir os resultados de busca. Quando o blog não se preocupa com SEO, as chances dele aparecer nas primeiras posições quando um usuário faz buscas de palavras relacionadas a seu conteúdo são pequenas.

E se os usuários não estão chegando até seu site, ele não recebe tráfego e, consequentemente, não cresce. Mas quais dicas de SEO para blog são essas? Confira!

Dicas de SEO para blog: lista de dicas importantes

Para facilitar a leitura e a assimilação, as dicas de SEO para blog serão listadas em tópicos a seguir.

SEO para sites ou blogs

Permita que seu blog seja encontrado no Google: crie sua conta no WordPress, faça login, procure o menu “Configurações” e em seguida “Geral”. Vá em “Privacidade” e cheque se seu blog/site está público. Se estiver público significa que o Google está autorizado a indexar seu site, ou seja, a incluí-lo na lista de possíveis fontes de resultados no buscador. Isso é fundamental!

Configure as URLs: as URLs são os endereços eletrônicos das postagens do seu site. Vá em “Configurações” e em “Links Permanentes”. Repare que há várias possibilidades. Uma das dicas de SEO para blog é escolher um modelo de URL simples, que contenha só o nome do post ou, o máximo, nome e data.

Baixe o Yoast: o Yoast é um plugin gratuito que faz uma avaliação completa nos posts do seu site ou blog e aponta mel em termos de SEO. É o plugin para SEO mais popular do mercado. Quando você baixa e ativa esse plugin, repare que ele aparece no final de cada texto, apontando o que está bom e o que precisa melhorar. Leia mais sobre como o Yoast funciona neste artigo.

Tamanho do texto: as dicas de SEO para blog dizem que um post deve ter, no mínimo, 500 palavras. Mas quanto mais completo é o texto (com uma palavra-chave cuidadosamente escolhida e várias palavras relacionadas) mais chances ele tem de aparecer nas primeiras posições do Google e atrair muito tráfego para seu site.

Otimização de conteúdo SEO

Use uma palavra-chave principal: as palavras-chave (ou termos-chave, já que podem ser mais de uma palavra) são a base do SEO, pois é a partir delas que o Google entende do que o conteúdo se trata. Para escolher as palavras-chave das suas postagens, use ferramentas como o Semrush ou o Ubersuggest. Lembre-se de usar a palavra-chave algumas vezes ao longo do texto, inclusive nos subtítulos.

Use palavras-chave relacionadas à principal: cada texto tem uma palavra-chave principal, mas pode ter várias outras complementares, que estão relacionadas ao assunto principal. Essa é uma das dicas de SEO para blog que reforçam seu texto perante o Google.

Crie um título atraente: um título atraente deve ter até cerca de 60 caracteres e obrigatoriamente deve ter a palavra-chave escolhida. Usar a palavra-chave logo no começo ajuda a tornar o título ainda mais atraente. Termos complementares como “Dicas de” ou “Tudo sobre” ajudam. Exemplo:

Palavra-chave: SEO para iniciantes

Título: SEO para iniciantes: confira dicas essenciais!

Palavra-chave na URL: a palavra-chave deve estar na URL do texto (é possível editar a URL no Yoast, ao final do texto). 

Palavra-chave na descrição: logo abaixo de onde se edita a URL é possível editar a descrição da postagem. É um textinho curto que aparece no Google logo abaixo do título do post. Essa descrição deve resumir em poucas palavras do que se trata o texto, sempre usando a palavra-chave.

Parágrafos curtos: uma das dicas de SEO para blog mais importantes é criar textos agradáveis visualmente. Isso significa escrever frases e parágrafos curtos. Também significa usar outros elementos visuais, como fotos e vídeos ao longo do texto.

Links internos e externos: ao longo do texto coloque links para outros conteúdos do seu site e pelo menos um link para conteúdos em outros sites.

Otimizar imagens SEO: no que prestar atenção

Todo post deve ter imagens (uma imagem de capa e pelo menos uma ao longo do texto). Antes de colocar a imagem, certifique-se que ela não é muito pesada (máximo 400kb) e que você a nomeou com o título do texto ou, pelo menos, com a palavra-chave principal.

Ao subir a imagem, clique nela e observe as configurações. Na caixa “Texto Alt “Texto Alternativo”, coloque o título do seu texto ou alguma descrição breve que contenha a palavra-chave.

Fazer essas configurações ajudará as imagens do seu texto a aparecerem na aba “Imagens” do Google e atrair usuários por lá também.

📍 Leia também: 14 bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer

As dicas de SEO para blog dadas acima já cobrem parte importante do que é preciso fazer para ter um site otimizado e pronto para ser encontrado pelos usuários no Google. Se atente a elas e fique de olho nas dicas do Yost para seus conteúdos. Nem sempre elas farão sentido, mas na maioria das vezes podem ajudar! 

Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro de muito mais dicas como essa, tanto em marketing digital quanto em outras áreas como tecnologia e criatividade.

Deixe uma resposta