como criar um filtro para o Instagram Spark AR

Como criar um filtro para o Instagram stories?

Descubra como criar um filtro para o Instagram usando a ferramenta gratuita Spark AR e entenda como inserir o filtro criado na sua conta na rede social!

Os stories chegaram ao Instagram em 2016, como tentativa da rede de barrar a debandada de usuários para o SnapChat. Deu muito certo e hoje os stories são uma febre na mídia social. Cada vez mais populares, esses vídeos de 15 segundos que se destroem em 1 dia podem ser incrementados com música, texto e, é claro, filtros. Mas você sabe como criar um filtro para Instagram?

Criar um filtro para o Instagram não é tão difícil quanto parece, tudo isso graças a um programa de computador que simplifica o processo. Quer saber como fazer? A seguir você vai entender o passo a passo.

Como criar filtro para o Instagram usando Spark AR Studio

O Spark AR Studio é um programa de computador gratuito disponível tanto para Windows quanto para MAC. Ele foi desenvolvido justamente para que usuários possam criar filtros para o Instagram de maneira fácil e customizada.

O primeiro passo para criar um filtro para o Instagram é instalar e ativar o programa. Ao abrir o Spark AR Studio, clique em “Blank Project”.

No canto superior esquerdo da tela, olhe a opção “Scene” e verifique se a opção “Device” está selecionada. Então, clique em “Add Object”. Em seguida, selecione a ferramenta “Face Tracker” e a opção “Insert”, no canto inferior direito da tela. Tudo isso para garantir que o seu filtro reconhecerá os rostos nos stories e será aplicado corretamente.

O próximo passo é clicar em “Face Tracker” de novo. Depois selecionar a opção “Add” e em seguida “Plane”.

No canto inferior esquerdo da tela, escolha a opção “Add Asset” e selecione a opção “Material”. Feito isso você poderá começar a inserir frases em seu filtro do Instagram. Para isso, selecione novamente “Add Asset” e, depois, “Import From Computer”. Usando esse caminho, você também pode importar outros elementos visuais que tenha criado em outros software de edição, além de GIFs ou imagens.

Clique em “Material” e, na janela do lado direito, clique em “Texture”. Depois, pressione “Choose File” e escolha a arte que havia sido adicionada.

A seguir, clique em “Plane” depois vá até à janela do lado direito, clique em“Material” e vincule o desenho ou frase já adicionado. Caso queira mudar a posição do filtro ou dos elementos, use o menu “Position” no lado direito da tela.

Esses são os passos fundamentais para criar um filtro. O Spark AR Studio oferece outras opções de customização que você pode aprender a usar mexendo no programa e fazendo testes.

Leia também: Como aumentar o engajamento no Instagram?

como criar filtro para Instagram usando Spark AR Studio
O Spark AR Studio é um programa gratuito de criação de filtros para stories.

Como exportar um filtro que eu criei para o Instagram?

Para exportar um filtro para Instagram você vai usar o próprio Spark AR Studio. Para iso, se atente ao menu dos ícones no canto esquerdo da tela do programa. Procure um dos últimos ícones, uma seta. Aguarde a confirmação do programa e então clique em “Upload”.

O Spark AR vai uma opção para abrir o Spark AR Hub, aceite e abra. Selecione “Instagram” como a rede onde o filtro será aplicado. Dê um nome para seu filtro e escolha uma capa para ele.

O Spark AR vai mostrar uma prévia do filtro do Instagram que você criou diretamente no Instagram, basta clicar em “Mostrar no Instagram”. Também é possível enviar um link para que seus amigos testem o seu filtro. 

Clique em “Próximas etapas” e selecione a categoria para seu filtro. Avance e selecione a opção “Tornar ativo assim que aprovado” para que seu filtro do Instagram entre o ar assim que for aprovado.

Para que seu filtro seja aprovado, você deverá informar brevemente ao programa qual a finalidade do filtro e o motivo que dele ter sido colocado na categoria escolhida por você. Envie seu filtro para análise e aguarde. A aprovação pode demorar até 5 dias úteis.

Há casos em que o Instagram solicita mudanças no filtro porque algo nele fere as políticas de privacidade da rede. Caso isso aconteça, faça as modificações necessárias e reenvie para análise.  

Quando o seu filtro for aprovado, será possível acessá-lo diretamente em seus stories. Ficou alguma dúvida? O vídeo abaixo pode te ajudar:

Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro de novidades sobre marketing digital, criatividade, tecnologia e muito mais!

Deixe uma resposta