Saiba quais são as vantagens de usar o Telegram

Vantagens do Telegram em relação ao WhatsApp: canais, grupos e mais!

Apesar de o WhatsApp ser o aplicativo de mensagens mais usado pela maioria absoluta do mercado, o Telegram vem ganhando força nos últimos tempos por oferecer algumas vantagens de uso em relação a seu principal concorrente.

A seguir, você vai entender quais as vantagens do Telegram e porque o app está se tornando cada vez mais popular.

O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas russo que existe desde 2013. O app ficou bastante popular no Brasil à partir de 2019, quando uma pane no WhatsApp provocou um movimento de instalação em massa do Telegram nos smartphones brasileiros. Só no dia da pane, 3 milhões de usuários instalaram o app em seus aparelhos.

Embora uma parte desse volume tenha voltado a usar o WhatsApp quando a pane foi solucionada, outra parte dos usuários gostou do Telegram pelas vantagens que o aplicativo oferece. 

Dados recentes da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostram que, atualmente, 35% dos aparelhos de celular no Brasil possuem o Telegram instalados. Desse total, 48% dos usuários utilizam o app todos os dias ou quase todos os dias. É um aumento de 16% em relação a 2019.

Mas quais são, afinal, as vantagens de usar o Telegram? Descubra a seguir.

O Telegram vem crescendo bastante no Brasil e já está presente em 35% dos aparelhos brasileiros.
O Telegram vem crescendo bastante no Brasil e já está presente em 35% dos aparelhos brasileiros.

Vantagens de usar o Telegram em relação ao WhatsApp

O Telegram possui algumas vantagens em relação ao WhatsApp – mas também possui pontos contrários que devem ser analisados.

Uma grande vantagem do Telegram é que ele permite a criação de grupos interativos com até 200.000 pessoas! O número é milhares de vezes maior do que o máximo permitido pelo WhatsApp: 256 pessoas. 

Além disso, quando um grupo atinge 500 membros, o Telegram libera para o administrador uma ferramenta de insights com dados sobre a movimentação do grupo, o que pode ajudar no planejamento de estratégias. Dentre os dados fornecidos estão informações como dias e horários em que há mais engajamento dos usuários.

Outra grande vantagem do Telegram é que ele permite o envio de arquivos de até 2 GB. Já o WhatsApp permite envios de arquivos de até 16 MB.

Por outro lado, as duas maiores vantagens do WhatsApp em relação ao Telegram são a segurança extra e a popularidade. O WhatsApp criptografa as mensagens de ponta a ponta, o que torna quase impossível hackear as conversas. Esse recurso não existe no Telegram.

Além disso, por ser usado por 99% dos usuários, é muito difícil encontrar alguém que não esteja no WhatsApp, mas o Telegram ainda não é usado por parte considerável dos usuários.

Por fim, outra vantagem de usar o Telegram é que o app permite a criação de canais de transmissão. Por meio deles, os usuários podem se inscrever para receber mensagens.

A vantagem desse meio é que o número de inscritos é ilimitado, ou seja, o autor do canal pode enviar conteúdos para milhares de pessoas. É uma ferramenta muito útil, por exemplo, para quem tem um negócio e quer enviar dicas ou promoções para seus clientes.

A seguir, saiba como criar um canal no Telegram.

Como criar um canal no Telegram

Criar um canal no Telegram é muito simples. Existem dois tipos de canais no Telegram: públicos e privados. Enquanto os canais do Telegram públicos podem ser encontrados a qualquer momento na barra de buscas do aplicativo, os canais privados não podem ser encontrados e apenas o administrador pode colocar novos membros

Para convidar pessoas para um canal no Telegram, é possível gerar um link e compartilhar com outros usuários ou nas redes sociais.

Para criar um novo canal no Telegram siga os passos abaixo:

  • Clique no ícone de lápis e papel (que simboliza nova mensagem) no canto superior direito da tela;
  • Clique em Novo Canal;
  • dê um nome para o canal, escreva uma descrição e escolha uma foto para ser a capa do canal no Teelgram;
  • Defina se o canal será público ou privado;
  • Convide pessoas para entrar no seu canal ou gere um link de convite.

Prontinho! O canal foi criado.

Uma das coisas mais legais de um canal no Telegram é que as mensagens postadas são enviadas em nome do canal e não dos administradores. Apenas os administradores podem mandar mensagem nos canais do Telegram.

No entanto, o Telegram permite a criação de um grupo de discussão acoplado ao canal. Usando essa função, ao lado de cada postagem aparecerá um ícone de conversa.

Siga os quatro passos abaixo para criar um grupo de discussão no Telegram:
1) acesse as configurações do canal no Telegram
2) clique no ícone de lápis
3) clique em “discussões
4) vá em “criar novo grupo de discussão

Viu como é simples?

como criar um canal no telegram
Criar um canal no Telegram é simples e rápido! (Foto: Unsplash)

Como achar um canal no Telegram?

Para achar um canal público no Telegram, basta digitar o nome do canal na barra de pesquisas na parte superior da tela do aplicativo. Se quiser procurar canais com temas de seu interesse, basta digitar um termo na barra de pesquisas e checar as opções públicas que aparecem.

Canais privados no Telegram não aparecem nos resultados de busca do aplicativo e só podem ser encontrados com link.

Dica: para sair de um canal no Telegram, basta abrir o canal, clicar no nome para acessar as configurações e procurar a opção Sair do Canal.

Viu como é simples criar um canal do Telegram? Essa é uma das muitas vantagens do Telegram que podem ser aproveitadas tanto para diversão quanto para fazer negócios.

O Telegram está disponível para Android e IOS.

Deixe uma resposta