saiba o que sao as web stories do Google

Entenda o que são as web stories do Google e como criar

Confira um manual detalhado sobre as web stories do Google e entenda como esse tipo de conteúdo pode ser usado nas suas estratégias de inbound marketing e atração de tráfego!

O Google surpreendeu todo mundo quando anunciou que Brasil, Índia e Estados Unidos seriam os primeiros países do mundo a experimentar as web stories, versão web do formato “story”, já consagrado em outras redes como o Instagram.

Apesar do nome parecido, as web stories do Google têm uma série de particularidades que fazem com que alguns especialistas em SEO e marketing digital apontem a novidade como uma das apostas para o futuro do consumo de conteúdo nas buscas do Google.

Mas, o que são as web stories, como elas funcionam e como criá-las? A partir de agora, você vai receber todas as informações que precisa para testar a novidade e incorporá-la às estratégias de marketing digital e SEO do seu negócio. Vamos lá?

O que são web stories do Google?

Web stories do Google são “stories” semelhantes aos que podem ser criados em redes sociais como o Facebook e o Instagram. A maior diferença é que as web stories do Google são lidas como páginas de conteúdo, ou seja, podem ser encontradas pelos usuários e mostradas nos resultados de busca como uma das opções ao que foi pesquisado.

Para garantir que as web stories serão encontradas, o Google pede algumas informações de SEO durante a criação e configuração delas:

  • Título
  • Descrição (de até 200 caracteres)
    URL
  • Imagem de capa

Com essas informações, o Google entende do que se trata a web storie e pode exibir o conteúdo como um dos resultados de busca. 

As web stories podem ter diversos stories e formar um carrossel. É possível adicionar fotos, vídeos, textos e links. Os links podem ser incluídos nos textos (no título, por exemplo) ou no storie inteiro, no modelo “arraste para cima”.

Onde as web stories são veiculadas?

As web stories são lidas pelo Google como se fossem uma página do seu site. Elas serão veiculadas na pesquisa do Google e também no Discover. Quando abrir o app do Google no celular, note que agora há uma parte chamada “stories” pouco abaixo da barra de pesquisas. As web stories são aqueles conteúdos ali.

O Google não informa quanto tempo as web stories ficam no Discover. Mas análises feitas apontam que elas ficam mais ou menos 24h aparecendo ali. Os critérios para exibir os conteúdos também não são muito claros. O Google seleciona e exibe as web stories de acordo com o que acha que é relevante para o usuário, com base no que ele anda pesquisando.

Como criar web stories?

Para criar web stories é necessário ter um site, pois as páginas geradas serão vinculadas a esse endereço. Caso seu site esteja no WordPress, basta procurar o plugin “Web Stories para WordPress”, instalar e ativar gratuitamente.

Se o site não for WordPress não se preocupe, há dezenas de outras opções de programas de criação e edição de web stories do Google. Basta escolher um na lista oficial disponibilizada pela empresa, instalar e vincular a seu site.

A maior vantagem de usar o plugin do WordPress é não precisar se preocupar em vincular seu site ao aplicativo criador de web stories, pois o plugin faz isso automaticamente. 

Essa é a interface do criador de web stories para WordPress:

plugin de criação de web stories

Repare que no canto esquerdo da tela há opções para importação de imagens e vídeos ou para usar arquivos da galeria. No centro fica a área de edição do web story, que funciona basicamente do jeito “clique e arraste” para editar.

Abaixo da tela do web story há botões para duplicar o web story, criar um novo do zero ou apagar o web story.

No canto direito ficam as configurações do web story. Há dois menus:

Design, onde é possível editar texto, cores, animações, imagem de fundo, etc.

Documento, onde são feitas as configurações de SEO como descrição, URL, tempo de exibição do web story, imagem de capa, etc. Aqui as boas práticas de SEO continuam válidas: palavra chave no slug e na descrição. O tamanho da imagem de capa de uma web story é 640×853.

Como criar web stories do Google
adicionando informações relevantes

Quando tiver feito as edições e finalizado o web story, há um botão de olho perto do botão publicar. Ele serve para visualizar como o story ficou antes de publicar. Mas não se preocupe, se for necessário fazer alguma alteração depois de publicar, isso pode ser facilmente realizado. 

Boas práticas para a criação de web stories do Google

O Google criou um manual com boas práticas para a criação de web stories. As dicas mais importantes são:

  1. Conteúdos que incluam vídeos no formato retrato (9:16) terão mais chances de receber atenção do público e performar melhor nas buscas;
  1. Evite colocar muito texto em um mesmo story. Se precisar passar várias informações, divida-as em pequenos blocos de textos espalhados por mais web stories;
  1. Use tamanhos de fonte grandes e aplique contrastes nos blocos de textos caso necessário. Tudo isso para facilitar a legibilidade. Lembre-se que boa parte das pessoas vai consumir o conteúdo numa tela de celular;
  1. Integre seu conteúdo com outros conteúdos relacionados por meio de links;
  1. Use o recurso de animação para dar vida ao story e deixá-lo mais atrativo;
  1. Use a ferramenta de análise de URL do Google para verificar se sua web story está aparecendo nos mecanismos de busca.

Para conferir mais dicas, leia o manual de boas práticas de web stories do Google.

Integrando os web stories ao Google Analytics e Adsense

Dentro do plugin Web Stories do WordPress é possível vincular os web stories ao Google Analytics. Os dados sobre acessos e cliques nos web stories só aparecerão no Analytics após essa integração.

Para isso, abra o plugin, clique em “Configurações” e em seguida procure por “Google Analytics”. Há uma caixinha onde deve ser inserido o código de usuário do Analytics. Esse código começa com UA seguido por uma série de números.

Nessa mesma página de configurações, mais abaixo, há a opção “Monetização”. Nela é possível integrar os web stories ao Google Adsense e passar a veicular anúncios nos stories. Para isso será necessário inserir o código pub e o ID de usuário nas caixinhas correspondentes.

Você encontra esses códigos facilmente indo até o Google Adsense e clicando no menu “Conta” e em seguida ‘Informações de conta”.

Viu só como os web stories chegaram pra ficar? Instale já o plugin para WordPress ou outra ferramenta parceira e comece a testar as possibilidades que a novidade oferece!

Não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram para ficar por dentro de mais novidades sobre tecnologia, marketing de conteúdo e muito mais!

Deixe uma resposta