Como crescer no TikTok? Confira 10 dicas de ouro!

Descubra como crescer no TikTok aplicando 10 dicas fáceis e simples!

O TikTok é a rede social do momento. Desde que explodiu em 2020, o aplicativo chinês figura no topo da lista de mais baixados do mundo, tendo registrado mais de 850 milhões de downloads ano passado! Os dados são da Apptopia.

Segundo a Sensor Tower, o sucesso do aplicativo se mantém em 2021. Um levantamento realizado pela consultoria aponta que a rede social foi a mais baixada do mundo no primeiro semestre de 2021, com mais de 383 milhões de downloads!

No acumulado geral, o TikTok ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads globais, sendo o primeiro aplicativo fora do monopólio Facebook (Face + Instagram + WhatsApp) a conseguir tal feito.

E quanto ao Brasil? Segundo um levantamento realizado pela GlobalWebIndex, o TikTok encerrou 2020 com mais de 7 milhões de usuários ativos em nosso país. 

Todos esses dados ilustram que o TikTok é uma rede que veio para ficar. Quem ainda não se rendeu ao aplicativo de vídeos curtos deveria dar uma chance, pois cada vez mais assuntos são iniciados ali e só depois replicados nas outras redes, fazendo do TikTok uma ferramenta vital para o ecossistema das mídias sociais.

Mas como crescer no TikTok e se destacar nessa rede? A seguir, trazemos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão! Dá só uma olhada!

Como crescer no TikTok? Confira as dicas!

Para crescer no TikTok, o usuário precisa antes entender a dinâmica de funcionamento da rede social. Você sabe como o aplicativo funciona?

O foco do TikTok é a criação e edição de vídeos curtos entre 15 e 60 segundos. O aplicativo é completo e permite que o criador de conteúdo faça edições, cortes, insira músicas, efeitos e texto.

O TikTok também permite que o usuário crie vídeos mesclando conteúdo original com clipes criados por outros usuários. Essa prática, aliás, surgiu na rede social e se tornou uma das marcas registradas da comunidade tiktoker. 

Agora que você já está contextualizado, fique de olho nas dicas de como crescer no TikTok.

Seguir perfis populares no TikTok ajuda o usuário a entender quais conteúdos estão engajando no momento. (Foto: Unsplash)
Seguir perfis populares no TikTok ajuda o usuário a entender quais conteúdos estão engajando no momento. (Foto: Unsplash)

Siga influenciadores do TikTok

Se em outras redes sociais imitar conteúdo é uma má prática, no TikTok essa prática é incentivada. É o que chamamos de trends. Um criador de conteúdo cria um vídeo temático e milhares de outros usuários refazem aquele vídeo adicionando seus pontos de vista, fazendo pequenas mudanças ou apenas testando o que foi mostrado.

Muitas vezes, as trends surgem através de perfis de influenciadores, ou seja, pessoas famosas e que têm milhares de seguidores na rede social. Siga os principais influenciadores e fique de olho no que eles postam. Começar a produzir vídeos a partir de trends pode ser o caminho mais fácil para entrar com o pé direito no TikTok e ganhar seguidores na rede social.

De acordo com o próprio TikTok, os 10 maiores perfis mais famosos do TikTok no Brasil em 2020 foram:

Siga esses usuários e fique de olho no que eles postam!

Acompanhe as trends (tendências) para crescer no TikTok

Assim como em outras redes sociais, as trends do TikTok são marcadas por hashtags (#) e podem ser acompanhadas. Fique de olho nas tendências do momento, crie vídeos para as trends mais bombadas e não esqueça de usar a hashtag correspondente. Tudo isso vai te ajudar a crescer no TikTok.

Foque em um público

À medida que você vai se habituando ao TikTok, você vai construindo uma audiência. Uma boa dica para crescer no TikTok é focar em um nicho e produzir conteúdos para aquela audiência. 

Por exemplo: se você ama animais, pode produzir vídeos sobre o assunto, criar conteúdo com base nas trends com esse tema, seguir influenciadores do nicho e por aí vai.

Capriche na gravação

A maioria dos vídeos que viralizam no TikTok possuem edição simples. Mas isso não significa que você não deva se atentar a questões básicas como som de qualidade, imagem boa e iluminação. 

Os Ring Lights, aqueles anéis de iluminação, são baratos e se tornaram populares. Talvez valha a pena investir em um para melhorar a qualidade dos seus vídeos. Isso com certeza vai fazer diferença para te ajudar a crescer no TikTok.

Coloque legenda nos vídeos

Os vídeos do TikTok são curtos, então legendar as falas não é uma tarefa difícil (e pode ser feita no próprio aplicativo). Fazer isso mostra preocupação com a inclusão e ajuda seu vídeo a chegar a mais usuários.

Divulgue em outras redes

É bastante comum que alguns vídeos do TikTok viralizem primeiro em outras redes e só depois lá. Por isso, poste os conteúdos que criar em outras mídias sociais. Ao baixar o vídeo do TikTok, ele vem com um símbolo da rede social e o seu nome de usuário, o que facilita que outras pessoas encontrem seu perfil caso o vídeo viralize. 

Use as músicas em alta para crescer no TikTok

Muitas trends do TikTok surgem a partir de desafios de músicas. Usar as músicas bombadas no aplicativo pode ajudar a fazer seu conteúdo chegar a mais pessoas e, consequentemente, crescer no TikTok.

Quanto mais você posta, mais chances tem de crescer no TikTok. (Foto: Unsplash)
Quanto mais você posta, mais chances tem de crescer no TikTok. (Foto: Unsplash)

Use músicas patrocinadas

O TikTok não confirmou oficialmente, mas rola um boato fortíssimo que os vídeos que usam as músicas patrocinadas chegam a mais usuários. Isso acontece porque os artistas que pagam o TikTok para divulgarem suas músicas estipulam que ela deve chegar a X usuários, fazendo com que a rede social impulsione vídeos com tais músicas para mais pessoas. 

Para identificar as músicas patrocinadas no Tiktok, basta se atentar ao símbolo do TikTok azul claro que aparece ao lado do nome da música quando você pesquisa por uma faixa.

📌 Leia também: Como ganhar dinheiro com o TikTok?

Siga hashtags de dicas para crescer no TikTok

A hashtag #dicastiktoker tem quase 40 milhões de vídeos postados e é uma trend onde usuários dão dicas para outros usuários de coisas que podem ajudar a crescer no TikTok. Nem tudo funciona, mas vale a pena gastar um tempinho ali fazendo uma curadoria do que vale a pena tentar e o que não vale.

Se atente aos melhores dias e horários para postar no TikTok

Segundo um relatório da Oberlo, 90% dos usuários do TikTok acessam o aplicativo diariamente, o que significa que todos os dias são propícios para postar na rede.

Em relação ao horário, os melhores horários para postar no TikTok são de manhã entre 6h e 10h e à noite, entre 19h às 23h. O período da tarde em geral é fraco e de pouco movimento.

Para ler detalhes sobre os melhores dias e horários para postar no TikTok, leia nosso artigo a respeito.

👉 Lembre-se: o TikTok valoriza criadores que postam com bastante frequência na rede social. Portanto, quanto mais você postar, mais chances terá de crescer no TikTok rapidamente.

Gostou das 10 dicas? Seguindo elas, você terá muito mais chances de crescer no TikTok e se tornar um influenciador na rede social que mais cresce no mundo!

Dica extra: acompanhe o canal do Youtube do TikTok Brasil. As tendências em alta, as novidades no aplicativo e muito mais são postados lá:

Deixe uma resposta