Depois de seis anos entre o último lançamento de seu sistema operacional Windows, a Microsoft finalmente anunciou uma grande novidade: a chegada do Windows 11. Mas o que ele tem de diferente? Reuni as principais novidades neste artigo!
A atualização será gratuita e tem previsão de chegar a todos os usuários Windows a partir do final de 2021. A Microsoft repaginou o sistema operacional, mudando consideravelmente diversas interfaces.
A ideia é deixar o Windows 11 mais amigável para quem usa o computador para jogar e promover uma interação melhor entre o sistema operacional e os aplicativos do sistema móvel Android.
Recentemente, a Microsoft reuniu a imprensa em uma conferência online para mostrar o que preparou para essa grande novidade. Confira a seguir os principais pontos novos que os usuários verão no Windows 11 daqui a alguns meses.
O que há de novo no Windows 11?
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Windows 11 é que são necessários alguns requisitos técnicos para conseguir instalar o sistema operacional. Os atributos são:
- Processador Dual Core ou superior
- Mínimo de 4GB de memória RAM
- Mínimo de 64 GB de armazenamento
- Tela em HD
Novo menu iniciar do Windows 11
Numa mudança que vai deixar o Windows 11 visualmente muito parecido com o concorrente macOS (Apple), o sistema operacional agora terá um menu iniciar no canto inferior central da tela.
Modo noturno
Haverá a opção de deixar o sistema claro ou escuro (modo noturno), ação já bastante comum em aparelhos celulares e aplicativos.
Microsoft Teams
O Teams, programa de chamada de vídeos da Microsoft, será nativo do Windows 11 e também totalmente integrado ao sistema operacional. A empresa quer que cada vez mais pessoas conheçam e usem a ferramenta de videoconferências.
Snap Layouts
Visando deixar a tela mais dinâmica para quem precisa trabalhar com muitos aplicativos ao mesmo tempo, o Windows contará com opções chamadas Snap Layouts, que nada mais são do que configurações de layout da tela inicial permitindo a exibição simultânea de diversos programas.
Aplicativos do Android no Windows 11
Talvez a mudança mais legal do Windows 11 será a possibilidade de abrir aplicativos de celular para Android diretamente no sistema operacional. A novidade é possível graças a uma parceria entre Microsoft e a loja da Amazon.
Suporte HDR
Para os gamers uma boa notícia: o Windows 11 contará com a tecnologia HDR, mais avançada que a atual SDR, o que permitirá que o gráfico dos games seja mais vivo e vibrante. Mais de 1000 jogos serão compatíveis com a tecnologia HDR Windows 11, número que vai aumentar gradativamente.
Além disso, será possível baixar jogos do Xbox no sistema operacional, tudo isso graças a uma aplicação do console no Windows 11.
Por fim, a Microsoft promete que o Windows 11 será o sistema operacional mais seguro já lançado pela empresa. A bateria vai durar mais, pois o sistema será mais leve e consumirá menos energia que as versões anteriores.
E aí, ansiosos pelo Windows 11? Em breve será possível testar todas essas novidades!
Siga o Plugar Ideias no Instagram para ficar por dentro de muito mais novidades sobre marketing, tecnologia e criatividade!
Confira o vídeo oficial de apresentação do novo sistema operacional: