Sites para fazer cursos de tecnologia gratuitos

Lista de sites para fazer cursos de tecnologia gratuitos

Investir tempo em estudar através de cursos de tecnologia gratuitos é uma escolha sábia, pois as melhores vagas de trabalho do momento são do campo d a tecnologia. A escassez de profissionais para dar conta da evolução digital das empresas faz com que profissões relacionadas à tecnologia tenham pleno emprego e altos salários.

Mas como conseguir uma dessas vagas? Embora a realização de um curso superior provavelmente seja necessária em algum momento, pelo menos para começar é possível realizar outros cursos, até mesmo para ter um contato inicial com a área e descobrir se você tem ou não interesse por se tornar um profissional de tecnologia.

Neste sentido, é possível aproveitar a internet para fazer cursos de tecnologia gratuitos. Mas onde estão esses cursos? Selecionamos uma lista com opções para quem quer estudar programação, sistemas e outras áreas desse universo. Vamos lá?

Onde fazer cursos de tecnologia gratuitos?

A internet oferece várias opções para fazer cursos de tecnologia gratuitos, desde assuntos introdutórios até conteúdos mais avançados e específicos. Confira uma seleção com 8 sites para aprender.

Brasil + Digital

Essa é uma plataforma que reúne centenas de cursos de tecnologia de outros sites. Muitos desses cursos são oferecidos gratuitamente pela Microsoft. É possível aprender desde introdução ao desenvolvimento de softwares até conceitos relacionados à nuvem e outros termos. Há certificação para os cursos concluídos.

Fundação Bradesco (Escola Virtual Bradesco)

A Escola Virtual Bradesco é uma das plataformas de cursos gratuitos mais populares do país. Ela oferece dezenas de cursos das mais diversas áreas, inclusive tecnologia. Há cursos gratuitos de tecnologia para aprender, por exemplo, as principais linguagens de programação usadas em TI. Os cursos possuem certificado.

ITEC

Criado pela Intelbras (Indústria Brasileira Desenvolvedora de Tecnologias), a plataforma iTEC (Centro de Capacitação em Tecnologia)  disponibiliza 157 cursos de tecnologia gratuitos. Há cursos sobre redes, software defense e muito mais! Os cursos têm uma pegada mais técnica e são voltados a manutenção de redes e assuntos relacionados.

Existem diversos sites para fazer cursos de tecnologia gratuitos e muitos deles oferecem até certificado
Existem diversos sites para fazer cursos de tecnologia gratuitos e muitos deles oferecem até certificado! (Foto: Unsplash)

Digital Innovation One

Plataforma voltada ao ensino de linguagens de programação e desenvolvimento de softwares. Há cursos para níveis iniciante, intermediário e avançado. É possível aprender linguagens como Javascript, PHP e Python, por exemplo.

Google Grasshopper

O Google Grasshopper não é uma plataforma de curso de tecnologia, mas sim um aplicativo. Gratuito e em português, ele foi desenvolvido para ensinar lógica de programação desde os conceitos mais básicos. Tudo isso de um jeito simples e lúdico, para que pessoas de todas as idades possam entrar no mundo da tecnologia.

LinkedIn Free Learning Skills

Se você possui conhecimento em inglês, pode gostar de conhecer a plataforma Free Learning Skills, desenvolvida em parceria entre LinkedIn e Microsoft. Ela oferece cursos gratuitos de tecnologia e outros assuntos, com videoaulas e certificado, mediante conclusão da trilha de aprendizado. 

Microsoft Learning

Quer aprender sobre Power BI, Azure e outros softwares da gigante Microsoft? Então você precisa conhecer o Microsoft Learn, plataforma de cursos de tecnologia gratuitos e em Português criada pela empresa. São milhares de cursos de curta duração focados nos softwares da Microsoft, inclusive os bons e velhos programas do Pacote Office.

Senac

O Senac possui muitos cursos pagos, mas também oferece vários cursos de tecnologia gratuitos. Há cursos, por exemplo, para aprender conceitos sobre o desenvolvimento de games para Multiplataformas, criação de aplicativos e proteção de dados de nuvem.

Conhece mais sites para fazer cursos de tecnologia gratuitos? Deixe sua sugestão nos comentários e ajude mais pessoas a buscar conhecimento ao alcance de todos!

E não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram!

Leia também:

Deixe uma resposta