como funciona o programa de afiliados Amazon

Como funciona o programa de afiliados Amazon?

Também conhecido como Associados Amazon, o programa de afiliados Amazon é um dos mais vantajosos do mercado tanto pelas comissões que paga quanto pela facilidade de se inscrever. 

Se você é criador de conteúdo, possui uma plataforma ativa e uma audiência expressiva, fazer parte do programa de afiliados Amazon pode ser uma maneira de ganhar dinheiro fácil sem grande necessidade de ação, bastando divulgar os links dos produtos e ganhando comissões por cada venda realizada.

A seguir você vai conhecer mais sobre esse programa, como se tornar um afiliado da Amazon e quanto você pode ganhar sendo um associado.

O que é o programa de afiliados Amazon 

A Amazon é uma grande empresa americana de varejo online. Ao longo dos anos, expandiu suas operações e hoje possui diversos produtos como um leitor digital (Kindle), um serviço de streaming de vídeo (Amazon Prime) e um serviço de streaming de música (Amazon Music). Em 2019, a Amazon ultrapassou a Microsoft e se tornou a empresa mais valiosa do mundo.

O portal de compras da Amazon é um dos mais completos do mundo. A empresa trabalha com parceiros locais, que podem vender seus produtos usando a plataforma. Dessa maneira, é praticamente impossível não encontrar algo na Amazon.

O programa de afiliados Amazon é uma maneira que a empresa encontrou para potencializar suas vendas sem precisar empregar muito esforço: são os próprios afiliados quem fazem as vendas (por meio de links especiais) e, em troca, eles ganham uma comissão sobre cada venda.

Para isso, basta compartilhar o link do produto com sua audiência ou inseri-lo em seu conteúdo. Cada vez que alguém compra alguma coisa com aquele link, você ganha uma porcentagem variável por aquela indicação.

Quem pode se tornar um afiliado Amazon?

O programa de afiliados Amazon é direcionado à criadores de conteúdo e blogueiros. Isso significa que, para participar, você deve ter um site, uma rede social ou um app qualificado. 

Ao realizar sua inscrição, você deve informar o link de seu site ou rede social. A Amazon irá checar o endereço e, caso você não fira as normas da empresa, seu cadastro será aprovado. 

Não são permitidos pela Amazon os seguintes conteúdos: sexo, violência, propaganda enganosa, sites de disseminação de ódio, sites direcionados a menores de idade, sites que incentivem ou promovam atividades ilegais e sites que violem as normas de propriedade intelectual. Você pode ler detalhes sobre isso no regulamento do programa.

Como se tornar um afiliado Amazon?

O primeiro passo para fazer parte do programa de afiliados Amazon é entrar no site do programa, realizar o seu cadastro e aguardar que a empresa verifique o seu site/blog/canal/rede social. Se estiver tudo certo, o seu cadastro será liberado. Se você ferir as normas descritas acima, o seu cadastro será vetado.

Com o cadastro liberado, você terá acesso à área inicial. É muito fácil começar a usar a plataforma. Logo na página inicial, você já vai encontrar a barra de pesquisa “link rápido”. Basta digitar uma palavra chave, por exemplo “livro Harry Potter” e clicar na opção desejada.

Após clicar no produto, você será direcionado a uma página onde poderá escolher como quer veicular aquele produto: usando uma propaganda, uma imagem ou apenas um link de texto. Você pode copiar um link HTML e inserir no seu site ou pode copiar apenas o link em texto e compartilhar com seus seguidores, tudo depende de sua estratégia.

Cada vez que alguém clicar naquela promoção ou naquele link personalizado e fizer uma compra, você receberá uma comissão por isso. 

Na página inicial, você tem acesso a um relatório diário que mostra quantos cliques os seus links estão tendo e quantos deles se converteram em vendas. Veja abaixo como funciona o painel inicial do programa de afiliados Amazon:

como funciona o programa de afiliados Amazon

Após digitar o termo do produto para o qual você deseja gerar um link, clique em “ir”. A Amazon vai puxar todos os produtos que existem na plataforma correspondentes àquele termo. Veja no exemplo abaixo alguns resultados para o termo “Harry Potter”.

tela de links do programa de afiliados amazon

Após encontrar o produto que deseja, clique em obter link. Você será direcionado a uma tela onde poderá gerar um link com imagem ou apenas um link com texto. Copie o código do link e cole em seu site ou compartilhe em suas redes. Cada vez que alguém comprar usando esse link, você ganha uma comissão.

📌 Caso a pessoa entre no site da Amazon através do seu link e compre outras coisas, você também ganha comissão por essas vendas!

ganhe dinheiro fácil como associado da Amazon

Quanto o programa de afiliados Amazon paga?

O valor de comissão que você receberá depende do tipo de produto. A tabela padrão da Amazon é a seguinte:

CategoriasComissão
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS | ESPORTES, AVENTURA E LAZER15%
BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS | BEBÊS | ALIMENTOS E BEBIDAS | PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO15%
LIVROS DIGITAIS | DISPOSITIVOS AMAZON (ECHO)15%
LIVROS | DISPOSITIVOS AMAZON (KINDLE E FIRE TV)10%
ELETRÔNICOS | PAPELARIA E ESCRITÓRIO9%
CASA, JARDIM E LIMPEZA | COZINHA | FERRAMENTAS E CONSTRUÇÃO | BRINQUEDOS E JOGOS | AUTOMOTIVOS9%
VIDEOGAMES | MÚSICA E DVD9%
OUTROS8%

Atenção pois algumas práticas de divulgação de links são proibidas. Por exemplo, a criação de anúncios pagos para divulgar links do programa de afiliados Amazon e a divulgação de links por e-mail são algumas dessas práticas proibidas. A Amazon tem tecnologia para rastrear esse tipo de conduta e o afiliado será punido com o bloqueio do link e, em alguns casos, o bloqueio do cadastro.

👉 Leia também: Como vender pelo Instagram? Dicas infalíveis!

Como é o pagamento do programa de afiliados da Amazon?

Ao realizar seu cadastro, você deve informar sua conta bancária nacional. A Amazon realiza o pagamento das comissões aproximadamente 60 dias após o final de cada mês. Você recebe automaticamente em sua conta as comissões quando o valor do saldo for igual ou superior a R$30,00.

Caso o mês se encerre e você não tenha atingido o valor mínimo, o seu saldo é acumulado no mês seguinte, sendo necessário esperar até o fim do mês para receber, mesmo que você atinja os R$30,00 antes.

Viu como é fácil se tornar um associado Amazon? Caso o seu perfil corresponda ao necessário para ingressar no programa, faça o seu cadastro e participe!

Não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram para receber mais dicas como essa!

Deixe uma resposta