15 livros de romance gay

15 Livros de romance gay que você precisa conhecer

Até poucos anos atrás, livros de romance gay eram a coisa mais rara. Os poucos que chegavam ao mercado não recebiam a devida atenção, enfrentavam dificuldades de conseguir projeção e ficavam restritos a lançamentos modestos.

A situação começou a mudar à medida que as pautas LGBT ganhavam espaço tanto na literatura quanto em outras artes. Soma-se a isso o crescimento da internet e a possibilidade de os autores publicarem seus livros de romance gay de maneira independente.

O cenário atual é mais animador e promissor. Temos até best-sellers voltados ao público gay, coisa que há vinte anos mal se podia imaginar. Livros aclamados como Me Chame Pelo Seu Nome e Com Amor Simon, por exemplo, viraram fenômenos contemporâneos e ganharam adaptações para o cinema e para serviços de streaming.

A seguir, confira uma lista com 15 livros de romance gay que você precisa conhecer. 

15 livros de romance gay para colocar na sua lista de leitura

Embora uma parte considerável dos livros de romance gay sejam voltados a adolescentes e jovens adultos, muitas das histórias podem cativar pessoas de todas as idades. O mercado nacional está avançando e autores LGBT brasileiros estão conseguindo cada vez mais espaço nas estantes dos leitores, mesmo que seja através de lançamentos independentes.

A seguir, eis uma lista com livros de romance gay para você conhecer.

Quinze Dias (Vitor Martins): imagina só se sua mãe decide hospedar o seu crush na sua casa por duas semanas durante as férias de verão sem te avisar? O período que prometia ser de paz e tranquilidade acaba se transformando em um turbilhão de sentimentos, que obrigarão o protagonista Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo. Quinze Dias é o romance de estreia do autor brasileiro Vitor Martins e um daqueles livros fofos para se ler sorrindo.

capa de quinze dias, livro de romance gay nacional

Me Chame Pelo Seu Nome (André Aciman): uma das mais tórridas e belas histórias de amor dos últimos tempos, Me Chame Pelo Seu Nome ganhou uma adaptação aclamada para os cinemas e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro. O romance gay conta a história do jovem Elio e sua intensa relação com o universitário Oliver durante um verão inesquecível no interior da Itália nos anos 80.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (Benjamin Alire Sáenz): nesse romance, os jovens Aristóteles e Dante são completamente diferentes um do outro, mas acabam unidos pelo acaso. Eles iniciam uma amizade especial que vai ajudá-los a descobrir mais sobre si mesmos. Esse é um livro de descoberta e autoaceitação.

capa de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, livro de romance LGBT adolescente

Sempre em Frente – Carry On (Rainbow Rowell): se você gosta de livros de fantasia, magia e sagas épicas, vai adorar esse romance gay! Claramente inspirado em Harry Potter, o livro conta a história de Simon e Baz, suas aventuras e a relação que vai se desenvolvendo entre os dois jovens com poderes especiais.

conheça Carry On sempre em frente, a versão gay de Harry Potter

O Filho Rebelde (Rainbow Rowell): livro continuação de Sempre em Frente, O Filho Rebelde traz os mesmos elementos de fantasia e magia do primeiro romance, adicionando mais mistério e novas aventuras na jornada de Simon e Baz.

Venha o que Vier (Rainbow Rowell): terceiro e último livro da trilogia épica de Carry On, Venha O que Vier está em pré-venda e chegará ao mercado oficialmente dia 19 de julho.

Com Amor, Simon (Becky Albertalli): best-seller que caiu nas graças do público, esse romance gay já virou filme e serviu de inspiração para a série de tv do Hulu, Love Victor. Na história, acompanhamos o jovem Simon e seu processo de aceitação, saída do armário e busca por um amor.

One Man Guy (Michael Barakiva)esse é um romance leve, comovente e divertido sobre a descoberta da sexualidade, o primeiro amor e o que acontece quando as pessoas saem de suas zonas de conforto.

Minha Versão de Você (Christina Lauren): esse livro de romance gay conta a história de amor entre Tanner e Sebastian e os dilemas que os dois enfrentam para conciliar o que sentem um pelo outro com os preceitos religiosos que sempre lhes foram ensinados.

Um Milhão de Finais Felizes (Vitor Martins): mais um livro fofo do autor Vitor Martins, Um Milhão de Finais Felizes traz em sua história tudo o que se espera de um romance gay adolescente: o processo de aceitação por parte da família, as delícias do primeiro amor e a entrada na vida adulta com seus desafios e aberturas para o amadurecimento. 

Querido Ex (Juan Julian): imagina se o seu ex que você ainda não superou totalmente vira uma celebridade do dia para a noite? Mesmo sem querer, você é obrigado a ver a cara e a voz do dito cujo em todo canto. Querido Ex é o romance de estreia do autor nacional Juan Julian e traz em suas páginas debates relacionados ao relacionamento abusivo e questionamentos sobre os preconceitos sociais que jovens negros e gays ainda sofrem.

capa de querido ex, livro de romance gay nacional

Tipo Uma História de Amor (Abdi Nazemian): um romance político importante, Tipo Uma História de Amor nos leva para o final da década de 80, auge da pandemia de AIDS. Em meio a luta contra os preconceitos que rondavam a doença e pelo direito ao tratamento das pessoas infectadas, o jovem iraniano Reza também precisa lidar com a própria sexualidade e a aceitação da família.

Vermelho, Branco e Sangue Azul (Casey McQuiston): imagina se o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe do Reino Unido? Essa é a premissa desse romance gay que é leve, previsível e fofo, ótimo para quem quer uma leitura para se distrair.

Garoto Encontra Garoto (David Levithan): mais um romance gay sobre aceitação na adolescência, Garoto encontra Garoto dosa romance com lições sobre o valor da amizade.

E se Fosse a Gente? (Becky Albertalli e Adam Silveira): parceria entre Adam Silveira e a autora de Com Amor Simon, esse romance gay conta a história de Arthur e sua busca por um garoto que ele viu apenas uma vez mas já se encantou profundamente.

Gostou das indicações? Tem mais algum livro de romance gay para indicar? Deixe nos comentários!

E não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram para ficar por dentro de muito mais novidades sobre cultura pop, marketing, tecnologia e muito mais!

Procurando opções de livros de romance lésbico? Veja 13 livros de romance LGBT para você conhecer!

Deixe uma resposta