como aprender programacao de graca usando o google grasshopper

Google lança app gratuito em Português para aprender programação: conheça o Grasshopper

Se você sempre quis aprender programação mas não sabia por onde começar, o Google pode te dar uma forcinha. O gigante da tecnologia lançou recentemente a versão em Português de seu app que ensina programação gratuitamente.

O Grasshopper foi lançado em 2018, mas até então só estava disponível em Inglês e Espanhol. A versão em Português é uma tentativa de a empresa levar conhecimentos de tecnologia para muito mais gente.

O aplicativo pode ser acessado gratuitamente do computador ou do celular, bastando ter uma conta Google – que também é gratuita. O Grasshopper foi desenvolvido pela equipe da Area 120, um núcleo de projetos experimentais do Google. 

“Nós criamos o Grasshopper para ajudar pessoas a entrarem na programação de uma maneira fácil e divertida. E colocamos o Grasshopper em um telefone para que você possa transformar seu deslocamento diário ou a espera na fila em um momento de aprendizado”, diz o texto de apresentação do aplicativo.

Saiba mais detalhes sobre a novidade a seguir.

como aprender programacao de graca usando o google grasshopper
Interface do Google Grasshopper.

O que é o Grasshopper e como aprender programação com ele?

O app Grasshopper é um projeto experimental do Google que, aos poucos, está sendo expandido para mais países e idiomas. Em formato de jogo, ele ensina os elementos básicos das linguagens de programação, para que o usuário comece a pensar com a cabeça de um programador – o que facilitará que ele entenda a lógica por trás dos processos de programação.

A ideia dos desenvolvedores é que os usuários possam aprender programação de um jeito divertido e visualmente atrativo – o que pode ser um chamativo até mesmo para crianças e jovens. Mais de 1 milhão de usuários já passaram pelo menos 1 hora usando o app, dados do próprio Google.

“É como aprender o seu ‘ABC’ e o ‘123’. Com o Grasshopper, queremos mostrar o que é fundamental para programação e é aplicável para qualquer linguagem”, explica Heather Smith, Gerente de Programas do Grasshopper.

O app está disponível para Android, IOS e na versão Desktop. Os criadores do Grasshopper dividiram os conteúdos em pequenas lições, que podem ser feitas em pouco tempo e, dessa forma, se encaixam na rotina de qualquer pessoa. As lições estão dividas em conteúdos mais teóricos, mas também quebras-cabeças, missões e outros materiais interativos.

A expectativa é que, após realizar todas as atividades, o usuário consiga aprender programação e conceitos importantes da área, tais como funções, loops e variáveis.

Graças ao lançamento da versão PT, os usuários terão instruções, suporte e feedback em Português, para avançar nos desafios sem o empecilho do idioma e aprender programação mais rapidamente.

“Muita gente que entrou em engenharia e programação cedo na vida ia muito bem em matemática na escola, mas na verdade você não precisa de um entendimento avançado de matemática para aprender programação”, pontua Heather Smith.

Outro objetivo do Google é aumentar o número de mulheres interessadas em aprender programação. O mercado global ainda é dominado por homens e iniciativas como esse aplicativo buscam mostrar que a ideia de que os homens têm mais facilidade para aprender linguagens de programação é equivocada.

📌 Para acessar a versão desktop do app Grasshopper e obter os links para as versões Android e IOS, acesse o site do Google

Não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram para ficar por dentro de muito mais conteúdo como esse!

Deixe uma resposta