descubra o que e o mix de marketing digital

Como funciona o mix de marketing digital?

O conceito de mix de marketing digital é uma adaptação para o ambiente online do já tradicional Marketing Mix, técnica de variação de canais e estratégias de comunicação criado por Neil Borden no século passado. 

O mix de marketing digital também estabelece a importância da diversificação de estratégias para a criação de comunicações que vão atingir em cheio o público-alvo, mas ele foca apenas no ambiente online. 

Obviamente, as estratégias aplicadas no ambiente online causam impacto direto no ambiente off-line, ajudando a marca a vender mais e a se fortalecer. Mas o que envolve o mix de marketing digital? Como aplicá-lo? Descubra as respostas a seguir!

O que envolve o mix de marketing digital?

O mix de marketing digital está amparado por três pilares, todos fundamentais para a criação de estratégias de comunicação eficientes: earned (ganhado), owned (próprio) e paid (pago).

Entenda o que significam cada um desses três pilares.

Earned

O pilar earned no mix de marketing digital se refere a todas as comunicações que a sua empresa ou marca ganhou sem precisar realizar nenhuma ação direta. Isso envolve, por exemplo, a publicação de resenhas sobre o produto, a publicação de notícias sobre uma campanha que deu certo, a criação de conteúdo espontâneo por parte do público e dos influenciadores digitais e por aí vai.

Embora não tenha envolvimento direto com o resultado final dessas comunicações, a empresa pode estimular o desenvolvimento do pilar earned, usando o trabalho de uma assessoria de imprensa, por exemplo, ou criando campanhas que incentivam o cliente a relatar suas experiências de uso do produto ou serviço.

Owned

O pilar owned se refere a todas as estratégias, canais e ferramentas que estão sob o controle da empresa, ou seja, que cabe a ela alimentar, atualizar e manter de acordo com os padrões. Isso envolve blog, redes sociais, e-mails, website, newsletter, grupos no WhatsApp e muito mais!

É aqui que a empresa mais tem controle sobre os resultados do que é produzido, afinal, está nas mãos dela fazer um bom trabalho. Executar estratégias de inbound marketing (atração de leads via conteúdo) é um dos caminhos mais naturais a se seguir para fortalecer esse pilar.

Paid

Por fim, o pilar paid no mix de marketing digital se refere a todas as maneiras que a empresa tem de pagar para aparecer. Isso envolve anúncios pagos, Google Ads, publieditoriais, parcerias pagas com influenciadores, comerciais, remarketing, etc.

É uma unanimidade entre os especialistas que não é possível crescer substancialmente sem investir em comunicações pagas. O bacana da internet e desses tipos de anúncios é que quem determina o orçamento é a própria empresa, com base em sua realidade financeira e nos objetivos a serem alcançados.

Como esses três pilares trabalham juntos? Entenda a seguir!

O quarto pilar do mix de marketing digital: compartilhar

O marketing digital é um ambiente em constante transformação. Isso significa que estratégias estão sendo revistas a todo instante e teorias que ontem funcionavam hoje podem não funcionar mais.

📌 Em relação ao mix de marketing digital, especialistas já estão adicionando um quarto pilar aos outros três: shared (compartilhar).

Como o nome sugere, esse pilar se preocupa com o quanto o conteúdo produzido nos outros pilares pode ser compartilhável. No mundo digital, passar o conteúdo adiante é muito importante para que a empresa chegue a mais pessoas gastando menos.

Qual marca não gostaria de viralizar, não é mesmo? Tanto é que muitas agências já contam com profissionais especialmente dedicados a criar conteúdos com alto poder de compartilhamento rápido, pois sabem o quanto isso é importante para sua marca.

E o conteúdo produzido por sua empresa, é pensado de modo a ser compartilhável? Se não for, vale a pena repensar algumas estratégias.

Criar uma comunicação eficiente significa prestar atenção em todos os 4 pilares do mix de marketing digital
Criar uma comunicação eficiente significa prestar atenção em todos os 4 pilares do mix de marketing digital.

Comunicação integrada é a chave para o sucesso

Para que o mix de marketing digital dê os melhores resultados possíveis, a empresa deve traçar estratégias e executar ações envolvendo todos os quatro pilares. Quando os pilares owned e paid são bem executados, o pilar earned tende a se desenvolver também

Investir em apenas um dos pilares e não cuidar dos outros significa deixar brechas em sua comunicação de marketing. Ou seja, você estará deixando espaços que poderão ser ocupados por seu concorrente, por exemplo.

O consumidor do ambiente digital tem um mundo ao alcance dos dedos. Ele navega por canais com apenas um clique e vai do Google ao Youtube, do Youtube a um site de notícias e de um site de notícias ao Facebook em questão de minutos.

É por isso que o mix de marketing digital é importante: se a empresa quer ter um pouco da atenção do cliente no ambiente online, ela precisará disputá-la com muitos outros canais e distrações. Quando ela faz uma comunicação integrada e se preocupa com earned, owned, paid e shared, ela está criando uma estratégia redonda que vai “fisgar” o usuário em todos os cantos.

Gostou do conteúdo? Siga o Plugar Ideias no Instagram para ter acesso a muito mais dicas bacanas!

Deixe uma resposta