dicas de marketing digital para iniciantes

Dicas de Marketing digital para iniciantes: onde aprender de graça?

Se você está buscando capacitação em marketing digital para iniciantes, saiba que fez a escolha certa. A área é uma das que mais crescem e as projeções indicam expansão ainda mais acentuada nos próximos anos.

De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, marketing digital é a 7ª área com mais oportunidades de emprego em 2021. A alta procura por profissionais que desenvolvem estratégias e comunicação para o meio digital já ocorre há alguns anos, mas se intensificou com a rápida digitalização trazida pela pandemia.

Como entrar nesse mercado? A seguir, falaremos sobre o que buscar em um curso de marketing digital para iniciantes e quais são as opções de cursos de marketing gratuitos disponíveis na internet.

Marketing digital para iniciantes: o que o mercado exige?

Você não precisa necessariamente se graduar em marketing para se tornar um profissional de marketing digital. Na verdade, não precisa sequer fazer uma pós-graduação na área, pois há cursos de curta e média duração que dão uma boa base sobre esse universo e o restante será aprendido na prática.

O que as pessoas que buscam saber sobre marketing digital para iniciantes precisam entender é que a área é bastante ampla e dentro dela há diversas oportunidades e opções de carreira. De acordo com o LinkedIn, as subáreas dentro do marketing digital que mais estão contratando no momento são:

  • marketing de influência: profissional que traça estratégias de comunicação da marca em parceria com influenciadores
  • marketing digital: profissional que tem uma visão geral da área e ajuda em diversas demandas
  • growth hacking: profissional de marketing digital focado em usar estratégias de comunicação que ajudarão no rápido crescimento da empresa 
  • experiência do usuário (UX): profissional que trabalha focado em desenvolver comunicações que proporcionem a melhor experiência digital possível ao usuário
  • mídias sociais: profissional de marketing digital que desenvolve estratégias de comunicação para os canais de mídia digital da empresa (Facebook, Instagram, Twitter, etc)
  • Search Engine Optimization (SEO): profissional que cria conteúdos otimizados para os buscadores, especialmente o Google
  • criadores de conteúdo: profissionais de redação e produção com foco na concepção e criação de conteúdos que apoiarão as estratégias de comunicação da empresa

Além das áreas citadas acima, aprender sobre marketing digital para iniciantes significa entender conceitos gerais sobre campanhas pagas e Google Ads. Também é importante conhecer os principais canais de marketing digital e como produzir conteúdos para cada um deles.

O marketing digital é um universo amplo e cheio de subáreas. As possibilidades de carreira são muitas! (Foto: Unsplash)
O marketing digital é um universo amplo e cheio de subáreas. As possibilidades de carreira são muitas! (Foto: Unsplash)

Dicas de marketing digital para iniciantes

A primeira dica de marketing digital para iniciantes é: faça um curso de marketing digital gratuito disponível na internet. Existem diversas opções e até mesmo o Google disponibiliza um curso de marketing digital para iniciantes e 100% online, com certificado e gratuito! Falaremos mais sobre isso adiante.

Outra dica importante é: se você for empreendedor, esteja onde o seu público-alvo está! Pesquise sobre seu público e tenha contas do seu negócio abertas em diferentes canais. Facebook, Instagram, Twitter e por aí vai. É importante manter todas essas redes atualizadas, mesmo que não seja possível produzir conteúdo para elas diariamente.

Além disso, o marketing de conteúdo também dá muito resultado. Crie um blog para sua empresa e produza conteúdo seguindo as técnicas de SEO para garantir que ele será encontrado pelos usuários que realizarem buscas. 

Não sabe o que é SEO? Eis a importância de fazer um curso. É fundamental conhecer esses conceitos básicos sobre a área. Em linhas gerais, SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas quando você está criando conteúdo para tornar aquele material mais fácil de ser encontrado no Google (e em outros buscadores) toda vez que alguém fizer uma pesquisa com um termo que corresponda a ele.

Por fim, aprenda sobre mídia paga e sobre como veicular anúncios no Google, no Facebook e no Instagram. Com um baixo investimento, é possível criar anúncios e aparecer para muito mais gente, fazendo com que seu negócio seja encontrado por pessoas que tem potencial de se tornarem clientes.

Uma das principais dicas de marketing digital para iniciantes é: esteja em todos os canais que o seu público-alvo está. (Foto: Unsplash)
Uma das principais dicas de marketing digital para iniciantes é: esteja em todos os canais que o seu público-alvo está. (Foto: Unsplash)

Onde aprender marketing digital de graça?

Conforme dito acima, o Google possui um curso de marketing digital para iniciantes gratuito e muito bom! Outra dica é fazer cursos separados sobre cada uma das subáreas do marketing digital, pois dessa maneira terá uma visão do todo.

📌 Separamos uma lista com 10 sites para fazer curso de marketing digital de graça e online. Dá uma olhada e faça aqueles que mais te interessarem!

Se você está interessado em entrar na área, é importante fazer um curso mais abrangente e, depois de conhecer conceitos básicos, escolher a subárea que mais te interessa e procurar cursos específicos sobre ela, além de ir atrás das ferramentas mais usadas e como aprender a mexer nelas.

A internet fornece muitas dessas informações, pelo menos no que diz respeito ao marketing digital para iniciantes. Se após acessar o que estiver disponível você sentir que ainda precisa de mais informações, talvez valha a pena procurar um curso pago sobre a área.

Uma coisa é fato: parte considerável das coisas será aprendida no dia a dia do trabalho, então não se cobre tanto. Se conseguir um emprego como estagiário ou assistente, aproveite esse período para praticar o máximo possível e ver como o marketing digital se desenvolve na prática. 

Por fim, sempre que se deparar com um conceito que desconhece, vale a pena recorrer ao Youtube para checar se não há conteúdo sobre o assunto por lá. Existem muitos canais bons sobre o ensino do marketing digital, como o canal da Rock Content e o canal da Resultados Digitais, por exemplo.

Agora que você tem as informações básicas sobre marketing digital para iniciantes, chegou a hora de estudar e pesquisar. Em todo processo de aprendizado, a curiosidade e a capacidade de ir atrás das respostas são o que fazem a diferença.

Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro das novidades e dicas sobre marketing digital, criatividade e muito mais!

Deixe uma resposta