TikTok esta criando ferramentas de recrutamento para vagas de emprego

TikTok está criando ferramentas de recrutamento para vagas de emprego

Imagina só se candidatar a uma vaga e, ao invés de mandar o tradicional currículo, você é convidado a criar um vídeo no TikTok? Dependendo do quanto você está antenado com as novas mídias, essa opção pode ser um sonho ou um pesadelo. Em todo caso, usar o TikTok para recrutamento e seleção está mais perto de virar realidade do que você imagina!

Se você trabalha com comunicação e andou procurando emprego recentemente, provavelmente notou o aumento significativo do número de vagas que pedem a produção de vídeos curtos durante o processo seletivo.

Essa é a maneira que muitas empresas encontraram de conhecer a desenvoltura, a criatividade, a capacidade de se portar diante das câmeras e o poder de síntese dos candidatos, que geralmente têm dois ou três minutos para falar sobre si mesmo e sua trajetória.

De olho nessa tendência de mercado, o TikTok está configurando novas ferramentas em sua plataforma, para permitir que recrutadores possam usar a rede social para receber vídeos curtos (e mais divertidos e criativos) de seus candidatos.

A informação foi publicada no blog Social Media Today, a partir de um furo dado pelo site Axios. Confira detalhes sobre a novidade a seguir!

Imagina passar por um processo de recrutamento pelo TikTok? Em breve isso será possível! (Foto: Unsplash)
Imagina passar por um processo de recrutamento pelo TikTok? Em breve isso será possível! (Foto: Unsplash)

Ferramentas de recrutamento no TikTok: como assim?

Com essa nova ferramenta desenvolvida pelo TikTok, as empresas poderão postar vagas que serão compartilhadas por meio clipes do TikTok, enquanto os usuários poderão compartilhar um vídeo do TikTok para se inscrever, em vez de um currículo tradicional.

De acordo com a Axios:

“O programa está sendo projetado para ajudar as pessoas a encontrar empregos no TikTok e se conectar com empresas que procuram candidatos. Ele também visa ajudar as organizações a usar o TikTok como um canal de recrutamento.”

Essa nova função terá uma página separada do TikTok, mas totalmente integrada à rede social. Vídeos produzidos no TikTok poderão ser compartilhados com os recrutadores.

De olho na geração Z

Se você parar pra pensar um pouco, a sacada do TikTok é genial: o aplicativo já oferece uma infinidade de filtros e opções de edição de vídeos curtos. Permitir que os candidatos a vagas usem a ferramenta para produzir vídeos mais despojados e divertidos significa dar a eles uma chance a mais para se destacarem.

Embora o LinkedIn seja a rede social profissional mais usada do mundo, o formato tradicional do site talvez não agrade os jovens da geração que está chegando no mercado agora. 

Vale lembrar que o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no ano passado e, de acordo com levantamento prévio, também é o app mais baixado do mundo em 2021 até o momento. É inegável o poder e a influência do app, especialmente junto aos mais jovens.

Para os recrutadores, além da praticidade de receber os vídeos dos candidatos em um só lugar, eles também podem avaliar a criatividade dos usuários, a capacidade de adaptar sua mensagem ao canal em questão e o quanto estão antenados com o que está acontecendo na maior rede social do mundo. 

A novidade já está sendo testada em versão beta com um grupo de usuários nos Estados Unidos. E você, o que achou? Estaria disposto a participar de desafios dentro da rede em prol do seu emprego dos sonhos?

Não deixe de seguir o Plugar Ideias no Instagram! Lá você também encontra novidades sobre marketing, criatividade e comunicação em geral!

Deixe uma resposta