como vender no instagram e ganhar dinheiro

Checklist completo de como vender no Instagram: do tipo de conta ideal até a organização do feed

Cada vez mais pessoas estão percebendo que vender no Instagram é uma opção interessante por diversos motivos. Além de ser uma das redes mais populares do mundo, a plataforma é simples de usar e oferece funcionalidades especialmente para vendas. 

Mais de 77 milhões de perfis brasileiros usam ativamente o Instagram. É a terceira rede mais popular do país, atrás apenas do Facebook e do WhatsApp (todos os três pertencentes ao magnata Mark Zuckerberg).

De fato, cada vez mais pessoas estão optando por vender no Instagram porque a plataforma oferece um contato direto entre cliente e lojista e também porque é uma opção barata e simples para quem está começando.

Mas, o que deve ser levado em consideração para obter sucesso ao vender no Instagram? A seguir, trazemos um checklist que com certeza vai te ajudar a saber se você está no caminho certo. Vamos lá!

Vender no Instagram: um checklist para prestar atenção

Muitas pessoas pensam que basta criar um perfil no Instagram, postar várias fotos e pronto, os clientes já vão começar a visitar e a comprar. Mas não é tão simples assim!

Para vender no Instagram e fazer seu negócio crescer, é necessário encarar o perfil na rede social como a vitrine da sua loja. Para vender, uma vitrine precisa ser bonita, organizada e ter as informações necessárias nos locais certos.

Sendo assim, preste atenção a esse checklist para ter sucesso ao vender no Instagram:

✔️ Escolha estratégica da @

Criar um nome de usuário estratégico é fundamental. Ele deve ser o mais simples possível e ajudar os clientes a te encontrarem facilmente. Evite underline (_), evite números (a menos que eles façam parte do nome da sua loja) e evite nomes gigantes.

Outra dica é usar o mesmo @ em todas as redes sociais da sua empresa. Isoso cria no público uma sensação de unidade e vai te ajudar a vender e a fazer o seu público circular pelas suas redes.

✔️Preste atenção ao tipo de perfil e a biografia

Crie um perfil comercial (ou mude para uma conta comercial nas configurações). Esse tipo de perfil oferece funções exclusivas de venda online e acessos que vão ser muito úteis para sua loja.

📌 A biografia do seu perfil deve conter os dados de contato, o site da loja (se ela tiver) e, caso você se sinta confortável, o @ da pessoa que está por trás da loja. Esse cuidado é para que as pessoas que não conhecem o seu negócio se sintam confiantes para comprar com você.

✔️ Feed limpo e organizado para vender no Instagram

Você gosta de comprar em lojas onde tudo é bagunçado e você não consegue encontrar nada? Certamente que não! Vender no Instagram é a mesma coisa: para obter sucesso, você deve manter o seu perfil organizado, sem postagens que poluem o seu perfil e tendo cuidado para manter uma identidade visual que permeia os seus posts.

A regra de ouro é: pouco texto nas imagens (deixe os textos para as legendas). Use tipografias e cores padrão e que conversem com a identidade da sua marca.

Ao criar sua loja no Instagram, escolha um perfil comercial. (Foto: Unsplash)
Ao criar sua loja no Instagram, escolha um perfil comercial. (Foto: Unsplash)

✔️ Fotos bonitas

Um dos maiores erros de quem está tentando vender pelo Instagram é postar fotos feias e mal tiradas. Hoje em dia, até os celulares baratos possuem boas câmeras. Tire fotos bonitas dos seus produtos! Escolha ambientes iluminados, monte cenários, preste atenção no enquadramento. Tudo isso será percebido pelo público e terá impacto nas vendas.

✔️ Atenção às legendas

O Instagram permite que você poste legendas com até 2000 caracteres. É claro que você não vai usar tudo isso, mas também não precisa deixar o espaço da legenda em branco. Descreva o seu produto, para quem ele é direcionado, porque ele é bom e do que é feito. 

O Instagram aperfeiçoou o espaço das legendas justamente porque percebeu que os clientes prestam atenção nesse espaço e recorrem a ele em busca de informações sobre os produtos. Dê essas informações a eles!

✔️ Seja claro em relação aos preços

Sabe aquela frase “preço por inbox’? Abomine ela da sua vida! Para vender no Instagram você precisa ser aberto em relação aos preços! Pode usar a legenda do post para isso ou, caso queira algo mais profissional, pode editar as fotos e incluir os preços antes de postá-las.

⚠️ Além disso, de acordo com o Procon, anunciar os produtos sem colocar o preço fere o Código de Defesa do Consumidor e também a Lei de e-commerce (7.962/2013), podendo gerar multas ao lojista. Fique de olho!

✔️ Crie destaques que respondem dúvidas dos clientes

Você pode adicionar destaques no perfil do Instagram. São álbuns de stories antigos que já foram postados alguma vez. Use esse espaço para criar destaques que vão chamar a atenção dos clientes. Por exemplo: dúvidas frequentes, como comprar, entenda o produto, etc.

Esse espaço, aparentemente tão simples, pode resolver a dúvida de um cliente e motivá-lo a fazer a compra.

Postar fotos atraentes  e bonitas dos seus produtos ajuda muito a vender no Instagram! (Foto: Unsplash)
Postar fotos atraentes e bonitas dos seus produtos ajuda muito a vender no Instagram! (Foto: Unsplash)

✔️ Poste stories diariamente

Talvez você não tenha tempo (ou conteúdo) para postar no feed todos os dias. Mas tem um lugar onde você precisa postar conteúdo novo diariamente: os stories!

📌 Poste fotos dos produtos, mostre a rotina da sua loja, mostre o processo de embalar os produtos, avise que chegou coleção nova, avise que está trabalhando em algo novo, poste sua rotina de checar os pedidos, etc. Opções de conteúdo não faltam! Use esse espaço para estreitar a relação entre loja e cliente e para mostrar que, por trás daquele perfil, há uma pessoa trabalhando seriamente.

O impacto disso é gigantesco! A confiança do consumidor na sua loja aumenta e ele se sente mais seguro para comprar.

Leia também: Como usar o Reels do Instagram par aumentar seu engajamento?

✔️ Mostre a sua cara para vender no Instagram!

Muitos lojistas têm vergonha de aparecer. Mas, sabia que esse é um dos principais motivos que fazem com que você não consiga vender no Instagram? Pessoas compram de pessoas, não de perfis.

Os clientes só vão se sentir realmente confiantes de comprar algo contigo pelo Instagram quando souberem quem está por trás do negócio. No começo pode ser difícil, mas quanto mais você aparece, mais fácil fica.

Uma dica é treinar sozinha, gravar várias vezes e ir testando ângulos e se acostumando com a câmera. Quando você vencer esse medo vai perceber que as vendas pelo Instagram vão aumentar.

✔️ Vender no Instagram Shopping

Instagram Shopping é uma função do Instagram que é integrada ao Facebook Marketplace ou a sua loja virtual e que permite ao lojista cadastrar e anunciar produtos gratuitamente nessas duas plataformas.

Para usar o Instagram Shopping, você pode cadastrar os produtos ou puxar o cadastro do catálogo do Facebook Marketplace ou da sua loja virtual em outro site.

Apenas contas comerciais podem usar essa função, daí a importância da dica dada acima de criar sua loja com uma conta comercial. 

Para obter detalhes de tudo o que é possível fazer no Instagram shopping, leia o artigo que a Rock Content preparou sobre o tema.

Com a checklist acima, ficou muito mais fácil aproveitar todas as vantagens de vender no Instagram e fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais!

📌 Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro de muito mais dicas!

Deixe uma resposta