descubra como ganhar dinheiro com blog

Como ganhar dinheiro com blog? Um guia completo!

Criar conteúdo pode ser muito prazeroso, mas para que seja sustentável é necessário que haja um retorno financeiro. Neste sentido, como ganhar dinheiro com blog? Sim, é possível faturar, mas é necessário paciência e persistência. 

O blog se tornou uma febre lá no começo dos anos 2000. Tratado como um tipo de diário virtual, ele era usado por quase todos os adolescentes para postar momentos importantes de suas vidas. Em outra frente, pessoas começaram a criar blogs temáticos, escrevendo geralmente sobre assuntos relacionados a suas carreiras, hobbies ou assuntos que dominavam. Surgiam aí os blogueiros.

Anos depois, a tendência de usar o blog como diário virtual não vingou. Por outro lado, os blogs temáticos cresceram e se fortaleceram, abrindo espaço também para os blogs empresariais. Nesse meio tempo, surgiu o SEO, campo de estudos que propõe a aplicação de regras para criar conteúdos que sejam mais facilmente encontrados nos buscadores.

A popularidade dos blogs de nicho e as técnicas aplicadas ao conteúdo trazidas pelo SEO ajudaram a criar plataformas com grande potencial de atração de tráfego. Mais do que isso: tráfego qualificado

Os blogs deixaram de ser hobbies e se tornaram espaços de compartilhamento de informação e criação de comunidades. As pessoas por trás desses blogs passaram a ter influência por conversarem com determinado nicho e as marcas começaram a perceber o potencial dessas plataformas.

Sendo assim, como ganhar dinheiro com blog? Entenda o que você pode fazer.

Como ganhar dinheiro com blog?

Existem algumas possibilidades de como ganhar dinheiro com blog, mas nenhuma delas é rápida. Antes de mais nada, a pessoa que está pretendendo criar um blog precisa ter em mente que esse é um dos tipos de plataforma de retorno mais lento que temos. Para se conseguir um bom volume de tráfego e se tornar relevante, estamos falando de no mínimo um ano de trabalho intenso, às vezes mais que isso.

Mesmo aplicando as técnicas de SEO em todos os conteúdos postados e mantendo uma boa frequência de publicações, regras obrigatórias para alcançar o sucesso, o crescimento do blog costuma ser lento. Isso acontece porque o Google privilegia sites mais antigos em seus resultados de busca. Portanto, quanto mais tempo no ar seu blog tiver, mais ele vai crescendo.

Chega um momento, depois de um ou dois anos de blog (depende do nicho), que o tráfego começa a crescer rapidamente. É nesse ponto que você pode começar a realmente ganhar dinheiro com blog.

As principais maneiras de como ganhar dinheiro com blog são:

Google Adsense

Essa é a plataforma de veiculação de anúncios do Google. Você cadastra seu blog nela e ele passa a exibir anúncios que o Google escolhe. Você ganha em dólar de dois jeitos: por cada clique que alguém der nos anúncios ou por volume de mil visualizações na propaganda.

Para ganhar dinheiro com o Google Adsense é necessário um grande volume de tráfego. Quanto o Adsense paga? Depende do anúncio. Há peças que você pode ganhar US $0,04 centavos por clique e há outras que pagam até US $0,50 centavos por clique.

📌 É interessante instalar o Google Adsense em seu blog o quanto antes, mesmo que ele receba pouco tráfego. Assim, à medida que o tráfego for aumentando, os seus rendimentos também vão aumentar.

Blogueiros relatam que demora entre um e dois anos para conseguir os primeiros US $100 dólares, mas daí em diante tende a ser cada vez mais rápido faturar mais.

O Google Adsense é uma boa maneira de como ganhar dinheiro com blog: você fatura sempre que alguém clica nos anúncios de seu blog. (Foto: Unsplash)
O Google Adsense é uma boa maneira de como ganhar dinheiro com blog: você fatura sempre que alguém clica nos anúncios de seu blog. (Foto: Unsplash)

Publieditoriais

Uma boa maneira de como ganhar dinheiro com blog é vender espaço em seu site para empresas publicarem conteúdos sobre elas, os chamados publieditoriais. Outra alternativa é oferecer sua mão de obra, ou seja, você mesmo escreve um artigo sobre a empresa e posta em seu blog mediante um valor previamente acertado.

Esse tipo de conteúdo também é conhecido como brand content, ou, conteúdo de marca.

Para que você consiga vender espaços para empresas, seu blog precisa ter um volume de tráfego interessante. Afinal de contas, nenhuma empresa vai pagar para publicar um artigo em um blog que não tem audiência.

Por isso, oferecer espaços para empresas pode ser algo que você vai começar a fazer após algum tempo de blog, quando já tiver métricas interessantes para mostrar às empresas e convencê-las de que publicar em seu blog é interessante para o negócio delas.

Programas de afiliados

Outra maneira interessante de como ganhar dinheiro com blog é cadastrar seu site em programas de afiliados. Funciona assim: você insere links de produtos em seus conteúdos e ganha uma porcentagem cada vez que alguém fizer uma compra por aquele link.

A Amazon tem um programa de afiliados famoso. Submarino e outros grandes marketplaces também têm. Inscreva seu site em todos eles e pense em temas de pautas que sejam interessantes para seu público-alvo e que ao mesmo tempo possam comportar links de produtos.

👉 Quem trabalha com programas de afiliados não vê muitos resultados em criar posts exclusivos para colocar links e tentar vender. É muito mais eficaz criar conteúdos relevantes e tentar inserir links quase que “disfarçadamente” nesses posts.

Espaços para publicidade

Além de vender o espaço de seu blog para a publicação de conteúdos, você também pode vender espaços em seu layout para a veiculação de anúncios. Ofereça para as marcas espaços de destaque, como por exemplo a página inicial. Com certeza você ganhará muito mais dinheiro vendendo espaços diretamente para as marcas do que recebendo cliques do Google Adsense.

Consultorias, e-books e cursos

Por fim, outro jeito de como ganhar dinheiro com blog é usando sua expertise para prestar consultorias e criar cursos online. É claro que para chegar a esse patamar o seu blog precisa ser um grande sucesso junto a seu público-alvo, afinal, as pessoas não pagariam para ouvir as dicas de alguém que não consegue atrair tráfego nem para o próprio site.

Quando você perceber que seu blog já se tornou um sucesso, cogite a possibilidade de criar um curso online ou até mesmo um e-book com dicas e estudos de caso. Vários blogueiros de sucesso ganham muito dinheiro com a venda desse tipo de conteúdo.

Os dois maiores segredos para que seu blog faça sucessão são: tenha em mente o seu público-alvo e mantenha uma boa frequência de publicações. (Foto: Unsplash)
Os dois maiores segredos para que seu blog faça sucessão são: tenha em mente o seu público-alvo e mantenha uma boa frequência de publicações. (Foto: Unsplash)

Cuide das redes sociais

Ao mesmo tempo em que cuida do seu blog, cuide também das redes sociais dele. Da mesma forma que você pode vender espaços e fechar parcerias em seu blog, também pode oferecer esses espaços nas redes sociais e aumentar suas possibilidades de ganho.

De todas as redes sociais, o Instagram é aquela que você mais deve dedicar atenção. Conquistar uma boa audiência lá pode ser muito importante para atrair marcas e aumentar o seu faturamento.

Como ganhar dinheiro com blog: erros que você não deve cometer

Se você quiser saber como ganhar dinheiro com blog precisa entender que a principal chave para isso é ter foco e ter bem em mente qual é o seu público-alvo. Quanto mais genérico é o tema do seu blog, mais vai demorar para ele ser um sucesso.

Outra dica importante é nunca clicar nas publicidades do Adsense, pois o Google sabe que é você e pode remover os anúncios do seu blog.

Também é importante manter uma frequência nas publicações e analisar de tempos em tempos os posts antigos. Muitas vezes um post não está dando resultados porque a escolha da palavra-chave poderia ser outra, o título poderia ser reformulado e por aí vai.

Ter um blog é quase como ter um filho: é necessário cuidar com atenção para que ele cresça. Com esforço e dedicação, os resultados começam a aparecer e o trabalho tende a ficar mais fácil com o passar dos anos. Não desista!

💡 Se está sem ideias de pautas para o seu blog, dá uma olhada nesse artigo sobre Ferramentas gratuitas para pesquisas de pautas e palavras-chave

Siga o Plugar Ideias no Instagram e receba mais dicas sobre marketing, redes sociais e criatividade!

Deixe uma resposta