O que é o Google Meu Negócio e como colocar minha empresa no Google

O que é o Google Meu Negócio e como colocar minha empresa no Google?

Já ouviu falar no Google Meu Negócio? Esse pacote de funções gratuitas desenvolvido pelo Google ajuda negócios a marcarem presença na internet e a serem encontrados, sobretudo regionalmente. Se você ainda não conhece essa ferramenta, está na hora de saber o que ela pode fazer por sua empresa.

Sabia que o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020 em comparação ao ano anterior? Os dados são do índice Mastercard SpendingPulse e reforçam a importância de os negócios investirem em estratégias digitais para continuarem competitivos.

Se engana quem pensa que construir presença digital é algo difícil e reservado apenas a médios e grandes negócios. Uma das maiores vantagens de vender na internet é que esse é um ambiente democrático e aberto a empresas de todos os tamanhos e orçamentos.

A seguir, você vai entender como usar o Google Meu Negócio para fazer com que sua empresa (seja ela física ou virtual) apareça com maior facilidade nas buscas do Google. Vamos lá?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que o usuário coloque sua empresa no Google e também no Google Maps. Para isso, o empreendedor deverá criar um Perfil de Negócio, que permitirá tanto o uso da ferramenta quanto a interação com outros usuários.

O Google Meu Negócio permite que o dono do Perfil de Negócio publique ofertas e promoções e tenha acesso a dados valiosos, como por exemplo descobrir como as pessoas estão encontrando sua loja no Google.

Além de todas as vantagens citadas acima, com o Google Meu Negócio, é possível criar um site comercial do Google, que permite ao lojista inserir fotos e detalhes de sua empresa para deixar a visualização no Google ainda mais bonita e completa.

 Google Meu Negócio é a ferramenta ideal para você colocar sua empresa no Google.
O Google Meu Negócio é a ferramenta ideal para você colocar sua empresa no Google.

Como colocar uma empresa no Google?

Quer colocar sua empresa no Google Maps e fazer com que as informações sobre endereço, site e horário de funcionamento apareçam na página de buscas do Google? O Google Meu Negócio é a ferramenta certa para isso!

Primeiro, você deve acessar o site da ferramenta e fazer login com sua conta de negócios ou criar uma conta nova. A criação de um Perfil de Negócio é totalmente gratuita.

Mas, como colocar a empresa no Google? É simples! Após fazer o cadastro ou o login, o lojista deverá preencher dados de seu negócio como endereço, categoria, número(s) de telefone, site, horário de funcionamento, etc. É rápido e simples!

Dessa maneira, sempre que alguém pesquisar diretamente pelo nome do negócio ou genericamente por negócios do mesmo ramo de atuação na região, o perfil do seu negócio vai aparecer para esse usuário tanto na busca do Google quanto no Google Maps.

👉 Para inserir os dados da sua empresa no Google e no Google Maps, o Google envia um código de confirmação via Correio ao endereço cadastrado. Quando o dono do Perfil de Negócio recebe esse código, ele deve digitar no campo pedido, confirmando assim que o endereço cadastrado pertence de fato aquele negócio. Falaremos mais sobre verificação a seguir.

Vale ressaltar que a função do Google Meu Negócio é fazer com que o seu empreendimento passe a existir no Google e no Google Maps. Se você quiser criar anúncios de produtos para sua loja, a ferramenta ideal é o Google Ads (que pode ser acessado com sua conta Google).

📌 Leia também: Google Ateliê Digital: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Google

O Google Meu Negócio só serve para lojas físicas?

Não! Qualquer negócio, mesmo que seja virtual, pode criar um Perfil de Negócio. Para aqueles que não possuem loja física, pode ser adicionado o endereço da sede da empresa.

Por que isso é importante? Se o seu negócio virtual ainda é pouco conhecido, é muito provável que as pessoas venham até o Google para pesquisar mais sobre ele. Quando elas notarem que seu negócio possui uma sede e que ela está verificada no Google, isso imediatamente gera credibilidade para sua loja, aumentando as chances de o cliente fazer negócio.

Tanto lojas físicas quanto virtuais podem se cadastrar
Tanto lojas físicas quanto virtuais podem se cadastrar no Google Meu Negócio. (foto: Unsplash)

Como o Google faz a verificação do endereço?

A grande maioria dos endereços são verificados via cartão-postal que é enviado por Correio ao endereço cadastrado. Esse cartão contém um código que deve ser digitado na tela indicada dentro do Google Meu Negócio (após fazer login).

Porém, alguns negócios têm a opção de serem verificados via telefone, texto, e-mail ou pelo Google Search Console. Quem pode oferecer essa opção é o próprio Google, que irá analisar os dados cadastrados e decidir qual opção de verificação melhor se enquadra no perfil da empresa.

Se você possui conta no Google e já fez a verificação via cartão postal para usar o Google Adsense, por exemplo, pode ser que o buscador simplifique sua nova verificação, via e-mail ou SMS.

Leia mais sobre verificação de endereços nesse tutorial do Google

💡 Uma última dica: o Google Meu Negócio possui um aplicativo tanto para Android quanto para IOS. Usando ele é possível editar e gerenciar o perfil do seu negócio, responder comentários e fazer a manutenção do seu Perfil de Negócio.

Deixe uma resposta