Facebook anuncia salas de audio podcasts e novas funcoes sonoras

Facebook anuncia salas de áudio, podcasts e novas funções sonoras

Sabia que o Facebook vai disponibilizar salas de áudio, criação e edição de áudios personalizados e escuta de podcasts? Todas as novidades foram anunciadas publicamente essa semana. Ficou curioso? Entenda detalhes!

Em março começou a circular a notícia de que o Facebook estava trabalhando em sua própria versão do Clubhouse. Embora a notícia tivesse sido dada pelo renomado jornal The New York Times, não houve confirmação por parte da rede social naquele momento. Pois bem, essa confirmação veio!

Em comunicado à imprensa essa semana, o Facebook confirmou que realmente está para lançar uma ferramenta muito semelhante ao Clubhouse. Mas não é só isso! Além das salas de áudio, os usuários ainda poderão transformar as conversas em podcasts, que ficarão disponíveis nos perfis para acesso de todos.

Legal, não é? Saiba detalhes sobre as salas de áudio do Facebook a seguir!

Salas de áudio e podcasts no Facebook: o que vem por aí

O Facebook divulgou oficialmente como vão funcionar as salas de áudio em sua plataforma. Não há nenhum espanto em afirmar que a nova função é muito semelhante ao Clubhouse, aplicativo de salas de áudio que está bombando lá fora.

A ideia do Facebook é incluir uma versão apenas de áudio de seu recurso Rooms no Facebook e Messenger, permitindo que os usuários acessem essa nova função dentro de ferramentas que eles já conhecem bem.

Mas como a maior rede social do mundo não poderia apenas copiar um concorrente, eles pensaram em um plus muito bacana: as conversas de áudio promovidas na plataforma poderão ser salvas como episódios de podcast e ficar disponíveis para quem quiser escutar depois. 

É uma excelente maneira de criar conteúdo em tempo real e estimular a criação de salas de áudio temáticas, com especialistas e gente que realmente tem algo a dizer.

As salas de audio do Facebook estarão disponíveis primeiro nos grupos.
As salas de áudio do Facebook estarão disponíveis primeiro nos grupos.

Antes de liberar a novidade para todos, o Facebook vai testar as novas funções de salas de áudio nos grupos – que são frequentados por nada menos que 1,8 bilhão de usuários por mês.

A expectativa é que as novas funções de áudio caiam no gosto dos usuários rapidamente e elevem o Facebook a maior plataforma do tipo. Atualmente, o Clubhouse tem cerca de 2 milhões de usuários ativos, o que significa que basta uma pequena parcela de usuários do Facebook aderirem às salas de áudio para que a rede ultrapasse sua concorrente no segmento.

“Por meio de nossos avanços, podemos tornar a qualidade do áudio magicamente excelente – mesmo se você gravar em uma esquina movimentada. Você poderá usar músicas da coleção de sons do Facebook no fundo de suas gravações para definir o tom. E com a função de misturar faixas de áudio, uma coleção crescente de efeitos sonoros, efeitos de voz e filtros, será muito divertido também”, diz a nota do Facebook.

Clipes de áudio e a popularização do áudio como meio de comunicação

Outra novidade prometida pelo Facebook é a criação de clipes de áudio. É como se fossem podcasts, só que simplificados. O usuário poderá gravar o áudio, editá-lo e postá-lo em questão de minutos, incluindo efeitos sonoros, mixagem de som e outras funções de edição que estarão disponíveis. Veja como vai funcionar:

Os clipes de áudio do Facebook são uma função nova e ainda não disponível em nenhuma outra rede social.
Os clipes de áudio do Facebook são uma função nova e ainda não disponível em nenhuma outra rede social.

Falando em podcasts, eles também chegarão em breve ao Facebook. A ideia é que a plataforma possa receber episódios e se transformar em uma concorrente do Spotify e de outras plataformas de hospedagem de áudio.  A nota divulgada à imprensa diz:

“ Nos próximos meses, você poderá ouvir podcasts diretamente no aplicativo do Facebook –  enquanto usa o aplicativo ou quando o app estiver em segundo plano. E como talvez possa ser difícil descobrir podcasts que você gosta, nós te ajudaremos a encontrar novos podcasts e episódios com base nos seus interesses”

Em breve, o Facebook pretende se tornar uma grande plataforma de consumo de podcasts.
Em breve, o Facebook pretende se tornar uma grande plataforma de consumo de podcasts.

E aí, gostou das novidades? Sem medo de copiar os concorrentes, o Facebook mostra que vale tudo na batalha para oferecer opções ao público e continuar relevante.

As informações nesta matéria têm como base um artigo escrito por Andrew Hutchinson para o site Social Media Today.

Deixe uma resposta