como criar um portfolio incrivel

Como criar um portfólio? Saiba o que não pode faltar!

Como criar um portfólio que chame a atenção do recrutador? Como fazer o seu trabalho ser visto e encontrado? Essas perguntas com certeza passam pela mente de quem precisa organizar seus trabalhos para buscar um emprego.

Quem está buscando emprego na área de comunicação já deve ter reparado que boa parte das vagas pede a apresentação de um portfólio. Trata-se de uma organização dos trabalhos que você realizou (em empregos anteriores, em freelancers e até mesmo na faculdade).

Um bom portfólio é organizado e ao mesmo tempo chamativo, tudo isso sem ser poluído visualmente. Para os profissionais de comunicação, especialmente aqueles que trabalham com produção de conteúdo – designers, publicitários, redatores, editores, etc – ter um portfólio e mantê-lo sempre atualizado é fundamental.

A seguir, você confere algumas dicas do que não pode faltar em um portfólio e como organizar as informações presentes nele. Vamos lá?

Como criar um portfólio? 

A seguir vão algumas dicas importantes na hora de decidir como criar um portfólio. Se atente a elas e você terá muito mais facilidade para montar a sua pasta de trabalhos e estar pronto para mostrá-la ao mundo!

Escolha a plataforma ideal

O primeiro passo antes de entender como criar um portfólio é escolher a plataforma para portfólio adequada para receber os seus trabalhos. Se você é um designer, um publicitário, um fotógrafo ou um profissional que trabalha majoritariamente com imagens, deve escolher plataformas que oferecem uma experiência focada em exposição visual. No mercado temos alguns exemplos bastante usados, como o Behance e o Flickr.

Com o crescimento do Instagram, essa passou a ser uma das plataformas favoritas de muitos profissionais de criatividade. Vale a pena avaliar se ela comporta bem os seus trabalhos.

Se você é um profissional que trabalha com texto, redes sociais ou conteúdo escrito em geral, o mais prudente é criar um blog pois ele tem as ferramentas ideais para comportar os seus trabalhos. O WordPress costuma ser a escolha favorita dos profissionais, mas você pode conhecer outras opções como o Blogger e o Wix.

Leia também: O que é mídia kit e como montar um?

A escolha da plataforma ideal é fundamental para criar um portfólio de sucesso! (Foto: Unsplash)
A escolha da plataforma ideal é fundamental para criar um portfólio de sucesso! (Foto: Unsplash)

Faça uma curadoria de conteúdo

Portfólio é um espaço para você colocar os seus melhores trabalhos, aqueles dos quais você se orgulha e aqueles que renderam bons cases para sua carreira. Não caia na tentação de lotar seu portfólio com absolutamente todos os trabalhos que fizer por achar que volume fará você se destacar.

Faça uma curadoria dos trabalhos que merecem ser expostos em seu portfólio. Imagine que você é um artista e está selecionando as obras que serão expostas. Ao analisar como criar um portfólio, escolha com cuidado e dê visibilidade para aquelas que mais podem chamar atenção do público.

Faça uma página de contato e fale sobre você

Um dos erros que os profissionais cometem quando param para analisar como criar um portfólio é não colocar suas informações de contato. Mais do que isso, é importante colocar um breve texto falando sobre você, sua trajetória, seus hobbies e por aí vai.

Sabemos que escrever sobre si mesmo pode ser um pouco desconfortável, mas lembre-se que os recrutadores não te conhecem e que ler um pouco mais sobre você pode ser decisivo na hora de optar por entrar em contato. Por isso, capriche!

Se o seu portfólio está no Instagram, use seu poder de síntese e coloque as informações essenciais na descrição do perfil.

📌 Importante: se você trabalha com redes sociais, é prudente colocar o endereço para as suas redes. Mostre que você é engajado e usuários das redes.

Crie um acompanhamento textual para todas as publicações!

Mesmo que o seu portfólio seja visual, é importante legendar todas as postagens e contextualizar quem está vendo o seu portfólio. O que é aquela peça? Quando foi feita? Qual era o objetivo? Quais foram as inspirações?

Pense em seu portfólio como uma exposição de arte. Para entender a peça e o que o artista quis passar com ela, muitas vezes o visitante precisará recorrer à legenda. Portanto, atenção a esse detalhe!

Separe os posts por categorias

Se o seu portfólio é extenso, é prudente separá-lo por categorias. Por exemplo, “materiais de campanhas”, “mídias sociais”, “trabalhos de faculdade”, etc. Isso facilita a organização e a navegação.

Usar hashtags também pode ser uma maneira de manter o seu portfólio organizado e facilitar a usabilidade.

Leia também: Conheça 5 ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave

Como fazer um portfólio? Uma das chaves é selecionar apenas os seus melhores trabalhos. (Foto: FreePik)
Como fazer um portfólio? Uma das chaves é selecionar apenas os seus melhores trabalhos. (Foto: FreePik)

Qual deve ser o nome do portfólio?

O nome do portfólio deve ser o seu nome profissional. Se esse for o seu nome completo, coloque-o. Se for um nome artístico, use-o também. Essa dica vale também para o endereço do blog ou usuário do site onde seu portfólio está postado: use seu nome.

No caso do endereço do blog, se o nome for extenso, use apenas o primeiro e o último nome. Um endereço de site muito extenso não é bom. 

Qual design usar?

Escolha um design que traduza a sua personalidade e as suas inspirações quanto profissional. Mas cuidado para não pecar pelo excesso. Portfólios muito poluídos tendem a causar uma má impressão. 

💡 Uma dica de ouro sobre como criar um portfólio: use o Pinterest em busca de referências! Essa é uma das redes sociais favoritas dos criativos e não é para menos. Lá é possível encontrar referências de portfólios de todos os tipos que com certeza vão te inspirar. 

Use referências!

Não há problema nenhum em buscar referências na hora de pesquisar sobre como criar um portfólio. Apenas tome cuidado para não fazer cópias.

Os recrutadores são pessoas que passam o dia analisando portfólios e já viram de tudo, por isso as chances de eles notarem um plágio são grandes. Obviamente, caso isso aconteça, o candidato é imediatamente descartado. Não corra esse risco!

Gostou das dicas de como criar um portfólio? Agora é escolher a plataforma ideal, reunir os trabalhos que merecem ser postados e mãos à massa!

Deixe uma resposta