pesquisas de marketing essenciais para entender o consumidor moderno

4 pesquisas de marketing essenciais para entender o mercado e consumidor do futuro

Quem trabalha com negócios sabe a importância que as pesquisas de marketing têm para nortear o planejamento e as estratégias a serem adotadas pela organização. Além daqueles estudos que são conduzidos pela própria empresa, é importante contar com análises desenvolvidas por outras instituições.

Um dos assuntos que mais têm sido foco de instituições acadêmicas e consultorias é o consumidor moderno e quais são as tendências a curto e médio prazo para conquistá-los. 

Pensando nisso, confira 4 pesquisas de marketing que foram desenvolvidas por organizações internacionais e que são focadas em entender o mundo e as pessoas em 2021 e também nos próximos anos.

Pesquisas de marketing sobre o mercado e o consumidor global

Confira abaixo 4 pesquisas de marketing disponíveis gratuitamente para você entender melhor o mercado e o consumidor nos próximos anos!

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021

Desenvolvido pela Euromonitor International, uma das instituições que mais faz pesquisas de marketing a nível global do mundo, o estudo 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 foi feito considerando a pandemia de Coronavírus e suas consequências globais.

Nessa pesquisa de marketing, é possível receber insights sobre oportunidades relacionadas a produtos, serviços e operações. A pesquisa fala bastante sobre como o comportamento dos consumidores tenderá a mudar após o fim da pandemia, com um destaque maior para a busca por saúde e pela realização de atividades fora de casa e ao ar livre.

A redução do uso do digital, que está sendo excessivamente usado nesse período de distanciamento social, também tende a ser tendência, com as pessoas tentando encontrar equilíbrio entre online e offline.

A pesquisa de marketing foi conduzida por Gina Westbrook, Diretora de Tendências de Consumo na Euromonitor International, e Alison Angus, Head de Lifestyles na Euromonitor International.

Pesquisa de marketing Megatrend Analysis

Também desenvolvida pela Euromonitor International, essa é uma das pesquisas de marketing focada no futuro: ela aponta 8 tendências globais até o ano de 2030. O estudo mostra, por exemplo, que a busca por experiências novas tende a ser cada vez mais forte dentre os consumidores e que as experiências de compra tendem a se reinventar e mudar bastante (vide o exemplo do Carrefour, que já começou a implantar lojas sem atendentes em São Paulo). 

A pesquisa Megratrend Analysis está disponível para ser baixada gratuitamente, porém apenas em Língua Inglesa. 

De acordo com uma das pesquisas de marketing da Singularity University, os drones vão domina o mundo nos próximos anos! (Foto: Unsplash)
De acordo com a Singularity University, os drones vão dominar o mundo nos próximos anos! (Foto: Unsplash)

Previsões da Singularity University até 2038

Desenvolvida pelo Singularity Education Group, essa é uma daquelas pesquisas de marketing traça previsões de como será o mundo ao longo dos próximos anos até 2038. Ela não está disponível em Português, mas o site Inova Social trouxe todas as previsões traduzidas em duas partes: Parte I e Parte II.

Com algumas previsões bastante realistas e outras que parecem ter saído do roteiro de um filme de ficção científica, o tom geral da análise é positivo, destacando que o homem tem tudo para superar as dificuldades que enfrenta hoje em dia (sobretudo com o clima) e fazer da Terra um lugar melhor. 

Dentre os palpites do relatório estão a rede 5G (que já é uma realidade), a produção de carros voadores (já há diversos projetos em andamento), a ida do homem a Marte (outra coisa que está a todo vapor) e o domínio dos drones.

Leia também: Podcasts de marketing que você precisa conhecer

Pesquisa de marketing 10 Hot Consumer Trends 2030

Desenvolvido pela empresa de tecnologia Ericsson, esse relatório traça 10 tendências dos consumidores até 2030. O forte do material é deixar claro o quanto a tecnologia tende a se desenvolver cada vez mais rápido e a fazer parte de praticamente tudo e nosso dia a dia. É o que a Ericsson chama de “internet dos sentidos”.

O relatório também aponta a popularização da rede 5G e das impressoras 3D que, num futuro próximo, poderão imprimir até comida. O desenvolvimento do touch screen, com aparelhos clicáveis espalhados por todos os ambientes (casa, escritório, comércio, ruas, etc) tende a ser o novo normal.

A pesquisa de marketing em questão mostra ainda que até 2030 espera-se que se torne cada vez mais difícil compartilhar e propagar fake news, já que os mecanismos estarão muito mais preparados para identificar e barrar informações falsas.

O relatório está disponível na íntegra gratuitamente, porém não há versão em Português. Entretanto, é possível usar o Google Tradutor para traduzir o conteúdo.

E aí, gostou das pesquisas de marketing? Acho eles alcançáveis ou utópicos demais? Uma coisa é fato: a tecnologia está avançando mais rápido do que nunca e coisas que há dez anos imaginávamos ser impossíveis hoje em dia estão ganhando forma. Sendo assim, inteligente é aquele que está por dentro das tendências e não descarta nenhuma delas.

Deixe uma resposta