Youtube esta testando a remocao de dislikes nos videos

Youtube está testando ocultar os dislikes nos vídeos

Como parte de suas políticas visando o bem-estar digital, o Youtube está estudando ocultar os dislikes públicos nos vídeos postados na plataforma. Mas, como isso vai funcionar e quando vai começar? Descubra!

As redes sociais estão empenhadas em criar ambientes que prezam mais pelo conteúdo e menos por métricas aparentes (como o número de curtidas e de seguidores). Essa revolução começou em julho de 2019, quando o Instagram passou a ocultar o número de curtidas das publicações e ganhou mais força quando o Facebook anunciou que vai remover o número de curtidas das páginas na rede.

Seguindo a tendência, o Youtube anunciou que está estudando a possibilidade ocultar os dislikes nos vídeos da plataforma. Dislikes são os dados referentes aos usuários que não gostaram do vídeo.

Infelizmente, muitas vezes os dislikes nos vídeos são movidos por desavenças entre fãs e criadores, polêmicas envolvendo o criador ou até mesmo desaprovação em relação ao assunto que está sendo abordado por ele – não tendo relação direta com a qualidade do conteúdo em si.

Por isso, ocultar os dislikes significa de certa forma tirar poder dos “haters” (usuários que propagam ódio nas redes sociais) e tentar afastá-los do Youtube. Será que vai funcionar?

Ocultar os dislikes no Youtube: como vai funcionar?

Os rumores sobre ocultar os dislikes no Youtube já estão circulando há um tempo. Ganharam peso e confirmação recentemente, quando o perfil oficial da rede social no Twitter publicou uma mensagem explicando que estava, de fato, estudando a possibilidade.

O tuíte diz:

“Em resposta ao feedback dos criadores sobre campanhas de bem-estar e dislikes direcionados, estamos testando alguns novos designs que não mostram a contagem de dislikes do público. Se você fizer parte desse pequeno experimento, poderá identificar um desses designs nas próximas semanas”.

Confira a mensagem original:

💡 Quando o Youtube fala em dislikes direcionados, ele está se referindo aos usuários que se unem para dar dislike em vídeos específicos por questões alheias ao conteúdo em si. Por exemplo: os fãs do cantor X que brigou com o cantor Y se unem para dar milhares de dislikes nos vídeos do cantor Y. Parece invenção, mas quem usa assiduamente o Youtube sabe que isso é bastante comum.

Outra questão importante é que o algoritmo do Youtube leva em consideração os dislikes na hora de dar ou não visibilidade a certos conteúdos. Nesse sentido, campanhas de dislikes direcionados podem atrapalhar a vida do criador e bagunçar o algoritmo – o que não é bom nem para o produtor de conteúdo e nem para a rede social.

Ao optar por ocultar dislikes dos vídeos, o Youtube espera desestimular essas pessoas a dar dislikes direcionados. Espera ainda tirar poder desses usuários, cortando essa maneira de disseminar antipatia gratuitamente. 

Ao ocultar os dislikes dos vídeos, o Youtube espera diminuir a propagação de ódio gratuito na rede. (Foto: Unsplash)
Ao promover a remoção de dislikes dos vídeos, o Youtube espera diminuir a propagação de ódio gratuito na rede. (Foto: Unsplash)

O que vai acontecer com os dislikes do Youtube?

A mudança de ocultar os dislikes no Youtube será apenas para o público em geral. O criador de conteúdo continuará tendo acesso a esses dados – que são importantes para que ele tenha um termômetro de como está a aceitação de seu conteúdo.

No Twitter, o próprio Youtube explicou: 

“Criadores, vocês ainda poderão ver o número exato de likes e dislikes no YouTube Studio. Para os usuários que fizerem parte do experimento: vocês ainda podem dar like ou dislike em um vídeo para compartilhar feedback com os criadores e ajudar a ajustar as recomendações que você vê no YouTube”.

Quais usuários farão parte do teste de ocultar os dislikes no Youtube? A própria rede social escolherá! Caso seja um dos contemplados, o usuário será avisado quando fizer login em sua conta. A novidade começa a ser testada já nas próximas semanas.

E aí, gostou da novidade? Para os criadores de conteúdo, ocultar os dislikes no Youtube com certeza será positiva e desestimulará a disseminação de ódio na rede social.

Em breve, após concluir essa rodada de testes, o Youtube baterá o martelo sobre se a novidade chegará ou não para o público em geral. Vamos ficar de olho!

Siga o Plugar Ideias no Instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

Deixe uma resposta