Engajamento no Instagram 10 dicas para bombar na rede social

Engajamento no Instagram: 10 dicas para bombar na rede social

Como melhorar o engajamento no Instagram e fazer com que seu conteúdo chegue a muito mais usuários? Embora não haja uma fórmula para isso, existem alguns pontos que você deve observar se quiser bombar no Instagram. 

Lançado há mais de uma década, o Instagram foi ganhando espaço e agregando funções. Hoje em dia, ele é muito mais do que uma rede social para postar fotos. É possível usá-lo para compartilhar momentos, mandar mensagens de texto e áudio, fazer chamadas de vídeos e até transmissões ao vivo, as famosas lives.

Mais do que isso, o Instagram se transformou na rede social mais popular de todas, o que atraiu a atenção de pequenos e grandes negócios para o potencial de vendas da plataforma. Atualmente, é possível montar uma loja no Instagram e integrá-la a outras redes, como o Facebook e o WhatsApp.

Tudo isso faz dessa rede social uma das mais visadas do mercado, levando muitas pessoas a dedicarem tempo e esforço para tornarem seus perfis mais atrativos – seja para impulsionar seus negócios, seja para projetar suas imagens como figuras de influência (os chamados influenciadores digitais). Nesse sentido, conquistar um bom engajamento no Instagram é muito importante!

Mas, como criar conteúdo que chame a atenção? Como melhorar e manter o engajamento no Instagram? A seguir, você confere algumas dicas que podem te ajudar nesse assunto.

📌 Leia também: Checklist completo de como vender no Instagram

Engajamento no Instagram: o que é e como metrificar?

Para os menos habituados com a rede social, quando falamos de engajamento no Instagram estamos falando do público que interage com o seu perfil e o seu conteúdo. 

Existem muitas maneiras de metrificar o engajamento no Instagram. As mais importantes são:

  • o alcance das publicações
  • o número de curtidas em fotos
  • o número de visualizações em vídeos, IGTV e Reels
  • as visualizações dos stories
  • a quantidade de comentários
  • a quantidade de mensagens diretas (DMs)
  • a quantidade de vezes que sua publicação foi salva ou compartilhada
  • o número de seguidores

📌 Repare que o número de seguidores foi citado por último – e isso foi proposital. Muitas pessoas acham que a quantidade de seguidores de um perfil é a métrica mais importante de engajamento no Instagram. Esse é um grande erro! Ter muitos seguidores mas que não interagem com seu conteúdo (curtindo, comentando, salvando, etc) não adianta de nada.

É por isso que um dos principais erros de quem está tentando conseguir engajamento no Instagram é sair seguindo milhares de pessoas e depois deixando de seguir, ou pior: comprando seguidores. Nada disso vai te fazer ter engajamento. Aliás, quando o Instagram percebe que seu perfil está fazendo isso, ele reduz drasticamente o alcance das suas publicações e, consequentemente, o engajamento cai.

Portanto, a primeira dica de ouro é: conquiste seguidores organicamente! Nunca compre seguidores ou siga um grande volume de uma vez só para aumentar seu número. A médio e longo prazo, isso é um tiro no pé que só vai contribuir para que seu engajamento no Instagram baixe ainda mais.

Dito isso, vamos a mais algumas dicas importantes para você melhorar seu alcance na rede social.

Para conseguir engajamento no Instagram você deve crescer organicamente. Comprar seguidores só piora os seus índices. (foto: Unsplash)
Para conseguir engajamento no Instagram você deve crescer organicamente. Comprar seguidores só piora os seus índices. (foto: Unsplash)

Dicas para melhorar o engajamento no Instagram

Além de não comprar seguidores e nem sair seguindo muita gente sem critério nenhum , outras dicas para melhorar o engajamento no Instagram são:

Poste com frequência

Especialistas recomendam que você poste stories todos os dias. Já as postagens no feed não precisam ser diárias, mas é importante respeitar sua frequência. Se você estipulou que vai fazer 3 postagens por semana, faça o possível para manter esse ritmo. A quebra de ritmo nas postagens compromete o engajamento no Instagram.

💡 Para mais detalhes, leia o artigo sobre quais são os melhores dias e horários para postar nas redes sociais

Estimule a interação

Para que os seus seguidores interajam contigo, você precisa provocá-los para fazer isso. Crie enquetes nos stories, abra caixas de perguntas, estimule a interação nas legendas das fotos… tudo isso é válido. Só não exagere! Não tem nada mais irritante que aqueles usuários que postam dez stories todos os dias com enquetes inúteis. Com o tempo, o público vai se cansando e o engajamento vai desaparecendo.

Também é válido dizer as vezes que, caso o público tenha gostado do conteúdo, ele pode salvá-lo ou compartilhá-lo com amigos. Mas tenha cuidado ao fazer esse pedido para não soar artificial. No final das contas, se o seu conteúdo é realmente bom, as pessoas vão salvá-lo e compartilhá-lo por conta própria.

Invista no Reels e no IGTV

O Reels é a mais nova função do Instagram e foi criado para disputar espaço com o Tik Tok. Justamente por isso, o Instagram está dando muito destaque a essa ferramenta e aumentando consideravelmente o engajamento de conteúdos produzidos para o Reels.

Se você ainda não começou a criar conteúdo para o Reels, fala isso já! Vai perceber que os seus índices de engajamento no Instagram vão aumentar.

Outra dica é produzir conteúdo para o IGTV, pois o Instagram também valoriza quem cria para essa ferramenta.

Evite postar imagens que não são suas

O feed do Instagram não é Pinterest e nem Tumblr! Lá não é lugar para você encher de imagens aleatórias, fotos de celebridades ou coisas parecidas . Priorize o conteúdo autoral!

Se você tem um perfil que cria conteúdo para determinado público (uma conta voltada a cinema, beleza, viagens, etc) e precisa usar imagens que não são suas, não poste diretamente essas fotos. Faça um trabalho de edição nelas, crie uma identidade visual. E, é claro: sempre dê os créditos para os donos da foto original.

Mesmo que o engajamento em imagens de outras pessoas possa ser alto, postá-las infringe os termos de uso do Instagram. Cada vez mais, as redes sociais como um todo estão de olho na proteção dos direitos autorais. Não dê bobeira!

Poste imagens em boa qualidade para melhorar o engajamento no Instagram

As câmeras dos smartphones evoluíram muito. Hoje em dia é possível encontrar celulares baratos com câmeras muito boas. Desenvolva um olhar treinado para fotos do Instagram. Se atente ao ângulo correto e a qualidade das imagens. 

Quanto mais bonitas e bem tiradas são suas fotos, maiores as chances do engajamento no Instagram acontecer.

As legendas das publicações do Instagram são  um espaço para conversar com seus seguidores e estimular a interação. (F
As legendas das publicações do Instagram são um espaço para conversar com seus seguidores e estimular a interação. (Foto: Unsplash)

Valorize as legendas das publicações

As legendas das publicações do Instagram são praticamente ignoradas por muitos criadores de conteúdo… mas não deveriam ser. Esse é um espaço para conversar com seus seguidores e estimular a interação, portanto, use-o!

👉 O espaço para legendas no Instagram suporta até 2.000 caracteres. É claro que você não vai usar tudo isso. Em todo caso, se você tem um perfil profissional ou comercial, esse é um espaço interessante para complementar informações que estão nas fotos. 

As legendas no Instagram não suportam links, mas você pode postar o link no seu perfil e avisar na legenda que o link está lá.

Outra dica é sempre usar hashtags. Elas ajudam a melhorar o engajamento no Instagram e fazem com que sua imagem seja encontrada por pessoas que se interessam pelo tema daquela hashtag.

O mesmo vale para a localização. Sempre que for possível (e fizer sentido) coloque a localização da imagem, pois isso ajuda no engajamento. 

Foque em um público-alvo para conseguir engajamento no Instagram

É muito mais fácil engajar no Instagram se você criar conteúdo focado em um público-alvo. Por isso, conheça qual é o seu público, o que ele espera ver e como criar conteúdo voltado para ele.

Caso ainda não tenha um público-alvo, olhe para si mesmo: o que você faz bem? De quais assuntos gosta de falar? A partir de uma autoanálise é possível ter uma ideia mais clara de qual público você consegue atingir sendo você mesmo e criando conteúdo sobre o que você gosta.

Interaja com seus seguidores!

De nada adianta você estimular o engajamento no Instagram se você não responde os seus seguidores e nem dá continuidade à interação. Engajamento é como uma relação: precisa ser cuidada para que se fortaleça.

Responda os comentários e as mensagens diretas. Poste resultados de enquetes. Caso abra uma caixa de perguntas, tente não deixar as pessoas sem respostas. Se o seu perfil está começando a crescer ou já é grande, se organize: reserve ao menos um dia na semana para cultivar essa relação com seus seguidores.

Se não for possível responder a todos, responda o máximo que conseguir. O público identifica e valoriza esse tipo de esforço. E o engajamento no Instagram aumenta!

Divulgue seu perfil em outras redes e melhore o engajamento no Instagram

A última dica para melhorar o engajamento no Instagram é: divulgue o seu perfil em outras redes sociais. Se atente para manter todas as suas redes conectadas. Uma boa maneira de fazer isso é colocar o mesmo @user em todas as redes.

Gostou das dicas? Se tentando a elas, o seu engajamento no Instagram tende a aumentar. Falando na rede social, não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram! Tem sempre muito conteúdo bacana por lá.

Deixe uma resposta