conheca os principais tipos de posts para Instagram

Tipos de posts para Instagram: conheça os principais

O Instagram completou 10 anos recentemente e desponta cada vez mais como a principal rede social do momento. Cada vez mais completa, a ferramenta permite a criação de diferentes tipos de conteúdo, além da interação entre os usuários. Mas, quais são os principais tipos de posts para Instagram?

Entender os tipos de posts para Instagram é importante pois assim você consegue definir exatamente qual conteúdo criar de acordo com seu objetivo. Ficou curioso? Entenda quais os tipos de posts para Instagram  mais comuns.

Tipos de posts para Instagram: posts de feed

Feed é o nome dado a tela de perfil da sua conta no Instagram. Quando falamos em criar um post para o feed, estamos nos referindo a uma imagem (ou vídeo) que vai ficar postada publicamente na aba inicial do seu perfil. Veja só:

Esse é o feed do perfil do Plugar Ideias no Instagram. As publicações postadas aparecem em ordem cronológica de postagem.
Esse é o feed do perfil do Plugar Ideias no Instagram. As publicações postadas aparecem em ordem cronológica de postagem.

Quando falamos de conteúdo, existem três tipos de posts para Instagram feed: estático e carrossel.

Post estático

No Instagram, post estático é uma postagem de uma imagem só onde todas as informações estão naquela única imagem. Posts estáticos são muito comuns e são úteis quando você quer dar destaque a imagem e possui pouco (ou nenhum) conteúdo textual.

Post carrossel

Um post carrossel no Instagram é um post composto por diversas imagens, que formam um álbum. Essas imagens conversam entre si, ou seja, há um tema em comum em todas elas. Por exemplo: você pode criar um post carrossel dando cinco dicas de livros de marketing e postar uma dica por imagem, criando um carrossel.

Também acontece de alguns posts carrossel não usarem texto, apenas imagens que conversam entre si. O importante aqui é o conceito em comum.

Posts tipo carrossel sã muito usados para passar um volume maior de informação textual e visual. Sao um dos tipos de posts para Instagram mais populares.
Posts tipo carrossel sã muito usados para passar um volume maior de informação textual e visual.

Vídeo

É possível postar vídeos curtos (de até 1 minuto) direto no feed do Instagram. Com a invenção do Reels e do IGTV, a postagem de vídeos direto no feed do Instagram está caindo em desuso, mas ainda há muita gente que usa.

💡 Um dos tipos de vídeo mais comuns no Instagram se chama nugget. Trata-se de um trecho de um vídeo maior que foi editado especialmente para ser postado no Instagram, dando um panorama geral (ou uma prévia) do vídeo original.

Tipos de posts para Instagram: posts em vídeo

Além dos posts para o feed, o Instagram também permite postar diferentes formatos de vídeos que podem (ou não) ir para o feed. Temos o IGTV e o Reels.

Reels: gravação de cenas para compor vídeos curtos

Instagram Reels, ou Instagram Cenas é uma função do Instagram que fica nos stories. Esse recurso permite que a pessoa grave vídeos curtos a partir da junção de várias cenas. Os Reels do Instagram podem ter duração máxima de 30 segundos

👉 Nos Reels é possível adicionar texto, música e vídeos da galeria. Todo o material é juntado para formar um único vídeo que pode ser postado no Feed (caso o usuário deseje). Em todo caso, há uma aba específica para o Reels no perfil, que fica ao lado da aba principal.

O Reels chegou há poucos meses mas já está fazendo o maior sucesso. É um dos tipos de posts para Instagram em ascensão.
O Reels chegou há poucos meses mas já está fazendo o maior sucesso. É um dos tipos de posts para Instagram em ascensão.

IGTV: criação de vídeos longos

O IGTV foi criado para que o usuário tenha um espaço para postar videos longos. Nele, é possível postar conteúdo em alta definição de até 10 minutos. O IGTV é mais usado para postar tutoriais, demonstrações, entrevistas e quaisquer outros conteúdos mais extensos.

O usuário pode decidir se quer ou não postar o IGTV no feed. Assim como o Reels, o IGTV também possui uma aba exclusiva onde ficam armazenados os vídeos nesse formato. Fica ao lado da aba do Reels no perfil do usuário.

Stories

Além de posts estáticos, carrossel, nugget, Reels e IGTV, o Instagram também conta com os famosos stories. É um espaço onde é possível compartilhar conteúdo (vídeo, foto) de até 15 segundos. Nos stories é possível adicionar uma série de coisas como filtros, músicas, enquetes e emojis, além de interagir diretamente com o criador.

Viu só quantos tipos de posts para Instagram é possível fazer?Agora que você já conhece a nomenclatura de cada um, ficará mais fácil decidir quais serão usados em sua estratégia de conteúdo.

Aproveite que estamos falando do Instagram e siga o Plugar Ideias! Lá você encontra muito conteúdo sobre criatividade, design, marketing e muito mais!

Deixe uma resposta