Colocar legenda em vídeos é uma parte importante do processo de postagem do conteúdo. Seja para ajudar os usuários com a tradução do conteúdo ou seja para tornar o material mais acessível, a legenda de vídeos é um cuidado que com certeza se reflete em um alcance maior do seu conteúdo.
Legendar vídeos é um trabalho bastante minucioso, especialmente porque envolve a perfeita sincronização entre texto, áudio e imagem. Para facilitar esse processo, existem programas que permitem não só a inserção, mas também criação, edição e sincronização de legendas em vídeos.
Confira a seguir uma lista com 7 programas para colocar legenda em vídeos de um jeito mais fácil e rápido. Vamos lá?
Programas para colocar legenda em vídeo
Os programas a seguir estão mesclados entre Inglês e Português. São todos gratuitos e podem ser baixados em seu computador. Confira as dicas:
Studio Youtube: o Youtube evoluiu bastante e se tornou mais inclusivo. O estúdio de criação da plataforma permite a inserção de legendas geradas automaticamente, a inserção de legendas criadas pelo usuário ou a criação de legendas digitadas manualmente. A sincronização também pode ser feita pela plataforma de vídeo.
Para colocar legenda em vídeos do Youtube, primeiro acesse o Studio e clique em editar o video. Ao editar, procure pelo menu Legendas, escolha o idioma da legenda e clique em adicionar. Será aberta uma tela para configurar a legenda automática ou fazer upload de um arquivo:
Aegisub: gratuito e disponível em Português, o Aegisub é um dos mais antigos programas para colocar legenda em vídeos. Um de seus diferenciais é a grande área de visualização do vídeo, o que facilita a atenção aos detalhes. Funciona no Windows e no MAC.
Subtitle Workshop: uma das melhores ferramentas para colocar legenda em vídeos, o Subtitle Workship é gratuito e a interface é intuitiva. Ele permite a criação, edição e conversão de legendas com facilidade. Suporta praticamente todos os tipos de legenda.
Amara: uma das ferramentas mais tradicionais para colocar legenda em vídeos, a Amara permite que o usuário participe de uma comunidade de outros usuários. Há o plano gratuito e três planos pagos.
Subtitle Edit: disponível em 30 idiomas, esse programa gratuito para colocar legenda em vídeos é bastante simples de usar. Dentre as tarefas possíveis no programa estão: inserção de legendas em mais de 130 formatos, reajuste de legendas que não estiverem sincronizadas e criação de legendas na linha de tempo. É avaliado pelos usuários como “ótimo” no site Baxaki.
Subtitle Creator: disponível tanto para Windows quanto para MAC OS e Linux, o maior diferencial desse programa é que ele permite que você sobreponha legendas em DVDs. Isso é possível graças a um assistente incorporado ao programa para criação de DVD.
Jubler: esse programa gratuito para colocar legenda em vídeos suporta todos os tipos de legenda. Além de inserir, você também consegue criar novas legendas, além de corrigir, aperfeiçoar, transformar e converter legendas já existentes. Outra função legal é que nele é possível colocar cores nas legendas, além de assitir o vídeo que já foi legendado sem a necessidade prévia de salvar o arquivo.
Gostou das dicas? Usa outro programa para criação e sincronização de legendas? Deixe nos comentários a sua sugestão!
Leia também: 5 canais do Youtube para aprender Photoshop
E não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram para receber mais dicas como essa!