entenda o que e o LinkedIn Top Voices e como conseguir esse reconhecimento

O que é o LinkedIn Top Voices e como conseguir esse reconhecimento?

O LinkedIn Top Voices é a maneira que o LinkedIn encontrou para dar visibilidade a profissionais que se destacam na rede. Se tornar uma voz de referência na comunidade de profissionais mais popular do mundo pode trazer benefícios tanto para sua carreira quanto para sua empresa.

Mas, quais tipos de perfis se tornam LinkedIn Top Voices? Qual conteúdo criar e com que periodicidade? Responderemos a todas essas questões a seguir com a ajuda de Bruna Infurna, Head de Enterprise Sales do LinkedIn. A profissional participou de um bate-papo durante o CMO Summit 2021 e deu várias dicas sobre o assunto. Curioso? Continue a leitura!

O que é o LinkedIn Top Voices?

O LinkedIn Top Voices é um programa criado pelo LinkedIn para dar visibilidade a perfis de usuários que compartilham bastante conteúdo, engajam pessoas e, por consequência, acabam se tornando referência em determinada área. Anualmente, novos profissionais são agraciados com esse reconhecimento.

Portanto, o Top Voices do LinkedIn nada mais é do que um reconhecimento a profissionais que trazem credibilidade e engajamento para a rede social. Os Top Voices não possuem vínculo empregatício com o LinkedIn (não são funcionários da empresa), mas recebem um selo destacando que são referência na rede e também são convidados para palestras, eventos e reuniões exclusivas organizados pela rede social.

Mais do que isso, os Top Voices do LinkedIn estão chamando a atenção de marcas, que buscam realizar parcerias com esses usuários visando usar o engajamento e a credibilidade desses profissionais em suas campanhas.

“Não necessariamente você precisa ser um grande executivo para ser um LikedIn Top Voices. Muito pelo contrário, geralmente os Top Voices são vozes individuais e não relacionados à marca nenhuma”, ressalta Bruna Infurna, Head de Enterprise Sales do LinkedIn. 

Mas grandes executivos também podem trabalhar seus perfis para se tornarem Top Voice do LinkedIn – e isso traz muitos benefícios tanto para suas imagens quanto para suas empresas. 

Isso porque o LinkedIn é um ótimo espaço para trabalhar a humanização dos profissionais, especialmente daqueles que estão em cargos mais elevados. Cada vez mais, as pessoas anseiam ver o lado humano do gestor e querem enxergar naquela figura características que elas também possuem. O segredo desse processo é dosar experiência, bom texto e humanização sem partir para o pedantismo. Veremos mais sobre isso a seguir.

A importância do conteúdo para um Top Voices

O que destaca um profissional LinkedIn Top Voices de outros perfis é o conteúdo que ele produz ou compartilha, a maneira como ele traz essas informações e a forma como tal conteúdo impacta outros usuários. Por isso, aqueles perfis de profissionais que se ancoram em marketing pessoal e exageram na dose de autopromoção tendem a perder cada vez mais espaço na rede social.

Bruna Infurna pontua que o usuário do LinkedIn já está ficando cansado desse tipo de conteúdo. Cada vez mais, as pessoas estão encontrando conteúdos muito bons e usando esses tipos de conteúdo como parâmetro para definir o que elas consomem na rede.

“Por isso, quando a gente vê esse tipo de profissional cuja postura é mais de fazer marketing pessoal e menos de trazer conteúdo rico, já percebemos logo que não vale a pena seguir”, salienta Bruna.

O conteúdo das redes sociais quem faz são as pessoas, não são as redes sociais“, ressalta a empresária ao ressaltar a importância de fazer a manutenção dos contatos no LinkedIn para garantir que o conteúdo que você está recebendo e seguindo realmente faz sentido para o profissional que você é ou almeja ser.

📌 Mas, quando um top Voices deve produzir conteúdo? Bruna responde que um termômetro eficaz é avaliar se você de fato tem alguma coisa interessante a dizer. É um erro produzir conteúdo apenas por produzir.

“Em termos de periodicidade, é bom começar com a publicação de um artigo por semana. Com o tempo, o próprio executivo toma gosto e começa a sentir necessidade de produzir mais coisas”, explica.

Como criar conteúdo para o LinkedIn?

Além de compartilhar publicações no feed, o LinkedIn permite que os usuários publiquem artigos assinados. A rede está dando cada vez mais importância a esse tipo de conteúdo e jogando holofotes sobre essas pessoas que têm algo a dizer e que atraem outros profissionais pelo conteúdo que criam. Esse é, provavelmente, o principal critério para se tornar um LinkedIn Top Voices.

Mas, que tipo de conteúdo escrever para se tornar um LinkedIn Top Voices? Bruna dá dicas importantes nesse aspecto:

“O tipo de conteúdo que mais engaja [no LinkedIn] está ancorado em três pilares: a indústria (o mercado), você e sua jornada e a empresa na qual você trabalha. A forma como você vai escrever, puxando para um lado mais inspiracional e que valoriza a experiência, também ajuda no engajamento”, explica.

Portanto, quando for estruturar a criação de um artigo para o LinkedIn, preste atenção nos seguintes pontos:

✔️ Use um tom amigável e que se aproxima do leitor

✔️ Se atente à gramática, mas não use palavras muito complicadas

✔️ Fale sobre sua experiência de um jeito natural, que ressalte sua vivência sem parecer que você está se exibindo

✔️ Sempre que possível, saliente o que você aprendeu ao passar por determinada situação

✔️ Contextualize o leitor falando quem é você e o que faz. Sempre que for cabível, fale onde você trabalha (lembre-se que muitas pessoas que não te conhecem podem chegar até seu perfil através do seu artigo)

✔️ Se for usar dados no seu artigo, cite as fontes. Isso transmite credibilidade

Sem dúvidas, se tornar um LinkedIn Top Voices é um sinal de reconhecimento de que você está fazendo a coisa certa e faz a diferença nas redes. Mais do que isso, pode amplificar sua carreira e a empresa na qual você trabalha.

Leia também: 10 sites para fazer curso de marketing digital grátis!

Deixe uma resposta