saiba como crescer no youtube organicamente

Como crescer no Youtube? 12 dicas que vão te ajudar a alavancar seu canal

Investir em conteúdo em vídeo é uma decisão acertada. É um formato que gera bastante engajamento e aproxima o criador do público. Mas, se por um lado assistir videos do Youtube é fácil e divertido, por outro criar os conteúdos pode ser um pouco mais trabalhoso. Neste sentido, como crescer no Youtube?

A primeira (e mais valiosa) dica para crescer no Youtube é: seja persistente! A menos que você dê a sorte de se tornar um viral, o crescimento é lento e gradual por muito tempo até ganhar volume e passar a ser mais rápido. Por isso, tenha foco e determinação.

Dito isso, há algumas dicas que todo criador de conteúdo deve levar em consideração caso esteja se perguntando como crescer no Youtube. É sobre essas dicas que falaremos a seguir?

Como crescer no Youtube organicamente?

Crescer no Youtube vai muito além de ganhar inscritos, é preciso que esses inscritos interajam com seu conteúdo e gostem do que você produz. Um youtuber que foca apenas em aumentar a quantidade de inscritos sem se preocupar em questões como comentários e visualizações está traçando uma estratégia errada.

Para crescer no Youtube organicamente é necessário foco, organização e muita atenção aos detalhes. Sim, são os detalhes que farão toda a diferença. Neste sentido, confira algumas dicas para deixar o seu conteúdo mais atrativo e te ajudar a crescer de maneira orgânica no Youtube.

Dica 1: para quem você está produzindo conteúdo?

Se você entrar no Youtube querendo fazer conteúdo que agrade todo mundo, provavelmente não vai agradar ninguém. Antes de mais nada, se pergunte: qual o meu público-alvo? Que tipo de pessoa mais consumiria meu conteúdo? 

Como fazer isso? Primeiro defina o tema do seu canal (moda, maquiagem, livros, viagens, etc). Em seguida escolha o sexo e a faixa etária das pessoas que serão o foco do seu conteúdo. Por exemplo: você tem um canal de maquiagem e quer criar para mulheres adolescentes.

💡 Quando você conhece o seu público-alvo fica mais fácil pesquisar pautas e produzir conteúdo que agrade a ele, o que se reflete em visualizações e seguidores.

Dica 2: Analise as métricas

Após um tempo no Youtube, você começará a receber tráfego e terá métricas à sua disposição para analisar o tipo de público que está atraindo. Se atente a esses dados e avalie se está atraindo as pessoas que gostaria de atrair. Mais do que isso, avalie mudar a sua definição de público-alvo se perceber que está atraindo um tipo de público que não esperava atrair.

Muitas coisas surpreendentes podem surgir à partir da análise dos dados. Mutas vezes você acha que seu conteúdo é para um público mas na verdade acaba percebendo que é para outro.

Dica 3: crie uma identidade visual

Use programas gratuitos como o Canva para criar um banner bem bonito que traduza o que o seu canal é. Também preencha a parte sobre o canal e coloque suas redes sociais.

Ao pensar em sua identidade visual, escolha uma fonte que será aplicada em todos os textos das miniaturas do seu canal (e no texto do banner, se tiver texto lá). Também escolha uma paleta de cores que será aplicada em todos esses elementos.

✔️ Quando você se preocupa em criar uma identidade visual, isso é percebido pelo público. Muitas vezes uma identidade visual bonita e chamativa na medida certa pode se traduzir em mais seguidores.

Ter uma identidade visual vai deixar o seu canal mais bonito, chamar a atenção do público  e te ajudar a crescer no Youtube.
Ter uma identidade visual vai deixar o seu canal mais bonito, chamar a atenção do público e te ajudar a crescer no Youtube.

Dica 4: se atente a qualidade da gravação e do conteúdo

Grave em local silencioso e iluminado. Mesmo que você não tenha acesso a equipamentos profissionais como câmera e luz artificial, é possível obter bons resultados em locais claros e silenciosos. Seu público precisa te ver e te escutar claramente.

As pautas que se transformação em conteúdo dependem das pesquisas que você fizer em relação ao seu público-alvo e o que eles gostariam de ver. Mas se permita fazer testes com outros formatos e veja a reação do público. Em todo caso, sempre se entregue ao máximo àquilo que fizer. O esforço será sentido pelo público e se refletirá em inscritos.

Dica 5: preste atenção ao título dos vídeos

O Youtube é um grande biblioteca de vídeos. Como a plataforma realiza as pesquisas e oferece os resultados de busca mais condizentes com aquilo que está sendo buscado? Por meio de um código chamado algoritmo.

O algoritmo do Youtube leva em consideração uma série de fatores, mas o principal deles é o título. Ao criar o título para o seu vídeo, tente pensar com a cabeça do usuário. O que ele escreveria na busca se estivesse querendo encontrar o conteúdo que você está postando?

Títulos muito abstratos não são uma boa ideia se você estiver querendo saber como crescer no Youtube. Produza títulos claros, sem erros de Português e que realmente traduzam seu conteúdo.

Se você quiser fazer um trabalho ainda mais profissional, estude SEO e palavras-chave, para colocar em seu título a palavra-chave que irá atrair o público.

Dica 6: descrição é muito importante para crescer no Youtube

Outra coisa muito importante é a descrição do vídeo. Nunca deixe a descrição do vídeo em branco e nem coloque apenas links. Produza um pequeno texto explicando o conteúdo do vídeo. Se você citar livros, links, séries, etc no seu vídeo, reforce a mensagem colocando o nome dos conteúdos citados na descrição. 

Esse é um cuidado a mais que você terá com sua audiência e pode se refletir em mais inscritos e mais engajamentos no seu conteúdo.

👉 Se você teve a preocupação de criar um título com palavra-chave, repita a palavra chave no textinho da descrição. É uma técnica de SEO e ajuda os mecanismos de busca a ranquearem melhor o seu conteúdo.

Dica 7: miniaturas bonitas engajam

As miniaturas, aquelas fotos que servem como capa do vídeo, são muito importantes. Crie miniaturas bonitas, com fotos claras e pouco conteúdo textual. Aplique a sua identidade visual nas miniaturas. 

Você não precisa repetir o título do vídeo na miniatura. Pode brincar com outros tipos de texto, como perguntas que conversam com o título ou algum spoiler do conteúdo. Olha esse exemplo:

Dica 8: frequência é fundamental para crescer no Youtube

Produzir conteúdo de qualidade é trabalhoso. Uma dica valiosa de como crescer no Youtube é se atentar a frequência das publicações.

Não adianta começar postando todos os dias, mas logo perder o ritmo e passar a postar vídeos esporadicamente. Melhor definir uma periodicidade que te permita produzir sem pressa e que seja possível de cumprir. Se estiver começando, 1 vez por semana é uma frequência bacana.

👉 Se você não respeitar a frequência de postagens, com o tempo o algoritmo do Youtube vai entregando seu conteúdo para cada vez menos pessoas.

Dica 9: interaja com o público

Sempre que possível responda os comentários do público nos vídeos ou, pelo menos, curta. É impossível falar em como crescer no Youtube sem mencionar a importância de dar atenção aos seguidores.

Se precisar dar algum recado ou fazer algum adendo em relação ao vídeo, fixe um comentário. O público tende a crescer mais rápido em canais onde o criador interage com a audiência.

Dica 10: Faça parcerias para crescer no Youtube

Fazer parcerias é uma das melhores maneiras de como crescer no Youtube. Faça um levantamento de canais que tenham conteúdo relacionado ao seu e proponha parcerias. Se o seu canal é novo, proponha parcerias com outros canais novos.

É assim, um ajudando o outro que ambos crescem.

Crie playlists de vídeos do seu canal que tenham temas parecidos. Isso vai ajudar o público e ainda engajar conteúdos mais antigos.

Dica 11: Crie playlists

Criar playlists de vídeos relacionados entre si é uma ótima maneira de como crescer no Youtube e ajudar o público a encontrar conteúdo sobre determinado tema. O melhor de tud: nas playlists os vídeos vão rodando automaticamente, o que significa que diversos vídeos podem obter visualizações em apenas um play.

Dica 12: divulgue seu conteúdo

Redes sociais, stories, WhatsApp, grupos do Facebook, blog… use o máximo de canais que puder para divulgar seu conteúdo. Mostre aos amigos, seguidores, parentes… uma das melhores maneiras de como crescer no Youtube no início é o boca a boca.

Tenha paciência e foco acima de tudo. Crescer no Youtube é demorado mesmo, pelo menos no primeiro ano. Se você fizer um trabalho bem feito, com foco em um público-alvo e atenção aos detalhes, o crescimento virá e tende a ser consistente.

Gostou do conteúdo? Siga o Plugar Ideias no Instagram e receba muito mais conteúdo sobre marketing, criatividade, design e muito mais!

2 comentários sobre “Como crescer no Youtube? 12 dicas que vão te ajudar a alavancar seu canal

Deixe uma resposta