O que e o clubhouse e como conseguir um convite para o clubhouse

Saiba tudo sobre o Clubhouse, a rede social do momento

No Twitter, no LinkedIn e no Facebook só se fala de uma coisa: Clubhouse. A nova rede social se tornou popular tão rapidamente especialmente porque é exclusiva – é necessário receber um convite para usar o aplicativo. Mas, para que serve o Clubhouse? Quem pode usar? 

Clubhouse é um aplicativo americano com características de rede social. A base da ferramenta são salas de bate-papo por áudio. Quem diria que uma rede social cuja premissa é estimular as conversas por áudio faria tanto sucesso?

Como o Clubhouse ficou tão famoso? Como criar uma conta? Descubra essas e outras respostas a seguir.

Como funciona o Clubhouse?

Clubhouse é uma rede social em formato de aplicativo. Desenvolvida nos Estados Unidos por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício, a rede foi lançada em março de 2020.

O Clubhouse só funciona em aparelhos com sistema IOS (Apple). Os desenvolvedores da ferramenta disseram que já estão trabalhando no desenvolvimento de uma versão Android, mas ela não deve chegar ao mercado por hora.

O aplicativo é gratuito, mas para fazer parte da rede social é necessário receber um convite de alguém que já esteja dentro. Estratégia muito parecida com a usada pelo finado Orkut, 13 anos atrás.

👉 No Clubhouse não é possível mandar fotos, gifs e nem arquivos. As conversas são apenas por áudio. É possível criar salas e participar de salas temáticas, sempre interagindo por voz. A única foto na rede social é a sua foto de perfil.

Há um limite de 5 mil contas por sala e as mensagens não ficam armazenadas. A premissa é que a rede funcione como um espaço despojado de troca de ideias simulando a realidade. O que você conversou ficou apenas na memória de quem ouviu.

📌 No Clubhouse também é possível organizar um “programa” onde há moderadores que controlam quem vai falar. Nesses casos, é possível acionar um botão de levantar a mão para pedir a palavra. É como se fosse um programa de auditório, com apresentador e plateia.

O Clubhouse tem uma interface simples e permite a criação de salas de bate-papo em áudio.
O Clubhouse tem uma interface simples e permite a criação de salas de bate-papo em áudio.

Como conseguir um convite para o Clubhouse?

Para entrar no Clubhouse é necessário conseguir um convite. No entanto, qualquer usuário IOS pode baixar o aplicativo e sincronizar sua rede de contatos. Caso algum desses contatos esteja na rede e possua convite, ele será notificado e poderá autorizar sua entrada na rede.

Os criadores do Clubhouse avisaram que, em breve, o aplicativo também estará disponível para usuários Android (que representam a imensa maioria dos usuários de smartphone no Brasil e no mundo). Mas ainda não foi informada uma data.

Leia também: Como criar Reels para o Instagram e aumentar seu engajamento?

Como o Clubhouse se tornou popular?

O Clubhouse ganhou notoriedade na mídia depois que o bilionário americano Elon Musk participou de um programa de entrevistas na rede social. O programa em questão foi o “The Good Time Show”, comandado pelo casal Sriram Krishnan e Aarthi Ramamurthy, no dia 31 de janeiro.

Na entrevista, Musk falou sobre criptomoedas, mercado de ações, investimentos e sobre a vacina. A sala estava com audiência máxima, de 5 mil ouvintes.

Depois da notícia de que Elon Musk era usuário dessa rede quase anônima, o interesse pelo app disparou a níveis astronômicos. Só no Brasil, as buscas no Google pelo termo Clubhouse saltaram 525% entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro, se comparado à semana anterior.

Além de Musk, outros famosos como Oprah Winfrey, Drake, Ashton Kutcher e os brasileiros Luciano Huck, Felipe Neto e Boninho também usam a nova rede social.

E você, já recebeu um convite para o Clubhouse? Gostou da rede social?

Siga o Plugar Ideias no Instagram!

Resumindo:

O que é o Clubhouse?

Clubhouse é uma rede social em formato de aplicativo. Ela permite a criação de salas de bate-papo com até 5 mil pessoas, havendo a possibilidade de colocar algumas pessoas como moderadoras e outras como ouvintes.

Como conseguir um convite para o Clubhouse?

Você pode baixar o aplicativo do Clubhouse e sincronizar sua rede de contatos. Caso algum desses contatos esteja na rede social e possua convite, ele será notificado e poderá autorizar sua entrada na rede.

Clubhouse funciona em Android?

Ainda não. Por enquanto o aplicativo está disponível apenas para IOS. A versão Android ainda está em desenvolvimento.

Quem criou o Clubhouse?

O Clubhouse foi criado nos Estados Unidos por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício. A rede social foi lançada em março de 2020.

Deixe uma resposta