o que e ux writing e o que um profissional de ux writing faz

O que é UX Writing e o que um profissional da área faz?

O universo digital está cada vez mais presente na vida de todos nós. De bancos ao ensino, de redes sociais a plataformas de compras, hoje em dia é possível fazer praticamente tudo pela internet. Justamente por isso, é importante criar produtos digitais que pensem acima de tudo na experiência do usuário. O UX Writing é um profissional que trabalha sempre pensando nesse aspecto.

Já ouviu falar em UX Writing? A seguir você vai entender o que é esse profissional, como ele trabalha e como você pode se capacitar para se tornar um.

O que é UX Writing?

A sigla UX significa “user experience” ou, em tradução literal, “experiência do usuário”. Trata-se de uma área que se preocupa em como um usuário se sente ao utilizar determinado produto ou serviço. Isso engloba uma série de fatores tais como: emoções, facilidade de uso, sensações e a interação física propriamente dita.

💡 O profissional que trabalha com UX Writing é o UX Writer. Ele atua dentro do universo da experiência do usuário, sendo responsável por pensar toda a parte textual de produtos digitais, o que inclui títulos, descrições, chamadas, botões e textos explicativos de sites, plataformas, aplicativos, programas, etc.

Um profissional de UX Writing se preocupa não apenas com a qualidade gramatical do texto, mas também com a facilidade com que a mensagem é lida e interpretada pelo usuário. No UX Writing, objetividade e clareza são mais importantes do que textos rebuscados.

Um bom profissional deve ser o mais intuitivo possível para que o usuário consiga navegar pelo produto digital sem dificuldades e sem abandonar o processo no meio do caminho por não entender determinado comando ou explicação textual.

Leia também: 8 tendências de Design e Publicidade para 2021 

O profissional de UX design cuida da parte visual do desenvolvimento de produtos digitais com foco no usuário. Já o UX writing cuida de toda a parte textual.
O profissional de UX design cuida da parte visual do desenvolvimento de produtos digitais com foco no usuário. Já o UX writing cuida de toda a parte textual.

Como se preparar para ser um UX Writing?

Não existe faculdade de UX Writing. A maioria dos profissionais que atuam nessa área se formaram em áreas como design, letras, jornalismo, publicidade ou até mesmo cursos da área da tecnologia. O maior diferencial de um profisisonal da área é procurar cursos complementares – ou até mesmo uma pós-graduação – que te ajude a aprofundar seus conhecimentos na área. 

Muitos cursos de ensino superior já incluem aulas e até mesmo disciplinas de UX em sua grade. Se você cursa design ou algum curso de tecnologia muito provavelmente já teve ou terá disciplinas que abordem o universo do UX design e do UX Writing. 

Existem dezenas de cursos de curta e média duração – presenciais e online, que ajudarão bastante aqueles que querem aprender mais sobre ambas as áreas. 

💡 Uma dica para quem está começando é ler o livro Em Busca de Boas Práticas de UX Writing, escrito por Bruno Rodrigues, um dos maiores especialistas de UX Writing do Brasil. A versão digital do livro está com um preço simbólico na Amazon, sendo acessível a todos!

Qual a diferença entre UX Writing e UX Design?

Tanto o profissional de  UX Writing quanto o de UX Design focam na boa experiência do usuário. A principal diferença é que o UX Writing cuida de toda a parte textual do produto digital (textos, menus, chamadas, botões, etc), enquanto o UX design cuida do desenho e da interface do projeto. Em uma equipe profissional, UX writing e UX designers trabalham lado a lado em projetos conjuntos.

👉 Um bom UX designer deve ter conhecimentos técnicos de ferramentas da área, conhecimentos sobre teoria das cores, proporção, escaneabilidade, usabilidade, construção de layouts, wireframes e outros assuntos.

Já um bom profissional de UX Writing deve conhecer muito bem a Língua Portuguesa e suas regras gramaticais, deve ter sólidos conhecimentos em Copywriting e deve conhecer o comportamento e os gostos do público-alvo daquele produto digital em que está trabalhando. 

Agora você já sabe, sempre que visitar um site ou usar um app e gostar do layout e das chamadas de textos presentes nele, saiba que muito provavelmente há o trabalho de um profissional de UX por trás, focando sempre na qualidade da sua experiência.

Para ficar por dentro de muitos outros conteúdos, siga o Plugar Ideias no Instagram!

Deixe uma resposta