saiba o que e Marketing de Performance

Marketing de Performance: o que é? Como executar?

O rápido desenvolvimento do marketing no ambiente digital trouxe consigo uma série de novos conceitos e novas ramificações do marketing. Nesse contexto, o marketing de performance surgiu e ganhou importância, especialmente por sua preocupação com resultados.

Mas você sabe o que é marketing de performance e o que faz um profissional que atua nessa área? A seguir, você vai entender detalhes.

O que é Marketing de Performance

Marketing de Performance é uma área dentro do universo do marketing digital que foca na  criação e análise de campanhas em mídias pagas. O profissional de marketing de performance está a todo momento atento aos dados e aos resultados das ações, resultados esses que são metrificados e analisados para embasar novas ações.

O profissional de marketing de performance atua criando, analisando e reestruturando campanhas digitais pagas. Sua maior preocupação, assim como o nome sugere, é garantir que as campanhas estão produzindo performances que atendam às necessidades e aos objetivos da empresa.

O profissional de marketing de performance trabalha analisando dados o tempo inteiro.
O profissional de marketing de performance trabalha analisando dados o tempo inteiro.

Quais são os principais canais de ação do marketing de performance?

São muitos os lugares onde um profissional de marketing de performance pode exibir campanhas. De modo geral, os mais usados são:

Google: sabe aqueles primeiros resultados da busca do Google que aparecem no topo com o selo de “anúncio”? Eles foram colocados ali por profissionais de performance. Para colocar um anúncio ali há todo um processo que envolve a compra do espaço, a disputa pela palavra chave em questão e o monitoramento constante do investimento e dos resultados.

Mídias Sociais: as mídias sociais, especialmente o Facebook, são meios muito importantes de veiculação de campanhas pagas. Assim como no Google, nesses espaços é preciso estar sempre atento ao desempenho das campanhas.

Sites em geral: você também pode usar ferramentas do Google para veicular anúncios em outros sites, no formato de banners, anúncio de texto ou vídeo. Esse tipo de estratégia se chama “rede de display” e pode ser executada usando a ferramenta Google Adwords.

💡 O Google Analytics é uma das principais ferramentas de análise do desempenho de campanhas pagas. Ele é gratuito e fornece uma ampla gama de dados sobre como as campanhas estão performando. Para extrair o melhor dele, é necessário integrá-lo a outras ferramentas, como o Adwords e o Facebook.

Quais são as principais métricas do marketing de performance?

O profissional de performance trabalha em função dos números. É por isso que o estabelecimento de metas e métricas é parte fundamental do trabalho. A definição das métricas que o profissional deve se atentar é algo que varia de empresa para empresa, mas no geral algumas métricas são importantes para toda estratégia de marketing de performance. São elas:

Taxa de conversão: indica quantas pessoas realizaram a ação desejada pela estratégia. Tal estratégia pode ser fazer uma compra, baixar um e-book, preencher um questionário e por aí vai. É expressa em porcentagem e é calculada usando uma fórmula simples:

TC = número de conversões / número de acessos

ROI (Retorno sobre investimento): usando essa métrica você saberá se aquilo que está sendo investido está dando um bom retorno. A fórmula de cálculo do ROI é:

ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento

Taxa de Retenção de Clientes (em inglês, CRR, Customer Retention Rate): analisa quantos clientes estão sendo retidos e se as estratégias de retenção estão trazendo os resultados desejados. Essa taxa é calculada pela fórmula:

CRR = ((número de clientes no final do período – número de clientes novos) / número de clientes no início do período)) x 100

CPC (Custo por Clique): mostra quanto custou cada clique numa campanha envolvendo mídia paga. Para calcular, use a fórmula: 

CPC = valor investido / quantidade de cliques obtidos

CPL (Custo por lead): é uma evolução do CPC e indica quanto está sendo gasto para a geração de cada lead. Para calcular o CPL, use a fórmula:

CPL = valor investido / quantidade de leads obtidos

CAC (custo por aquisição de cliente): analisa o quanto está se gastando para conquistar cada cliente. Para calcular o CAC, aplique a fórmula abaixo:

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / quantidade de novos cliente

Como se tornar um profissional de marketing de performance?

Para se tornar um profissional de marketing de performance você precisa ter um perfil analítico, gostar de números e de interpretação de dados. Precisa estar atento ao cenário para prever contextos e testar novas configurações de campanhas.

Falando de maneira técnica, você precisa entender de Google Analytics, Google Adwords, Rede de Displays, Campanhas em Mídias Sociais (Twitter, Youtube, LinkedIn, Facebook Ads, Instagram Ads, etc). Existem outras ferramentas específicas da área, cujo uso varia de empresa para empresa.

Hoje em dia já há diversos cursos de marketing digital e de marketing de performance, alguns deles gratuitos. Profissionais mais experientes podem até ir atrás da certificação Facebook BluePrint e se tornarem profissionais de mídia reconhecidos pelo Facebook.

Para ficar por dentro de mais informações, siga o Plugar Ideias no Instagram!

Deixe uma resposta