Como planejar as pautas do seu podcast

Como planejar as pautas do seu podcast?

Serviços como o do Anchor e a plataforma de streaming Spotify ajudaram a fazer com que os podcasts se tornassem cada vez mais democráticos. Hoje em dia é possível criar, editar e distribuir um podcast usando apenas a internet e ferramentas gratuitas. Mas se tratando do conteúdo, como planejar as pautas do seu podcast?

Assim como acontece com outros projetos, o mais difícil de um podcast talvez não seja nem colocar ele no ar, mas sim mantê-lo ativo e com novos episódios periodicamente. Sem dúvida, é um desafio pensar em pautas novas com frequência sem correr o risco de ficar repetitivo rapidamente.

Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a tornar o processo de planejar as pautas do seu podcast mais fácil. Quer saber quais são? Continue a leitura. 

Planejar pautas para o seu podcast: repertório é essencial

Antes de planejar as pautas para o seu podcast, você precisa ter profundo conhecimento sobre qual é o tema do seu podcast, qual público ele pretende atingir e o que esse público gostaria de consumir.

No começo pode ser difícil pois você provavelmente não terá muitos dados sobre sua audiência. Uma dica aqui é procurar por pesquisas, análises e notícias relacionadas a seu público alvo. Por exemplo: se o seu podcast é sobre filmes, vale a pena ficar de olho tanto nas notícias sobre lançamentos quanto nas notícias sobre hábitos de consumo de filmes, impactos da pandemia, futuro do cinema, impacto do streaming, etc.

Quanto mais dados você levanta e quanto mais conhece o seu público e o mercado para o qual você está comunicando, melhor. Dito isso, seguem 6 dicas bacanas de como planejar pautas para seu podcast:

Ative os alertas do Google: o Google possui uma função chamada Alertas que permite que você crie alertas para um determinado termo e receba e-mails sempre que o Google identificar um novo resultado relacionado àquele termo. Pode ser muito útil para receber notícias, pesquisas, etc.

Identifique e siga referências da sua área de interesse: pesquise e siga influenciadores, jornalistas, pesquisadores, instituições, etc que tenham relação com seu assunto principal. Muitas vezes, uma simples postagem feita por uma dessas pessoas que são de interesse de seu público pode render pauta.

Acompanhe veículos da mídia e assine newsletters: mapeie e acompanhe com frequência os sites, blogs, canais do Youtube, etc que falam sobre o universo no qual seu podcast está inserido. Se houver a opção, assine as newsletters desses veículos e receba as novidades sobre a área em seu e-mail.

Quanto mais você mergulha no universo que seu podcast está inserido, mais fácil se torna o processo de procurar e criar pautas para seu podcast.
Quanto mais você mergulha no universo que seu podcast está inserido, mais fácil se torna o processo de procurar e criar pautas.

Acompanhe outros podcasts: busque por podcasts grandes que falam sobre o mesmo assunto que você (ou assuntos parecidos). Observe quais pautas são discutidas, como elas são discutidas, se atente se o narrador informa como ele construir aquela pauta… tudo isso pode servir de inspiração para você criar pautas também. Imitar nunca, mas se inspirar está valendo!

Participe de grupos: o Facebook ainda é uma excelente rede social quando o assunto são grupos. Pesquise grupos que tenham relação com o tema do seu podcast e participe deles. Observe as postagens que são compartilhadas, se atente às dúvidas e ao comportamento dos participantes, crie tópicos vez ou outra para checar se determinados assuntos rendem discussão… tudo isso pode render pautas.

Crie um calendário editorial: não precisa ser nada muito complexo, uma planilha já resolve. Crie colunas para o título da pauta, data, link para o script e o que mais julgar necessário. À medida que seu programa cresce, essa planilha se torna mais e mais útil para você ter um visão de quais assuntos já abordou.

Se desconecte: a vida também acontece fora da internet e das redes sociais. Saia! Converse com pessoas, visite lugares, vá a eventos, exposições, procure cursos na sua área… quanto mais você vive, mais repertório acumula e mais natural tende a se tornar o processo de treinar o cérebro e o olhar para identificar com mais facilidade o que tem potencial de virar pauta.

Leia também: Como ganhar dinheiro com seu podcast?

Gostou das dicas? E você, tem mais dicas de como planejar as pautas do podcast? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta