Um dos princípios básicos para traçar estratégias de comunicação digital é que elas sejam mensuráveis. Precisamos lidar com cada vez mais números, relatórios e gráficos. Visando reunir muitos desses dados em um mesmo espaço, surgiu o Google Data Studio, a ferramenta de criação de dashboards do Google.
Dashboard nada mais é do que um painel de visualização que mostra diversos dados de diferentes origens em um mesmo espaço. Atualmente, os dashboards são ferramentas indispensáveis para que profissionais tenham uma visão maior e melhor do andamento dos dados da organização.
Mas o que é possível fazer no Google Data Studio e quais ferramentas podem ser integradas a ele? Você vai descobrir isso a seguir.
O que é o Google Data Studio?
De maneira geral, o Google Data Studio é um centralizador de informações. A ferramenta permite que você reúna dados de várias outras ferramentas em um mesmo dashboard. Dessa maneira, você verá em uma mesma tela como está o andamento de diversas estratégias em execução no seu negócio.
Todas as ferramentas do Google podem ser integradas ao Data Studio, o que inclui:
- Google Analytics
- Google Ads (Adwords)
- Google Search Console
- Google Adsense
- Youtube
- Planilhas do Google (Sheets)
Falando em planilhas, é possível capturar dados de planilhas do Google e centralizar esses dados no Data Studio. Isso pode ser muito útil para planilhas de uso constante e também para aqueles arquivos que ficaram grandes e complexos demais.
O Google Data Studio trabalha com três pilares: conectar, visualizar e compartilhar.
Conectar: conecte-se a várias fontes de dados em apenas um relatório.
Visualizar: selecione diversas visualizações. Personalize o layout e os temas. Aplique dimensões e métricas. Crie métricas personalizadas.
Compartilhar: fácil compartilhamento dos dashboards. Indivíduos, grupos de usuários e público em geral. Colaboração em tempo real.
Ao configurar o seu dashboard e integrar a ferramenta a outros programas do Google, você poderá exibir dados em números, gráficos, tabelas e por aí vai. Tudo isso para facilitar a visualização e a interpretação dos dados.
Leia também: Conheça o Google Ateliê Digital – a plataforma de cursos gratuitos do Google

Quanto custa o Google Data Studio?
Se você ainda tinha alguma dúvida sobre a utilização do Data Studio, aqui vai um motivo inquestionável de porque ele é uma ótima opção: a ferramenta é gratuita!
Isso mesmo, você não paga para usar o Data Studio. Basta ter ou criar uma conta Google, acessar o site da ferramenta, fazer login e começar a configurar os dados.
Como usar o Google Data Studio?
Após fazer login, você será direcionado a tela inicial onde verá diversas opções para criação de relatórios. São elas:
Reltório em branco: para criar um relatório do zero. Nesse caso, você deve configurar todas as opções que deseja que estejam presentes em seu relatório;
Relatório de tutorial: passo a passo interativo para aprender a usar a plataforma e criar seu primeiro relatório;
Marketing da Acme: relatório para websites;
Search Console Report: relatório com informações importadas do Google Search Console;
Google Ads Overview: relatório com informações importadas de uma conta do Google Ads;
YouTube Channel Report: relatório com informações de um canal do YouTube.
Ao clicar em algum desses relatórios, você já vai ver a opção de extrair dados da sua conta na plataforma correspondente.
Além desses relatórios, ainda há alguns outros modelos mais específicos que você pode abrir e aprender a usar com o tempo.

Quais ferramentas é possível integrar ao Google Data Studio?
O Data Studio pode ser integrado não apenas aos produtos Google (Analytics, Adsense, Ads, Youtube, etc), mas também a uma extensa lista de outras ferramentas. No total, são mais de 150 possibilidades de integração! Dá uma olhada em algumas:
- Analytics Canvas
- Amazon Seller
- Amazon Ads
- Bing Ads
- Facebook Ads
- Facebook Insights
- HubSpot
- Instagram Ads
- LinkedIn Ads
- PayPal
- SEMRush
- SocialBakers
Viu que demais? Crie sua conta no Data Studio e comece a configurar o seu dashboard com os relatórios de diversas ferramentas centralizados em um só lugar.