O que e o Google Data Studio

O que é o Google Data Studio?

Um dos princípios básicos para traçar estratégias de comunicação digital é que elas sejam mensuráveis. Precisamos lidar com cada vez mais números, relatórios e gráficos. Visando reunir muitos desses dados em um mesmo espaço, surgiu o Google Data Studio, a ferramenta de criação de dashboards do Google.

Dashboard nada mais é do que um painel de visualização que mostra diversos dados de diferentes origens em um mesmo espaço. Atualmente, os dashboards são ferramentas indispensáveis para que profissionais tenham uma visão maior e melhor do andamento dos dados da organização.

Mas o que é possível fazer no Google Data Studio e quais ferramentas podem ser integradas a ele? Você vai descobrir isso a seguir.

O que é o Google Data Studio?

De maneira geral, o Google Data Studio é um centralizador de informações. A ferramenta permite que você reúna dados de várias outras ferramentas em um mesmo dashboard. Dessa maneira, você verá em uma mesma tela como está o andamento de diversas estratégias em execução no seu negócio.

Todas as ferramentas do Google podem ser integradas ao Data Studio, o que inclui:

Falando em planilhas, é possível capturar dados de planilhas do Google e centralizar esses dados no Data Studio. Isso pode ser muito útil para planilhas de uso constante e também para aqueles arquivos que ficaram grandes e complexos demais.

O Google Data Studio trabalha com três pilares: conectar, visualizar e compartilhar.

Conectar: conecte-se a várias fontes de dados em apenas um relatório.

Visualizar: selecione diversas visualizações. Personalize o layout e os temas. Aplique dimensões e métricas. Crie métricas personalizadas.

Compartilhar: fácil compartilhamento dos dashboards. Indivíduos, grupos de usuários e público em geral. Colaboração em tempo real.

Ao configurar o seu dashboard e integrar a ferramenta a outros programas do Google, você poderá exibir dados em números, gráficos, tabelas e por aí vai. Tudo isso para facilitar a visualização e a interpretação dos dados.

Leia também: Conheça o Google Ateliê Digital – a plataforma de cursos gratuitos do Google

Dashboard é uma tela centralizadora de dados vindos de diversas ferramentas. É possível criar dashboards no Google Data Studio.
Dashboard é uma tela centralizadora de dados vindos de diversas ferramentas. É possível criar dashboards no Google Data Studio.

Quanto custa o Google Data Studio?

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre a utilização do Data Studio, aqui vai um motivo inquestionável de porque ele é uma ótima opção: a ferramenta é gratuita!

Isso mesmo, você não paga para usar o Data Studio. Basta ter ou criar uma conta Google, acessar o site da ferramenta, fazer login e começar a configurar os dados. 

Como usar o Google Data Studio?

Após fazer login, você será direcionado a tela inicial onde verá diversas opções para criação de relatórios. São elas: 

Reltório em branco: para criar um relatório do zero. Nesse caso, você deve configurar todas as opções que deseja que estejam presentes em seu relatório;

Relatório de tutorial: passo a passo interativo para aprender a usar a plataforma e criar seu primeiro relatório;

Marketing da Acme: relatório para websites;

Search Console Report: relatório com informações importadas do Google Search Console;

Google Ads Overview: relatório com informações importadas de uma conta do Google Ads;

YouTube Channel Report: relatório com informações de um canal do YouTube.

Ao clicar em algum desses relatórios, você já vai ver a opção de extrair dados da sua conta na plataforma correspondente.

Além desses relatórios, ainda há alguns outros modelos mais específicos que você pode abrir e aprender a usar com o tempo.

Existem muitas possibilidades de relatórios no Google Data Studio. Seu dashboard pode ser adaptado às necessidades do seu negócio.
Existem muitas possibilidades de relatórios no Google Data Studio. Seu dashboard pode ser adaptado às necessidades do seu negócio.

Quais ferramentas é possível integrar ao Google Data Studio?

O Data Studio pode ser integrado não apenas aos produtos Google (Analytics, Adsense, Ads, Youtube, etc), mas também a uma extensa lista de outras ferramentas. No total, são mais de 150 possibilidades de integração! Dá uma olhada em algumas:

  • Analytics Canvas
  • Amazon Seller
  • Amazon Ads
  • Bing Ads
  • Facebook Ads
  • Facebook Insights
  • HubSpot
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads
  • PayPal
  • Pinterest
  • SEMRush
  • SocialBakers
  • Twitter

Viu que demais? Crie sua conta no Data Studio e comece a configurar o seu dashboard com os relatórios de diversas ferramentas centralizados em um só lugar.

Deixe uma resposta