O ano de 2020 está acabando e já começam a surgir as esperadas listas de tendências para o ano seguinte. Essa semana, a consultoria de design norte americana Coastal Creative divulgou suas apostas sobre quais serão as principais tendências para o design e para a publicidade em 2021.
A seguir, você confere a lista com as tendências que os colaboradores da Coastal Creative acreditam que ganharão força no próximo ano na publicidade e no design.
Tendências de design e publicidade para 2021: Maximalismo e fantasia são as palavras da vez
A Coastal Creative acredita que o mercado em 2021 será dominado pelo maximalismo, ou seja, tipografias grandes, exagero proposital e desarmonia controlada.
“As tendências emergentes que despontarão em 2021 são caóticas e imponentes, deixando conceitos como harmonia e legibilidade um pouco de lado. Em um momento em que a crise controla nossos movimentos físicos, tais tendências inovadoras de design ajudarão os espaços digitais a expandir os limites de nossa imaginação”, explica o texto que precede as tendências.
Sem mais delongas, as tendências de design para 2021 apontadas pela Coastal Creative são:
1 – Desordem responsiva: páginas que precisam de intensa interação do usuário para se revelarem aos poucos são apontadas como a primeira tendência de 2021. Embora vão contra o que se prega o UX, essas páginas que promovem uma desordem proposital buscam mergulhar o usuário mais profundamente no conteúdo do site de uma maneira menos óbvia. Ideais para artistas, designers, estúdios de criação e etc.
2 – Surrealismo e natureza morta: em um mundo onde parece que já vimos de tudo, o surrealismo é apontado como uma saída para a imaginação e um mar de possibilidades criativas que destoam do que já se viu por aí. Além do mais, as pessoas estão cansadas da realidade – cada vez mais pesada. Surrealismo abre as portas para a fantasia, e isso é ótimo!

3 – Maximalismo: imagens e desenhos que cobrem uma página inteira não são necessariamente novidade, mas a CC aponta que eles virão com tudo em 2021.
4 – Tipografia Maximizada: acompanhando o movimento das imagens e ilustrações enormes, a tipografia também será mais impositiva. O objetivo é provocar o tal “wow-factor” por uma combinação de variedades e tamanhos de fontes. Mais é mais!
5 – Terra e Metal: outra tendência que já foi explorada em anos anteriores e que pode voltar com tudo é a mistura de terra e metal, natureza e tecnologia, campo e cidade. Muito explorada por campanhas de automóveis, essa temática deverá se expandir para outros nichos.
Leia também: 14 bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer

6 – Fotografia In-Text: Fotografias estrategicamente colocadas em peças gráficas no lugar de ilustrações e emojis pode dar um ar divertido e ao mesmo tempo diferente ao design. Embora possam passar a impressão de desordem, essa tendência vai de encontro a disrupção apontada como a primeira tendência para 2021.

7 – Tecnodistopia: talvez por causa do momento em que estamos vivendo, mas é fato que a distopia está em alta. Podemos esperar muitas peças e campanhas com esse viés em 2021.
8 – Combos de cores desarmoniosas: esqueça o círculo cromático: cores destoantes são apontadas como tendência justamente por seu poder de chocar e chamar a atenção. Quando aplicada corretamente, essa tendência pode representar o toque final que fará sua campanha ou produto digital serem memoráveis.

E você, acredita que essas tendências apontadas pela Coastal Creative realmente vão pegar? Aposta em mais alguma? Deixe nos comentários!