De olho no mercado brasileiro e latino e na concorrência cada vez mais voraz de outros serviços de streaming como o GloboPlay, a Netflix voltou a colocar em pauta a possibilidade de produzir novelas originais à partir de 2021.
Muito mais do que um sucesso latino, as telenovelas americanas (especialmente as mexicanas e as brasileiras) são exportadas para dezenas de países e são um sucesso enorme em muitos deles – vide a repercussão global de Avenida Brasil. Dessa forma, produzir telenovelas pode despertar o interesse não apenas da audiência latina, como também mundial. Só há um porém nessa história: o custo.
Novelas originais Netflix: porque seria uma boa opção
Maior serviço de streaming de vídeo do mundo, a Netflix já contabiliza quase 200 milhões de assinantes, sendo cerca de 16 milhões só no Brasil. A empresa se consolidou com um modelo de negócio que consiste em lançar séries curtas e de maneira contínua, para manter sempre o interesse do público. Mas esse modelo já dá sinais de desgaste – tanto em sua concepção quanto nos custos.
O volume de reclamações do público sobre os contínuos cancelamentos de séries da plataforma não para de crescer. Por outro lado, não é viável para a empresa continuar investindo em série que não dão retorno de audiência esperado.
Fato é que o público está cada vez mais sedento por história com as quais possa se conectar de maneira mais profunda – e as séries com 10 episódios por ano que são consumidos em um fim de semana não parecem estar suprindo essa demanda.
Outros serviços de streaming, como o Prime Vídeo e a própria GloboPlay, estão tentando contornar essa situação exibindo séries inéditas com intervalos de dias entre um episódio e outro – tudo isso para incentivar a conexão mais profunda do espectador com a produção e também para estimular o boca a boca e o burburinho entre um episódio e outro.
A Netflix ainda não optou por exibir os episódios de suas séries inéditas com intervalos entre um e outro, mas esse pode ser um caminho natural de todo serviço de streaming: se tornar uma nova versão da televisão, mas sob demanda.
É nesse cenário que entra a discussão sobre produzir novelas para o streaming. Embora os custos de produção de uma telenovela sejam elevados, a possibilidade de exibir os episódios inéditos diariamente e conquistar a atenção do público por semanas (talvez meses) é tentadora. Seria uma maneira interessante de sanar a sede da audiência por histórias mais longas e melhor desenvolvidas, tudo isso com a comodidade de o público optar por ver os episódios inéditos na hora que quiser.

Como seriam as novelas da Netflix?
As discussões sobre produzir novelas originais Netflix é antiga, mas ganhou coro recentemente quando o UOL divulgou uma matéria onde fontes ouvidas informam que o serviço de streaming já está recebendo e analisando roteiros de telenovelas.
As novelas originais Netflix seriam mais curtas do que os tradicionais folhetins. A ideia é que elas tenham no máximo 80 capítulos e que um autor renomado seja convidado a escrever a primeira trama.
Ainda de acordo com as fontes ouvidas pela matéria, séries nacionais da Netflix como Coisa Mais Linda serviram como um teste para que a empresa avaliasse a recepção do público ao melodrama tradicional. Como muitos sabem, Coisa Mais Linda vem se mostrando um grande sucesso tanto de público quanto de crítica e já foi renovada para sua terceira temporada.
Se tudo der certo, a ideia é que a Netflix inicie os trabalhos de sua primeira novela original ainda em 2021. Detalhes de como o streaming vai exibir a futura produção ainda estão em aberto, mas já despertam interesse.
E você, gosta da ideia de uma novela original Netflix?