Para que serve o Google Analytics e como instalar?

Para que serve o Google Analytics e como instalar?

Como já falamos por aqui algumas vezes, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar as ações, usando os dados para definir a continuidade, interrupção ou aperfeiçoamento das estratégias. É a partir desses dados, ainda, que o planejamento de marketing é construído. Mas como se dá essa mensuração? O Google Analytics é uma das principais ferramentas.

Por meio do Google Analytics, é possível extrair uma série de dados relacionados ao tráfego do site e ao desempenho de campanhas pagas. Mas o que exatamente é essa ferramenta e como usar ela? Vejamos.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que, após ser vinculada ao seu site, passa a fornecer dados em tempo real acerca do desempenho das páginas do site, mostrando os acessos em tempo real, histórico por períodos, comparação entre períodos além de muitas outras opções.

Usando o Google Analytics você consegue também monitorar o desempenho de campanhas pagas, avaliando se elas estão trazendo os resultados esperados. A plataforma permite ainda extrair informações sobre o comportamento de seu público ao acessar o seu site e obter relatórios que poderão embasar apresentações e documentos gerenciais.

Em suma, o Google Analytics é o melhor amigo de profissionais de SEO e de mídia. Essa ferramenta permite que você, profissional de marketing, possa transformar o seu trabalho em dados e, dessa maneira, apresentar de maneira quantitativa os resultados do seu esforço.

O Google Analytics fornece uma quantidade imensa de dados que podem ser fundamentais para a tomada de decisões.
O Google Analytics fornece uma quantidade imensa de dados que podem ser fundamentais para a tomada de decisões.

Como instalar o Google Analytics?

Instalar o Analytics no seu site é uma tarefa relativamente simples. Antes de mais nada você deve ter ou criar uma conta no Google. Com sua conta criada, acesse o site do Analytics e faça login. Você precisará preencher alguns dados do seu site/empresa.

Após finalizar o cadastro de seu site, você receberá um código exclusivo. Esse código deverá ser copiado. Em seguida, você precisará acessar o seu site e encontrar onde é possível editar o código fonte. No WordPress essa opção geralmente está no caminho Aparências – Editar. Em outros sites, procure pelo arquivo “index.html”.

Ao abrir a página de códigos, cole o seu código exclusivo do Google Analytics no topo do arquivo. Atenção: se o código não for colado exatamente no topo (antes de qualquer outro código) o Analytics não irá funcionar corretamente.

Caso você tenha uma conta no WordPress que permite instalar plugin, pode pular a explicação acima e instalar o Google Analytics direto como um plugin. Basta ir em Plugins e procurar pelo plugin do Analytics. 

Você também pode fazer o caminho: Ferramentas – Marketing – Tráfego – Google Analytics. Basta colocar o seu código de identificação na caixa indicada e pronto, seu site estará vinculado ao Analytics.

Cada código do Analytics instalado num site dá origem a uma propriedade. Dentro da propriedade, você pode criar diferentes janelas, que é o que chamamos de “views”, ou vistas. Cada view deve ter um objetivo. Por exemplo, você pode criar uma view exclusiva para analisar o tráfego orgânico de seu site e outra para analisar campanhas pagas no Google. 

O administrador da conta, ou da propriedade, pode definir quem terá acesso a cada view, permitindo assim que colaboradores com cargos mais gerenciais tenham acessos a mais dados e aqueles com cargos mais operacionais tenham acesso apenas aos dados que serão necessários para o desempenho de suas funções. 

Cada site é construído de maneira única, por isso pode ser necessário contatar um profissional de tecnologia para ajudar a encontrar a página de código do seu site e, assim, instalar o Analytics. Uma vez instalado, o Analytics passará a coletar informações de seu site e oferecer dados em tempo real.

O Google Analytics é dividido em propriedades (sites) e vistas (páginas dentro de sites). O acesso a propriedades e vistas pode ser controlado pelo administrador da conta.
O Google Analytics é dividido em propriedades (sites) e vistas (páginas dentro de sites). O acesso a propriedades e vistas pode ser controlado pelo administrador da conta.

Quais as funções do Google Analytics?

No Analytics você consegue realizar centenas de ações e consultas. Pode obter dados sobre seu público, de onde ele é e como ele se comporta em seu site. Também saberá quantos acessos cada página do seu site teve, quais são os conteúdos mais acessados e quanto tempo em média os usuários passam em cada página do seu site.

Ainda no Analytics, você pode vincular sua conta à conta do Google Ads e monitorar a todo instante o desempenho de campanhas pagas no Google. Pode monitorar ainda o desempenho de campanhas pagas em outros locais, como o Facebook, por exemplo.

O objetivo desse artigo foi trazer um panorama geral do que é o Google Analytics, como criar uma conta e instalar a ferramenta em seu site e porque ele é importante para o trabalho do marketing. Mas sei que o Analytics é um universo amplo, por isso fique ligado pois em breve serão postados diversos outros posts explicando mais detalhadamente as principais funções dessa ferramenta.

Por hora, uma dica de ouro que deixo aqui é que conheçam o Google Analytics Academy. Trata-se de uma plataforma de cursos gratuitos do Google Analytics que oferece aos usuários dois cursos: um básico e um avançado. O melhor: os cursos oferecem certificado gratuitamente mediante provas que são aplicadas ao final do curso.

É uma ótima maneira de entrar em contato com a ferramenta, aprender suas principais funções e, de quebra, obter mais um certificado para seu currículo!

Leia também: Google Ateliê digital – a plataforma de cursos gratuitos do Google

Deixe uma resposta