O que é um press kit e como montar um

O que é press kit e como montar um?

Muitas pessoas confundem os termos mídia kit e press kit. Apesar de terem estruturas parecidas, tratam-se de materiais diferentes destinados a públicos diferentes. Tanto o mídia kit quanto o press kit são documentos importantes que podem fazer muita diferença na hora de traçar estratégias.

A seguir, você vai entender o que é um press kit e quais as diferenças entre esse material e um mídia kit. Vamos lá?

O que é press kit?

Traduzido do inglês, press kit significam kit imprensa. O próprio termo já nos dá uma boa ideia do que se trata esse material: é um conjunto de materiais sobre determinada pessoa/empresa/produto que é entregue à imprensa com o objetivo conseguir um espaço nos meios de comunicação.

O press kit sempre traz um release, ou seja, um texto descrevendo o foco do material. Também é comum juntar ao kit alguns acessórios como caneta, bloco de notas e o que mais o assessor de imprensa considerar que irá agregar uma boa impressão junto à imprensa.

O mais importante  é que o profissional de mídia consiga ler o material e ter todas as informações que precisa ali, incluindo descrição do produto, história da empresa, dados de contato do assessor ou do departamento de comunicação e quaisquer outros dados que possam ser divulgados e rendam impressões positivas.

Resumindo, um press kit deve ter:

  • pasta, caixa ou outro material: pode ser simples ou personalizada. Os itens do press kit serão guardados dentro desse objeto;
  • release: texto objetivo, claro, repleto de informações sobre o produto e dados que possam ser de interesse da mídia (e da empresa);
  • informações de contato: cartão de visita do assessor ou do responsável pela comunicação, além de dados de contato;
  • caneta;
  • bloco de anotações.

Se o press kit for sobre um produto e o assessor considerar viável, é interessante adicionar tal produto ao material.

Os itens acima são os que estão em praticamente todos os press kits, mas nada impede que o assessor use a criatividade para montar kits de imprensa personalizados e que vão deixar uma boa impressão na mídia. Tudo depende de muita criatividade e também planejamento.

Um press kit deve conter todas as informações que possam despertar interesse na imprensa.
Um press kit deve conter todas as informações que possam despertar interesse na imprensa.

Quais as diferenças entre press kit e mídia kit?

Como você viu, o press kit é um conjunto de materiais que visam apresentar um produto, empresa, serviço ou personalidade para a mídia visando ganhar espaço nos veículos de comunicação. Já o mídia kit tem outra finalidade. Trata-se de um kit de informações que tem como objetivo tentar fechar parcerias, buscar patrocinadores, vender espaços comerciais e por aí vai.

Portanto a diferença é clara: o press kit é focado na imprensa, já o mídia kit é focado em fazer negócios. Para ler detalhes de como montar um excelente mídia kit, confira o post sobre o assunto.

Quais os benefícios de um mídia kit?

Um bom mídia kit pode te ajudar a conseguir espaço nos meios de comunicação que falam diretamente com seu público, o que vai atrair mais olhares para sua marca e também vai acabar gerando publicidade sem custos.

Além disso, conseguir espaço em veículos renomados pode melhorar a reputação da sua marca e a percepção dela junto ao mercado. Também pode impactar suas redes sociais, atraindo pessoas que foram impactadas pela mídia e vieram de livre e espontânea vontade até você – leads em potencial.

É por isso que a construção de uma campanha que envolve press kit deve ser bem planejada. Se tudo sair conforme o esperado e o produto/serviço ganhar espaço e atrair pessoas, a empresa precisa estar preparada para receber esse público da melhor maneira possível.

Há muitos casos onde a imprensa se interessa por saber mais e deseja conversar com profissionais da empresa. O assessor ou o profissional responsável pela estratégia deve realizar essa ponte, preparar o entrevistado e acompanhar a conversa para garantir que tudo sairá conforme o desejado.

Diversos profissionais estão ligados a uma campanha de press kit: o assessor de imprensa, o profissional de marketing, o designer, o profissional de mídias sociais e também e gerência da empresa. Comunicação entre esses profissionais é fundamental.

Quando o trabalho é bem realizado e a criatividade fala mais alta, os resultados de um kit imprensa podem ser muito positivos. Siga o Plugar Ideias no Instagram!

Deixe uma resposta