O que significam B2B e B2C

B2B e B2C: o que esses termos significam?

Se você pretende trabalhar com marketing, com vendas ou com comunicação em geral, provavelmente já se deparou com as siglas B2B e B2C. Mas você sabe o que elas significam?

A seguir, você vai perceber que é bem simples entender esses conceitos e vai perceber que os termos B2B e B2C estão presentes na vida de todos nós. Vamos lá?

O que é B2B?

A sigla B2B significa business to business ou, em Português, empresa para empresa. Esse termo é usado para definir aquelas empresas que tem como clientes principais outras empresas. Quando uma empresa tem como foco clientes B2B, toda a sua comunicação precisa ser pensada para esse público, que costuma ser muito exigente e focado em resultados.

O modelo de negócio B2B é focado na troca entre duas pessoas jurídicas. Por ser um público bastante específico, costuma-se investir mais tempo e capital na captação e fidelização de clientes B2B, justamente porque eles trazem mais dinheiro a longo prazo.

Costumamos dizer que o mercado B2B é totalmente focado na criação e manutenção de relacionamentos. Como o volume de uma venda costuma ser alto e o capital envolvido podem ser elevado, negócios geralmente são fechados após reuniões, apresentações, demonstrações de uso dos produtos e por aí vai. A comunicação tende a ser personalizada.

Por outro lado, o desenvolvimento da internet, a chegada das startups e a revolução digital estão mostrando que há um amplo mercado B2B focado em pequenas e médias empresas. Nesse mercado, ganham aquelas empresas que oferecem as melhores soluções com a menor burocracia. 

Um negócio B2C é focado na venda diretamente para o consumidor final.
Um negócio B2C é focado na venda diretamente para o consumidor final.

O que é B2C?

A sigla B2C significa business to consumer ou, em Português, empresa para consumidor. Um negócio B2C é aquele focado no varejo, ou seja, na venda de produtos ou serviços para o consumidor final.

A maioria dos negócios são focados em B2C. Isso não significa que a mesmas estratégias funcionam para todos. Na verdade, o segredo do sucesso de um negócio que vende diretamente para o consumidor é entender ao máximo como esse cliente pensa e o que ele busca. Com essas informações em mãos, cabe à empresa superar as expectativas dos clientes. 

A quantidade de produtos que um cliente compra pode ser menor, mas a quantidade de clientes é gigantesca. Por isso, as estratégias de comunicação b2C precisam falar com o maior número de pessoas o possível mas sem serem genéricas. tarefa difícil, não?

Felizmente, o marketing digital vem revolucionando o mercado. Com baixo investimento é possível ter acesso a ferramentas que fornecem uma ampla gama de dados sobre os clientes. Quando bem analisados e bem usados, esses dados servem para a criação de estratégias de comunicação cada vez mais assertivas. 

Onde aprender a me comunicar com clientes B2B e B2C?

Uma dica bacana para aprender mais sobre como traçar estratégias para clientes B2B e B2C é fazer os cursos online e gratuitos que o Google oferece. São diversos cursos focados tanto em marketing digital quanto em entender como os clientes online agem e pensam.

Siga o Plugar Ideias no Instagram para receber sempre dicas bacanas como essa!

Deixe uma resposta