Saiba quais são as vantagens de usar o Telegram

Quais são as vantagens do Telegram em relação ao WhatsApp?

Apesar de o WhatsApp ser o aplicativo de mensagens mais usado pela maioria absoluta do mercado, o Telegram vem ganhando força nos últimos tempos por oferecer algumas vantagens de uso em relação a seu principal concorrente.

A seguir, você vai entender quais as vantagens do Telegram e porque o app está se tornando cada vez mais popular.

Telegram: o que é?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas russo que existe desde 2013. O app ficou bastante popular no Brasil à partir de 2019, quando uma pane no WhatsApp provocou um movimento de instalação em massa do Telegram nos smartphones brasileiros. Só no dia da pane, 3 milhões de usuários instalaram o app em seus aparelhos.

Embora uma parte desse volume tenha voltado a usar o WhatsApp quando a pane foi solucionada, outra parte dos usuários gostou do Telegram pelas vantagens que o aplicativo oferece. 

Dados recentes da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostram que, atualmente, 35% dos aparelhos de celular no Brasil possuem o Telegram instalados. Desse total, 48% dos usuários utilizam o app todos os dias ou quase todos os dias. É um aumento de 16% em relação a 2019.

Mas quais são, afinal, as vantagens de usar o Telegram? Descubra a seguir.

O Telegram vem crescendo bastante no Brasil e já está presente em 35% dos aparelhos brasileiros.
O Telegram vem crescendo bastante no Brasil e já está presente em 35% dos aparelhos brasileiros.

Vantagens de usar o Telegram em relação ao WhatsApp

O Telegram possui algumas vantagens em relação ao WhatsApp – mas também possui pontos contrários que devem ser analisados.

Uma das principais vantagens de usar o Telegram é que o app permite que empresas criem os chamados canais de transmissão. Por meio deles, os usuários podem se inscrever para receber mensagens. A vantagem desse meio é que o número de inscritos é ilimitado.

Outra grande vantagem do Telegram é que ele permite a criação de grupos interativos com até 200.000 pessoas! O número é milhares de vezes maior do que o máximo permitido pelo WhatsApp: 256 pessoas. 

Além disso, quando um grupo atinge 500 membros, o Telegram libera para o administrador uma ferramenta de insights com dados sobre a movimentação do grupo, o que pode ajudar no planejamento de estratégias. Dentre os dados fornecidos estão informações como dias e horários em que há mais engajamento dos usuários.

Outra grande vantagem do Telegram é que ele permite o envio de arquivos de até 2 GB. Já o WhatsApp permite envios de arquivos de até 16 MB.

Por outro lado, as duas maiores vantagens do WhatsApp em relação ao Telegram são a segurança extra e a popularidade. O WhatsApp criptografa as mensagens de ponta a ponta, o que torna quase impossível hackear as conversas. Esse recurso não existe no Telegram. Além disso, por ser usado por 99% dos usuários, é muito difícil encontrar alguém que não esteja no WhatsApp, mas o Telegram ainda não é usado por parte considerável dos usuários.

O Telegram está disponível para Android e IOS.

Deixe uma resposta