Google lanca curso gratuito e em Portugues sobre programacao Android

Google abre inscrições para curso gratuito e em Português sobre programação Android

Se você tem interesse em aprender programação Android, chegou o momento de aprender com quem mais sabe do assunto: o próprio Google, criador do sistema operacional. E o melhor de tudo: de graça!

A iniciativa parte do Google Portugal, portanto as aulas serão em Português – o que possibilita que brasileiros também possam aproveitar a oportunidade. A seguir, você fica sabendo dos detalhes.

Curso de programação Android gratuito pelo Google

O curso de programação Android será ministrado pelo Google e é online e em Português. O Android Training Program (ATP) é o programa oficial de treinamento Android da empresa e será ministrado em 12 aulas, também chamadas de sessões, que serão transmitidas ao vivo e depois ficarão gravadas e disponíveis para livre consulta. 

O curso será ministrado à partir da linguagem de programação Kotlin. Os alunos vão aprender ainda como adicionar a plataforma Firebase, que inclui funcionalidades como métricas, bases de dados, mensagens e relatórios de falhas. Por fim, eles entenderão como utilizar o TensorFlow Lite para treinar as aplicações a identificarem diferentes objetos.

O Google garante que não é necessário ter conhecimento prévio em Android ou em programação Kotlin para acompanhar as aulas. Além do suporte dos professores, os alunos terão acesso a um fórum de discussão onde poderão esclarecer dúvidas, fazer networking e compartilhar conhecimento.

Vale lembrar que 90% dos smartphones no Brasil usam o sistema Android. Portanto, aprender a criar aplicações para a plataforma pode ser uma excelente oportunidade de carreira em um mercado que só cresce.

O curso de programação Android do Google será focado na linguagem Kotlin, uma das mais novas e mais requisitadas do mercado.
O curso de programação Android do Google será focado na linguagem Kotlin, uma das mais novas e mais requisitadas do mercado.

Qual o programa do curso?

As aulas são semanais, começam em 14 de outubro e vão até 17 de dezembro, sempre às 18h (horário de Portugal). A seguir, confira o programa de aulas:

Aula Inaugural – 14 de Outubro 

Aula 1 – Bem-vindos ao Android – 21 de Outubro

Aula 2 – Fundações I – Outubro 

Aula 3 – Fundações II – 4 de Novembro

Aula 4 – Fundações III – 11 de Novembro

Aula 5 – Listas, listas e mais listas – 18 de Novembro

Aula 6 – Jetpack, Jetpack, Jetpack! – 25 de Novembro

Aula 7 – Firebase – 2 de Dezembro

Aula 8 – Firebase II – 3 de Dezembro

Aula 9 – ML Kit: Machine Learning para iniciantes – 9 de Dezembro

Aula 10 – Tensorflow Lite no Android – 10 de Dezembro

Aula 11 – Conclusão – 17 de Dezembro

O curso será ministrado por diversos profissionais, alguns que trabalham no próprio Google e outros que atuam diretamente no mercado. Para participar das aulas, que são gratuitas, basta se inscrever no site do curso utilizando uma conta Google.

O Android Training Program (ATP) é uma iniciativa do Google que já formou mais de 3000 alunos em programação Android. O objetivo do programa é levar educação ao maior número de pessoas ao redor do mundo.

Siga o Plugar Ideias no Instagram para receber sempre dicas bacanas como essa!

Deixe uma resposta